Mensagem do Vereador Carlson Pessoa e família!!!
31 de dez. de 2023
Gracinha Mão Santa diz que Réveillon do Amor fomenta economia em toda planície litorânea
A parlamentar prestigiou a primeira noite do evento, que iniciou desta sábado (30) e vai até segunda (1).
Gracinha Mão Santa (Progressistas) - Foto: Lupa1 |
Em entrevista ao Lupa1, Gracinha afirmou que a preparação do evento aconteceu paralelamente ao Natal e frisou que a Prefeitura de Parnaíba não teve apoio do Governo do Estado para realizar o evento.
“A preparação para a realização desse evento em Parnaíba tem que ser com muito amo, muita dedicação e muita responsabilidade. O prefeito Mão Santa fez o melhor Natal e estava paralelamente se preparando para o Réveillon. Infelizmente não tivemos investimento do governo e nem de outras alas que deveriam ter ajudado, porque fomenta a economia na planície litorânea como um todo”, afirmou.
Gracinha virou os municípios de Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia como beneficiárias do evento realizado em Parnaíba, visto a grande movimentação de turistas na região.
Para encerrar o ano, a parlamentar fez uma reflexão sobre manter em 2024 o que deu certo na gestão de Mão Santa.
“Que a gente encerre o ano de 2023 com uma reflexão, vendo aquilo que deu certo, aquilo que não deu certo. Que o combustível seja o amor, o trabalho e. A grandeza da nossa cidade e nosso estado”, declarou.
Programação
No domingo (31), a animação será no balão da Avenida João XXIII, com a dupla Iguinho e Lulinha, Jotavê e Samira Santos e Tiaguin. No terceiro e último dia de evento, para abrilhantar o início de 2024, os artistas Bil Coimbra e Dantes Sousa se apresentam a partir das 14h na Lagoa do Portinho
Por: Andressa Martins e Heitor Carvalho | lupa1.com.br
VÍDEOS: Vereador Carlson Pessoa participa de evento de final de ano no Monte Moriá.
O vereador Carlson Pessoa esteve com os assistidos do Monte Moriá para desejar 2024 de vitórias na nova vida. "Estive no Monte Moriá na ultima semana para confraternizar com os que lutam para retornar a vida em sociedade e com seus familiares. Essas dezenas de vidas tem o carinho e apoio de tratamento do grupo Monte Moriá que tem a Pastora Simone Carvalho como ancora. Estamos nessa luta também, desde do inicio, quando tudo começou e que por muitos que hoje buscam fotos, na época nem sabiam da existência. Ressaltar o apoio do prefeito Mão Santa desde o primeiro dia que conheceu a obra, muitas foram as ações por ele determinadas para as melhorias".
Vamos continuar a luta, firme e forte!!!
Vereador Carlson Pessoa faz visita de cortesia ao Grupo Elizeu Martins
Registro da minha visita ao amigo empresário Mano do Elizeu na ultimas semana no novo centro administrativo do grupo empresarial. Vem ai mais lojas na cidade do Elizeu Martins, por conseguinte, mais oportunidades de trabalho na cidade. Muito orgulho desse PARNAIBANO. Mais sucesso em 2024 para todos.
PM nas praias do Piauí
Mas que falta de imaginação! Ou os chefes da Polícia Militar não estão nem aí para o bem estar de sua tropa?
Onde já se viu PMs na segurança da praia usando o uniforme pesado, até com coletes e botas e se obrigando a andar na areia?
PMs nas praias 2
Alguém mais criativo, de imaginação para o bem, pensaria num uniforme leve para os que foram designados a fazer a segurança no litoral do Piauí.
Roupas que seriam bom para eles e com mais disposição e liberdade para o trabalho.
Roupas diferentes
Para quem só pensa na propaganda daquilo que não faz, não custa lembrar que em outros comandos, os policiais militares usavam roupas mais leves na segurança das praias do litoral.
E eram fáceis de ser diferenciados dos turistas pelas cores das roupas que usavam.
Tá na hora de fazer propaganda do que é certo.
Fonte: Portal AZ
CONFRATERNIZAÇÃO: Família Caboclo e Mariquinha!(vídeos)
Parabenizar a família do casal amigo Francisco e Adriana pela confraternização de final de ano. Família unida e alegre. Agradecer o carinho e atenção dispensada por a mim e a minha mulher Monica. Feliz 2024 para todos nós. Agradecer ao casal amigo Francisco Chara e Adriana pela acolhida de sempre. Feliz ano novo!!!
Inmet emite alertas de baixa umidade e chuvas intensas para o Piauí; confira cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (30) dois alertas para o Piauí. O primeiro é de baixa umidade que abrange 119 municípios do estado e o segundo é de chuvas intensas para quatro cidades piauienses.
