31 de out. de 2020
Quatro pessoas morrem por Covid-19 no Piauí em 24 horas; mais 255 casos confirmados
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 255 casos confirmados e quatro óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sábado (31).
Dos 255 casos confirmados da doença, 157 são mulheres e 98 homens, com idades que variam de 10 meses a 93 anos.
Dois homens e duas mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Landri Sales (85 anos) e Teresina (70 anos). Já elas eram de Floriano (86 anos) e Simplicio Mendes (75 anos).
Os casos confirmados no estado somam 113.546 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.404 e foram registrados em 187 municípios. Até agora, morreram 1.396 homens e 1.008 mulheres.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 486 ocupados, sendo 295 leitos clínicos, 184 UTIs e sete leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 5.656 até o dia 31 de outubro.
A Sesapi estima que 110.656 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Motociclista morre após colidir em caminhonete, cair na pista e ser atropelado por carro na BR-343
TRE-PI já recebeu 382 denúncias de irregularidade na campanha em 78 municípios
O aplicativo Pardal recebeu 382 denúncias irregularidades na campanha eleitoral em 73 municípios do Piauí até o meio-dia desta sexta-feira (30), sendo que 99% delas relacionadas à propagada eleitoral. Teresina lidera o ranking de denúncias, com 59 acusações contra candidatos.
TRE-PI adota novo procedimento para atendimento eletrônico aos eleitores
O aplicativo Pardal está disponível nas plataformas Android e IOs e em versão para Web. A ferramenta foi criada pelo Tribunal Superior Eleitoral com objetivo de incentivar o cidadão a atuar como fiscal da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular e outros crimes cometidos pelos candidatos, partidos ou coligações.
Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. O TREs nos estados do denunciante ficam encarregados de analisar as denúncias.
Confira o ranking das denúncias:
1. Teresina – 59
2. Alvorada do Gurguéia – 36
3. Parnaíba – 30
4. Avelino Lopes – 19
5. Inhuma – 15
6. São Raimundo Nonato – 15
7. São Miguel do Tapuio – 14
8. Ilha Grande – 13
9. Luzilândia -13
10. Caldeirão Grande do Piauí -12
Fonte: TRE-PI
Eleições: candidatos agora só podem ser presos em flagrante
A partir deste sábado (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante.
Segundo o Código Eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição. Já eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, exceto em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto.
A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno.
Ainda pelo calendário eleitoral, hoje também é o último dia para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Este ano por causa da pandemia do novo coronavírus uma emenda constitucional, aprovada pelo Congresso Nacional, adiou as eleições de outubro para 15 e 29 de novembro, o primeiro e o segundo turno, respectivamente.
PRF registra fluxo de 10 mil veículos na BR-343 rumo ao litoral no Feriadão
Vítima de acidente na BR 343 era dono da rede de lojas "Tudo é 10"
A vítima que morreu no acidente ocorrido, na manhã desta sexta-feira (30), BR 343 entre Altos e Campo Maior, foi identificada como sendo o empresário Jackson Kennedy Jácome de Lira, 41 anos, proprietário do Grupo JK, detentor da rede de lojas "Tudo é 10". A esposa dele foi identificada como Ane de Lima Santos, 31 anos, ela também estava no veículo, mas sofreu apenas escoriações,
Jackson era natural do Rio Grande do Norte, mas morava no Alphaville, em Teresina. No carro, estavam ainda a esposa dele, um filho de 4 anos e a babá, que não tiveram ferimentos graves.
Segundo informações apuradas pelo GP1, ele estava indo a uma fazenda, localizada em Campo Maior. O Grupo JK atua no comércio varejista de artigos do vestuário, acessórios e calçados, com lojas no Ceará e Piauí.
O acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI), o acidente ocorreu por volta de 10h, quando um caminhão e uma Range Rover, conduzida pelo empresário, colidiram lateralmente, saindo da pista. Com o impacto, o motorista da Range Rover acabou chocando o veículo de frente com uma árvore às margens da rodovia e morreu no local.
A esposa, o filho de 4 anos e a babá, que também estavam no veículo, foram socorridos em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Municipal de Altos. A babá foi transferida para Teresina logo depois, enquanto mãe e filho aguardam transferência para atendimento em um hospital particular na Capital. Os sobreviventes tiveram apenas escoriações.
As aventuras de Smith e Burke contra os arautos da utopia: a teoria conservadora!
Prof. Dr. Geraldo Filho (UFDPar - 30/10/2020)
Ou por ingenuidade ou por má fé dos defensores de utopias as sociedades contemporâneas vivem sobressaltadas por debates políticos desgastantes em torno de abstrações que pouca relação têm com a realidade cotidiana dos cidadãos.
