Ex-governador e coordenador da campanha de Lula caiu para 42% e está empatado dentro da margem de erro com Joel Rodrigues, segundo Real Time Big DataA nova pesquisa do Real Time Big Data sobre as eleições estaduais do Piauí mostra um empate técnico na corrida pelo Senado entre o ex-governador Wellington Dias (PT) e o ex-deputado estadual Joel Rodrigues (PP). O petista tem 42% das intenções de voto, enquanto Rodrigues chega a 39% — estão igualados na margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.
O resultado mais recente é uma novidade na disputa, uma vez que as pesquisas anteriores mostravam Dias com cerca de 45% dos votos, enquanto Rodrigues não passava dos 30%. O ex-governador é um ativo importante do PT — foi eleito ao governo em 2014 e reeleito em 2018, deixou o cargo com alta aprovação entre os piauienses e é um dos coordenadores da campanha nacional de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por outro lado, o ex-deputado, que também foi prefeito de Floriano (PI), conta com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que é atualmente ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) e um dos principais líderes do Centrão, o bloco parlamentar que sustenta o governo no Congresso.
Os demais candidatos não passam de 1%, e são 9% de brancos e nulos e 8% de indecisos.
Governo
O empate no limite da margem de erro se mantém entre os postulantes ao governo do Piauí. A diferença é que, nesse caso, quem lidera é o apoiado por Ciro Nogueira: o ex-prefeito de Teresina Silvio (União Brasil) tem 45% das intenções de voto, contra 39% do ex-secretário de Wellington Dias, Rafael Fonteles (PT). Mendes, no entanto, chega a 51% dos votos válidos, de acordo com o instituto, o que liquidaria a eleição no primeiro turno.
Na tentativa de virar a eleição, Fonteles conta não só com o apoio de Wellington Dias, mas também com uma benção especial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é conhecido no Piauí como “menino do Lula” porque o ex-presidente o conhece desde criança, devido à relação de longa data que tem com seu pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI). Professor de economia, ele concorre pela primeira vez a um cargo político no estado onde a esquerda governa desde 2003, e o presidenciável petista tem apoio majoritário da população.
Outros concorrentes não passam de 3%, além de 5% de brancos e nulos e 6% que não sabem ou não responderam.
A pesquisa também simulou um cenário de segundo turno, onde o empate técnico com Mendes na frente continua: 49% a 44%.
O Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores entre 26 e 27 de setembro, e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-01832/2022.
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.