O aviso de baixa umidade segue até as 19h de hoje (30) e atinge as regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauiense. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%.
Entre as cidades atingidas pelo alerta estão: Bom Jesus, Corrente, Floriano, Oeiras e Picos e a orientação do Inmet é:
- Beba bastante líquido
- Evite desgaste físico nas horas mais secas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Já o alerta de chuvas intensas vai até às 10h deste domingo (31) e compreende apenas uma pequena parte do Sudoeste piauiense. Para essa região, existe risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
Os municípios com este alerta são: Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia do Piauí e São Gonçalo do Gurguéia.
Para esse aviso, as orientações são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Primeiro do país, Curso de Operações e Sobrevivência é realizado no litoral do Piauí
Na noite desta quinta-feira (28), teve fim o I Curso de Operações e Sobrevivência em área do Litoral da PMPI (I COSAL), evento realizado pelo 2º BPM de Parnaíba pela primeira vez no país. O curso teve como objetivo qualificar profissionais da área da segurança pública, uniformizando os procedimentos na área litorânea.
Ao todo, foram formados 14 militares, sendo 13 da Polícia Militar do Piauí e 1 da Marinha. A segunda edição do COSAL já é esperada para acontecer no segundo semestre de 2024.
Adicionar reação |
30 de dez. de 2023
Homem morre após perder controle de moto em ponte em Piripiri
Na manhã deste sábado (30), um motociclista (ainda não identificado) morreu após se envolver em um acidente na PI-111, em Piripiri, ao Norte do Piauí.
De acordo com testemunhas, ele teria perdido o controle da moto e sido arremessado da ponte.
A polícia Militar e Civil foram acionadas para realização das medidas cabíveis.
Governo Lula encerra ano de 2023 com rombo de R$ 145 bilhões
Com a aproximação do final do primeiro ano do terceiro mandato, o Governo Lula (PT) está previsto para terminar com um déficit de cerca de R$ 145 bilhões, ou 1,4% do PIB.
Sobre os dados, o ministro da Fazenda Fernando Haddad defende que a gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL), deixou as contas desorganizadas.
Confra dos Taboqueiros em Parnaíba 23\24
Lei que institui campanha de incentivo à doação de cabelos a pacientes com câncer é sancionada no Piauí
Após autoria e solicitação do deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a lei que institui a campanha de incentivo à doação de cabelo a pacientes com câncer. A nova medida foi publicada na edição do dia 28 de dezembro do Diário Oficial do Piauí.
“A Campanha tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos na recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento de câncer e esclarecer os procedimentos e os locais onde podem ser feitas essas doações”, diz um trecho da lei.
Jovem morre no HEDA após acidente de moto na cidade de Lagoa de São Francisco
Após se envolver em um acidente de motocicleta na cidade de Lagoa de São Francisco, no último dia 24, a jovem Bianka Maria da Conceição Silva, de apenas 16 anos, faleceu nesta sexta-feira (29), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí.
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO
A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Sr. JOSÉ AUGUSTO FONTENELE DO NASCIMENTO, 53 anos de idade, ocorrido na noite de ontem dia 29.12.2023, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATÓRIO DA PAX UNIÃO – SETOR AVENIDA. O sepultamento será às 9h de hoje (30.12.2023) no Cemitério Santana.
A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.
Informou a Pax União
Parnaíba – PI, 30 de Dezembro de 2023.
Réveillon 2024: veja a programação da virada em municípios do Piauí
Diversas prefeituras piauienses prepararam uma programação especial para o Réveillon 2024. Algumas cidades já iniciam as festividades nesta sexta-feira (29). Confira a programação completa:
Floriano:
31/12 - Reveillon: Italo Ripado - Sávio Grazz e Babaixá - Banda g10 - Kayo Freitas - Grupo Baratinar
Campo Maior
29/12 - Pré-reveillon: Álvaro Neto - Bibi Maior - Iguinho e Lulinha
Parnaíba
30/12 - Pré-reveillon: Aviny Levine - Igor Sousa
31/12 - Reveillon: Iguinho e Lulinha - Jota Vê - Samira Santos - Thiaguin
Luís Correia:
31/12 - Reveillon: Erick Land - Don Ruann - Brisaroots - Swing do Piseiro
Batalha
31/12 - Reveillon: Jarly Almeida - Chaguinha Desejo - Celso Teixeira
Lagoa do Barro:
31/12 - Reveillon: Tom Cleber - Pedro Cavalcante
Miguel Alves
30/12 Circuito Cultural "Marçal Pontes"com artistas locais: Emanuelly Valéria, Forró do Vaqueiro, Etevaldo Seresteiro, Antonio Mattos, Compadre Jota, Rannyfa Moraes, Queirozin, Manu Cantora e Dj Guga Mix.