Por ingenuidade, os que acreditam no sonho de sociedades terrenas perfeitas, sem crimes, sem injustiças ou sem desigualdades (uma parte movida por ideais religiosos, outra parte movida por ideais seculares), por desconhecimento da crueza da natureza humana falível (que pulsa dentro deles, o que prova que sequer se autoconhecem... imaginem o mundo!) desperdiçam a vida arquitetando projetos políticos com o objetivo de, segundo gostam de dizer, pasmem, “transformar este mundo”!
Por má fé, os que disseminam o sonho de sociedades terrenas perfeitas sabem que ele é irrealizável, no entanto, manipulam esta ilusão, que normalmente motiva espíritos juvenis (pois por um condicionante neurobiológico dessa fase da vida até, por volta dos 30 anos, têm os cérebros em ebulição, inquietos e desconfortáveis... logo influenciáveis!), em favor de interesses políticos individuais ou de um pequeno grupo, cujas frustrações com a existência alimentam egos desmesurados de egoísmo e ambição, que creem piamente que merecem ser mais do que são e que por isso a sociedade lhes deve!
O acervo da história contemporânea encontra nas estantes as cosequencias nefastas motivadas pelos dois estados de espírito, que produziram terríveis tiranias criminosas, a começar por 1789 com a Revolução Francesa (matriz do que se conhece hoje como “ódio do bem”, na verdade expressão do mal interior de indivíduos recalcados e infelizes!) e depois pelas sucessivas reencarnações: o comunismo soviético (1917) e chinês (1949); e o nazismo alemão (1933); para ficar com os mais conhecidos exemplos. Em comum e ironicamente, as palavras de ordem dessas experiências sociais fracassadas (porém terrivelmente sanguinárias para milhões de inocentes!) se referiam à reparação das injustiças e das desigualdades!
Infelizmente, o que assusta, é a incapacidade dos humanos de aprenderem com a experiência empírica (factual) do laboratório da história, o que me faz duvidar das possibilidades de aperfeiçoamento das sociedades em geral, o que implica que muitas se autodestruirão e colocarão em perigo as poucas com um mínimo de consciência da realidade!
Veja-se, por exemplo, o caso da palavra “desigualdade” e o significado socioeconômico a que ela remete. O seu conteúdo, que corresponde e reflete a existência real da natureza e da sociedade, se tornou repugnante e indesejável, em favor da palavra antônima, a “igualdade”, que, por sua vez, é uma mera abstração sem significado concreto, portanto vazia de conteúdo, pois não encontra correspondência e nem reflete a natureza real das coisas e tampouco as relações humanas em sociedade.
Sob a perspectiva da teologia cristã, composta pelo Velho e o Novo Testamento, a igualdade só é factível perante o plano espiritual divino, pelo qual aos olhos de Deus os humanos são iguais porque todos foram irmanados como filhos do Criador.
No entanto, deve se refletir que ao dotar o homem de livre-arbítrio, ao lhe facultar o direito de fazer opções sobre os destinos da própria vida (por mais difíceis que sejam as circunstancias que a determinam, como a pobreza ou uma doença terminal!), Deus está aquiescendo com o fato inescapável de que nem todos terão sucesso na árdua maratona à procura da salvação da alma, como decorrência das decisões acertadas ou erradas ao longo do caminho terreno, do percurso biográfico de cada um! Portanto, acertos e erros necessariamente diferenciam os indivíduos submetidos à régua avaliadora das virtudes e pecados.
Talvez por isso, de acordo com os textos sagrados, Jesus tenha insistido que na Casa do Senhor existem muitas moradas, formulando assim uma alegoria poderosa que abrigava todas as diferenças individuais e entre as nações, as igualando no plano espiritual.
Com efeito, a concepção de um Criador universal (e não a de deuses nacionais, de um único povo, como era a tradição até o surgimento do cristianismo), constituiu força moral única que ao elevar o status do homem de reles mortal a um ser espiritual, portador de uma alma, também se tornou força civilizadora, por mais estranhos e reprováveis meios ela tenha se exercido e desenvolvido pela história das sociedades, seja mediante conquistas de povos ou destruição iconoclasta de tradições religiosas politeístas milenares.
É certo, porém, que o freio moral imposto às paixões dos instintos, que os princípios da convivência cristã inspirou, guiado pela esperança de vida depois da morte (feito jamais conseguido pelas mitologias da Antiguidade e nem pelas mais sofisticadas escolas filosóficas gregas) amansou e moderou os espíritos pelos séculos da Era Cristã e construiu a civilização ocidental, que praticamente se espalhou por todo o planeta, com exceção da forte resistência do mundo muçulmano (que provavelmente por isso padece com a constante instabilidade conflituosa, tanto internamente quanto com o mundo global, se sustentando pelo fundamentalismo dogmático da fé e pelo terror político aos quais submetem sua população!).