União
28/12 - Pré-reveillon: Washington Brasileiro - Hallison Balada de Luxo - Chikinho do Forró.
PM apreende entorpecentes e prende suspeito de tráfico de drogas em Parnaíba
Policiais Militares apreenderam nessa quarta-feira (27), entorpecentes que estavam em posse de um indivíduo identificado como Sávio de Sousa Silva, de 29 anos. A ocorrência foi registrada por volta das 10h na Rua São Leopoldo, no bairro Frei Higino em Parnaíba.
De acordo com as informações, as equipes de inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar 'Major Osmar' receberam denúncias de que o homem estaria vendendo entorpecentes em frente à uma garagem.
As equipes passaram a observar e foi constatada uma intensa movimentação de pessoas comprando drogas. O Serviço de Inteligência teve o apoio de guarnições do 27º BPM, onde foi feito o cerco no local onde Sávio estava. Ele mesmo tentou correr, mas foi alcançado e no momento da abordagem, jogou um saco contendo 47 pedras de crack, 26 trouxinhas de maconha, além de R$ 158,00 em dinheiro. Também foi apreendida uma bicicleta chimano e 02 celulares.
Diante dos fatos, o suspeito e todo o material apreendido foram levados à Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais.
Fonte: In Foco Piauí
SEM RECESSO NA SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba compra milhares de medicamentos para abastecer UBS neste final de ano
Unidades Básicas e Pronto-Socorro Municipal de Parnaíba recebem novo abastecimento.
Técnico do Parnahyba diz ter "base definida" após 12 dias de treinos: "Deu para sentir o que temos"
Comandante do Tubarão, Arnaldo Lira ainda apontas características táticas da sua equipe; confira
Arnaldo Lira, técnico do Parnahyba — Foto: Luiz Gustavo Graça/Rede Clube |
“Uma semana e meia de trabalho deu para gente sentir o que nós temos aqui (no elenco). Então, temos uma base definida para o início de trabalho. Não pode ser diferente, você tem uma semana, praticamente 10 dias trabalhados, e não ter nada. Então, você tem que ter uma base definida. Logicamente que algumas posições a gente ainda vai esperar para definir"— pontuou Arnaldo Lira.
Estádio Pedro Alelaf, casa do Parnahyba — Foto: Felipe Cruz
O treinador do Tubarão ainda comentou sobre algumas das características táticas que foram trabalhadas nesse período. Arnaldo Lira destacou a posse da bola, velocidade e marcação incisiva.
- (Nosso) time tem muita posse de bola, eu posso garantir, e vai ter velocidade na frente, que é como que eu gosto que jogue. Marcação forte, saída rápida, mas com muita posse de bola – informou o técnico.
Arnaldo Lira vai ter a chance de testar sua equipe pela primeira vez no dia 6 de janeiro. Na oportunidade, o Parnahyba vai encarar o Maranhão, às 16h no estádio Pedro Alelaf, no litoral, em partida amistosa.
Fonte: GE-PI
Idoso é encontrado morto dentro de residência na cidade de Parnaíba
Nesta tarde desta sexta-feira (29), um idoso, de 64 anos, foi encontrado morto em sua residência, localizada no bairro Sabiazal, na cidade de Parnaíba.
A informação foi confirmada ao Viagora pela CPU da PM de Parnaíba, que ao chegar no local acionou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para averiguar a ocorrência.
Os socorristas constataram o óbito, que foi motivado por causas naturais. Além disso, o Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer a remoção do corpo. (Letícia Dutra)
RÉVEILLON: PM reforça segurança no litoral com patrulhamento aéreo
O litoral do Piauí terá uma grande quantidade de festas neste fim de ano.
Policiamento aéreo no litoral do Piauí - Foto: Print do Vídeo |
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, participou nesta quinta-feira (28), de uma dessas patrulhas, em apoio às demais modalidades de policiamento e forças de segurança na região, que recebe um maior fluxo de pessoas neste período do ano.
O litoral do Piauí terá uma grande quantidade de festas neste fim de ano e a PM está enviando também um efetivo de policiais para garantir a tranquilidade.
29 de dez. de 2023
Ciro Nogueira, Moro, Damares e ex-ministros lideram oposição ao governo no Senado
No primeiro ano de mandato no Senado, os ex-ministros de Jair Bolsonaro (PL) votaram em bloco para se opor ao governo Lula (PT) e tiveram protagonismo diferente, com os nomes do centrão liderando articulações e a ala mais ideológica diminuindo o barulho de antes.
Com as últimas eleições, o Senado se tornou um microcosmo do governo Bolsonaro, com seis ex-ministros, o ex-secretário especial da Pesca, Jorge Seif (PL-SC), além do ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Na ocasião, cinco ex-ministros foram eleitos e se juntaram a Ciro Nogueira (PP-PI), que estava na metade do mandato: Damares Alves (Republicanos-DF), Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS), Sergio Moro (União Brasil-PR) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
Enquanto Marinho e Tereza assumiram a liderança de bancadas e deram trabalho para o governo, Damares, Moro e Pontes ?novatos na política? acabaram submergindo.
Aliados fazem ressalvas, no entanto, sobre a falta de protagonismo do trio. Dizem que, mesmo patinando no Senado, eles ainda mobilizam as redes sociais e, no caso de Damares e Pontes, no mínimo dariam trabalho se disputassem a eleição para o Executivo em suas unidades da federação.
Já Moro, ciente do risco de perder o mandato, deixou os embates para a CPI do 8 de janeiro. Ao contrário de outros colegas de oposição, o ex-juiz da Lava Jato também não se posicionou publicamente contra a indicação de Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal).
Do outro lado da ponta, Marinho e Cristina frustraram a expectativa do governo de que o núcleo bolsonarista pudesse ajudar ao menos nas pautas econômicas.
Durante a votação do projeto que garantiu R$ 6 bilhões para o programa de poupança para alunos do ensino médio fora do limite de despesas de 2023, Marinho foi contra e fez piada dizendo que estava no Senado para defender os interesses do ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad.
À frente da liderança da oposição, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional e ex-secretário da Previdência de Bolsonaro já havia conseguido impedir que a ideia pegasse carona no projeto de lei que prorrogou a Lei Paulo Gustavo.
Já a ex-ministra da Agricultura deu corpo à bancada ruralista do Senado e foi peça-chave na aprovação de projetos como o que flexibiliza a autorização ao uso de agrotóxicos, chamado por ambientalistas de PL do Veneno, e o marco temporal para demarcação de terras indígenas.
"O governo tem uma oposição relevante no Senado, isso é uma realidade. Um pouco diferente da Câmara. É uma oposição qualitativa. Tem a senadora Tereza Cristina, o senador Rogério Marinho, o senador Ciro Nogueira", diz o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirma que tem tido espaço para dialogar, embora o grupo tenha votado em bloco em 2023. Apesar disso, o senador diz que, nesse "estica e puxa", como define, o governo tem conseguido aprovar pautas importantes.
"Eu converso com todo mundo, mas, por enquanto, eu diria que, na maior parte dos casos, eles ainda jogam muito blocado, 20, 22 [senadores da oposição]. Às vezes o número chega a 30 e poucos porque outros se agregam, a depender do tema."
Parte dos senadores afirma reservadamente que a oposição ganhou gás com decisões progressistas tomadas por Rosa Weber à frente do STF antes de sua aposentadoria, como no voto a favor da descriminalização do aborto.
A avaliação é a de que, ao mexer nas chamadas "pautas de costumes", a ministra acabou fazendo com que conservadores que estão na base do governo se juntassem a bolsonaristas em torno de temas como a proposta que criminaliza o porte de drogas independentemente da quantidade e da substância.
Governistas afirmam que o grupo também surfou em derrotas do governo aplicadas com ajuda da própria base ?como quando o Senado rejeitou o nome do primeiro indicado por Lula (PT) para a DPU (Defensoria Pública da União), Igor Roque.
Publicamente, senadores alegaram que Roque acabou taxado de "abortista" por um seminário promovido pela DPU sobre aborto legal. Nos bastidores, a impressão do próprio governo é de que a derrota veio para indicar a insatisfação da base com o Palácio do Planalto.
Um dos principais expoentes do centrão, Ciro Nogueira voltou ao Congresso e à presidência do PP com a derrota de Bolsonaro. O senador delegou a liderança da bancada do partido à Tereza Cristina e fugiu de polêmicas mesmo sendo líder da minoria.
Ciro também ajudou o governo ao votar a favor da reforma tributária e ao defender que os senadores do PP votassem como quisessem. Na ocasião, argumentou que o partido deveria ser coerente porque havia assumido a relatoria do texto na Câmara com Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
O senador diz que os ex-colegas de governo Bolsonaro "se saíram muito bem no primeiro ano", e destaca a ex-ministra da Agricultura: "A Tereza é fantástica. Foi muito bom. Muito atuante, muito presente, domina todos os assuntos nas mais diversas comissões. Uma grande líder".
Fonte: Folhapress/Thaísa Oliveira