Portanto, o freio moral dos princípios cristãos deve ser o “métron” (parâmetro) utilizado para rechaçar projetos de sociedade baseados na fantasia da igualdade absoluta entre os cidadãos, simplesmente porque são inalcançáveis no plano da existência temporal.
Smith e Burke viveram essa experiência! Homens do século XVIII, chamado “século das luzes” (O Iluminismo), Adam Smith (1723-1790) e Edmund Burke (1729-1797), um escocês o outro irlandês, súditos do Império Britânico, viram nascer na França o radicalismo político jacobino que em nome da conquista da igualdade era visceralmente ateu (anticristão) e republicano (antimonarquista), dois pilares basilares do denominado Antigo Regime, cujas instituições sociais, usos e costumes fincavam raízes no passado milenar da Antiguidade.
Ambos apontaram que processos de transformação social referenciados por idealismos abstratos estavam destinados ao desastre socioeconômico e ao sofrimento das guerras, como efetivamente ocorreu com as consequências imediatas da Revolução Francesa e os seus efeitos sobre experiências revolucionárias posteriores pelos séculos seguintes.
Assim, como um antídoto contra vendilhões de utopias revolucionárias (que hoje infestam os sistemas políticos e as universidades), no livro “A Teoria dos Sentimentos Morais” (1759), Smith estabeleceu a distinção entre o “homem de espírito público” e o “homem do sistema”. Segundo ele, o primeiro, o “homem de espírito público”, é movido pelo sentimento de humanidade e benevolência, cultivando condutas prudentes e realistas, sem jamais esquecer as circunstancias e os eventuais sofrimentos a terceiros resultantes de suas ações políticas. Por outro lado, o segundo, o “homem do sistema”, está encantado pela beleza do seu projeto teórico prefeito, não hesitando em cumpri-lo, sem considerar sequer por um instante o preço material e humano que suas ações políticas destrutivas podem acarretar.
Por sua vez, Burke em sua “Correspondência com Charles-Jean-François Depont” (1789) e em “”Reflexões sobre a Revolução na França” (1790), chamou a atenção que em França os revolucionários procuravam uma “perfeição teórica” sem atentar sequer por um momento para o problema de tratar com a inultrapassável imperfeição humana, e interrogou: serão os homens (os revolucionários) capazes de realizar na Terra o que espíritos mais humildes só esperam encontrar no Céu? A resposta foi negativa! De acordo com ele, os homens, influenciados por elucubrações de filósofos sobre os alegados “direitos do homem”, lançaram-se numa fúria destrutiva rumo a um fim perfeito; essa fúria, longe de preservar e reformar a estrutura institucional secular do reino implicou na destruição das instituições, dos princípios e dos valores que faziam parte do patrimônio político e moral da França. A violência revolucionaria era o resultado inevitável de quem sempre procura e promete a boa ordem para quando a “sociedade futura” chegar!
Por outro lado, sob a perspectiva da biologia evolutiva, sobretudo da evolução da espécie sapiens, falar sobre igualdade não tem sentido algum! O patrimônio genético que os humanos contemporâneos herdaram é o resultado de 300 mil anos de intenso caldeamento de genes, promovido pelo intercambio do comercio ou da guerra, que colocou em contato populações diversas, cada qual com o conjunto genomico adaptado aos diferentes biomas do planeta.
Ora, nessa perspectiva a diferença é a regra e a igualdade a exceção, se é que existe! No extremo, até gêmeos univitelinos (idênticos) são distintos, como os estudos recentes da disciplina epigenética comprovam, ao indicar que gêmeos sofrem impactos diferenciados na sua estrutura genética (e consequentemente na expressão dos seus genes por meio do comportamento) como consequência de experiências sociais ou afetivas no ambiente.
Com efeito, pode se estender para a herança genética herdada pelos contemporâneos o mesmo raciocino reverente que Burke usou nas “Reflexões sobre a Revolução na França”, ao contemplar o legado da tradição civilizatória ocidental, que remonta à imaginação filosófica, política e estética greco-romana e aos princípios morais universais cristãos orientados por uma teologia de esperança da vida após a morte. Segundo ele, a possibilidade de convivência pacifica e produtiva de indivíduos em sociedade passa pelo reconhecimento de um pacto atemporal entre as gerações presentes com as gerações passadas (que viveram, lutaram e morreram para construir o mundo que se conhece, pacto que sempre pode e deve ser aperfeiçoado por meio de reformas prudentes) e com as gerações futuras (que ao vir ao mundo sem o direito de escolher, merecem uma herança que lhes permita condições satisfatórias para a continuidade da saga humana).
A perspectiva heurística científica (conhecimento teórico-empírico) da biologia evolutiva reforça o parâmetro moral fornecido pela perspectiva heurística teológica (conhecimento especulativo) no combate aos sofistas pregadores de abstrações, como a igualdade em geral, que encobrem egos pervertidos pela frustração individual que explodem em egoísmo e ambição de projetos revolucionários que desprezam a experiência das tradições (usos e costumes) e do conhecimento humano acumulado pelas gerações passadas, tomando como partida promessas de um mundo utópico, que como tal, nunca existiu!
Russell Kirk (1918-1994), grande historiador americano do século XX, dedicou seu principal livro a divulgar as ideias de Edmund Burke, que somou à sua sólida formação intelectual a experiência de décadas como deputado da Câmara dos Comuns (junto ao Parlamento Britânico) para construir os princípios da teoria conservadora, que deu origem ao primeiro partido moderno, de organização nacional como se conhece hoje, o Partido Conservador Inglês (os tories), que será a referência para a formação de todos os partidos da mesma tendência ou de tendências diferentes que surgiram depois pelo mundo. O livro se chamou “Edmund Burke: redescobrindo um gênio” (1957).
No livro, Kirk listou seis princípios teóricos nos quais se apoia a teoria conservadora de Burke, e que qualquer um que se autodenomine conservador obrigatoriamente tem de conhecer. Cada um comporta comentários mais elaborados que não cabem nos limites desse artigo. Porém, para encerrar, citarei dois, que dizem respeito diretamente às perspectivas heurísticas aqui abordadas:
1) Há uma crença na intenção divina que rege a sociedade, bem como as consciências individuais (eu chamo a isso de “o mistério da fè”, essencial para que os indivíduos exerçam diariamente o freio moral sobre os desejos inconfessáveis!). Assim, segundo ele, os problemas políticos são também, no fundo, problemas religiosos (se referindo à preocupação com o destino do próximo, não a questões inerentes aos cleros das igrejas) e morais.
2) Para se viver numa sociedade civilizada há a necessidade de ordens e classes (o que na prática é o que acontece na complexidade da divisão social do trabalho estabelecida pelas grandes sociedades industriais, garantindo a coesão social, estudada por Émile Durkheim no livro “Da Divisão Social do Trabalho”, de 1893). Assim, segundo ele, a única e verdadeira igualdade é a igualdade moral... (eu acrescentaria, com permissão à memória do grande Edmund Burke... o resto são tolices fantasiosas de egos recalcados e infelizes!).
Com covid-19, ministro da Saúde é internado em Brasília
P
Diagnosticado com a covid-19 na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado nesta sexta-feira (30) no hospital Rede Nova Star, em Brasília.
Em nota, a pasta afirma que Pazuello vai se submeter "a exames de acompanhamento do tratamento da covid-19".
De acordo com o ministério, o procedimento faz parte da conduta indicada pela equipe médica do ministro. Ele deve permanecer internado "para hidratação e acompanhamento médico".
Leia a íntegra da nota:
“O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, compareceu ao hospital Rede Nova Star, em Brasília, na noite desta sexta-feira (30) para se submeter a exames de acompanhamento do tratamento da Covid-19. O procedimento faz parte da conduta indicada pela equipe médica do ministro
Pazuello permanece na unidade de saúde para hidratação e acompanhamento médico e deve ser liberado em breve.”
Fonte : R7
Valdeci Cavalcante inaugura nova Clínica Odontológica do Sesc em Parnaíba
Cão é abandonado na Rua Guaporé
Um cãozinho de pêlo amarronzado e de coleira azul, foi abandonado na Rua Guaporé.
Em Parnaíba tem Atendimento Especializado em Oncologia:Dr. Nereu Basto na SPMIP
PI: Homem morre em acidente entre veículo de luxo e caminhão na BR-343
Clínica Cuidar - Cuidando bem do seu melhor amigo
Uma clínica veterinária completa desde a consulta até a internação. Cuide do seu pet.
Segundo a especialista, depois de castrados os gatos deixam de produzir os hormônios sexuais (estrogênio e androgênio), e com isso, o metabolismo desacelera, tornando o peludo mais lento e em muitos casos, mais sedentário. Por conta disso, torna-se necessário diminuir o valor energético que o felino consumirá. É necessário envolver rações com mais proteínas em sua composição do que gorduras. Tutores devem ficar atentos e evitar de deixar alimento sempre disponível.
O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é uma exclusividade dos humanos. Cães e gatos também são acometidos por essa enfermidade. Por isso, a conscientização proposta pela campanha se estende para os tutores de animais de estimação. Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre esse assunto.
Fonte: Quatree