28 de fev. de 2019

UFPI tem primeira professora Trans

A transexual Letícia Caroline Pereira do Nascimento é uma vitoriosa. Ela transformou dificuldades em inspiração e entre os muros do preconceito realizou o sonho de ser a primeira professora efetiva trans da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi eleita ao cargo, democraticamente, onde lecionará no curso de Pedagogia no campus de Floriano.
Apesar de ter enfrentado a "resistência de uma minoria", que acredita que a Universidade ainda seja pouco acessível ao público LGBT, a pedagoga mostrou que há espaços na educação para todos. Em entrevista ao jornal MN, a transexual falou sobre sua rotina e revelou que não sofreu preconceito pelos próprios colegas em sua vida acadêmica.
“Não sofri na UFPI nenhum preconceito direto, o que ocorre é uma falta de uma informação das pessoas em não saber como me chamar, às vezes de ele, professor, ou ela, professora. Mas não chega a ser uma violência para mim, diferente para outras trans. Isso não quer dizer que o preconceito não exista, mesmo sabendo que nos ambientes institucionais e na sociedade como um todo ainda sejam muito presentes”, disse.
Letíca Pereira é natural de Parnaíba onde se graduou em 2007 na UFPI. Logo depois, veio para Teresina em busca do título de Mestra em Educação. A profissional já lecionou como professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Sua vasta experiência acadêmica tem um incentivo: o poder da transformação da educação.
“Eu escolhi a Pedagogia porque desde os meus 17 anos – quando fiz a escolha pela profissão –, sempre tive um desejo muito grande de transformar o mundo e foi na Pedagogia que descobri que toda transformação passa pela educação como nos ensina Paulo Freire. Então, eu acredito na mudança, na transformação e acredito que o caminho é a educação e por isso escolhi ser pedagoga”, externou Letícia. “Desde a graduação eu estudo gênero, sexualidade e educação. No mestrado em educação também fiz pesquisa sobre o que é sexualidade para jovens do ensino médio e agora estou no doutorado em educação onde também vou estudar sobre gênero mais precisamente mulheres trans, negras e gordas”, completou ela.
Letícia se sublimava com os estudos. A experiência durou três anos até ser convocada para assumir um posto também de substituta na instituição onde se formou. Ano passado, a UFPI abriu vagas para o cargo efetivo e Letícia se inscreveu no certame. O resultado foi comemorado. Ela passou nas provas e aguardou ser convocada tornando-se pela primeira vez na história da UFPI uma professora trans concursada em uma instituição federal de ensino. Sua posse aconteceu na última segunda-feira (25/02) junto a outros convocados e com quinze dias a educadora entrará em sala de aula, agora interinamente.
“Risinhos ou chacotas”, esse pode ser o pensamento de alguma pessoa ao ver uma travesti dando aula. Entre o que esperar das aulas? Letícia, não se intimida, visto que agora ela está do outro lado, como professora e por revelar sua sexualidade como de uma mulher.
"É sempre muito interessante lembrar que fui aluna e agora me torno professora, pois já tenho sete anos de docência no ensino superior, o marco histórico que acontece agora é que me tornei professora efetiva.  Esse processo faz com que a gente saiba que os alunos têm seus sonhos e dificuldades, e a gente, como professora, tenta compreendê-los. Esse é o primeiro passo para uma caminha de sucesso na universidade”, relembra.
Sobre deixar uma mensagem para as pessoas trans que querem chegar ao mercado de trabalho e na quebra do preconceito, Letícia é direta: “Não desistam dos seus sonhos e criem redes de apoio. Muitas vezes não temos apoio na família mais encontramos apoio nos amigos porque só é muito difícil, precisamos de ajuda para transformar nosso mundo num lugar mais inclusivo”, concluiu.
Mais espaço
O modelo, inédito na UFPI mostra que muitas universidades brasileiras já contam com algumas cotas para trans em cursos de doutorado e mestrado. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), apenas 0,02% frequentam esse espaço público. Para concorrer às vagas reservadas, a candidata ou candidato deve se declarar transexual, travesti ou transgênero. Uma comissão dentro da universidade fica responsável por avaliar possíveis fraudes no sistema de auto declaração, que também garante vagas para pretos e pardos.
Fonte: MN 

Wanda Horta - Todos os cuidados com sua saúde durante e depois do carnaval

























Governador diz que retirada de mensagem não foi recuo e anuncia decreto para vetar reajustes

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta quinta-feira (28), que a retirada da mensagem de número 6 da reforma administrativa encaminhada à Assembleia, que veta o reajuste de salário a servidores não foi um recuo por parte do governo.
Wellington Dias (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)
Wellington Dias informou que a decisão ocorre porque o Estado já ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que controla os gastos do governo com a folha de pessoal.
“Não houve nenhum recuo em relação aos objetivos, a partir de um diálogo entre os três poderes, eu recebi do Tribunal de Contas do Estado o relatório que foi apresentado que o Estado está com 48,5% de despesa com a folha de pessoal em relação às receitas, então já passamos do limite prudencial, quando chega a 49% nós paramos de ter financiamento e convênios, em razão disso eu fui convencido de fazer a retirada da matéria”, declarou.
O governador aproveitou e anunciou que irá editar nos próximos dias um decreto vedando os reajustes.
“Tem o mesmo efeito você fazer um decreto estabelecendo já o cumprimento da LRF para poder voltar à normalidade”, afirmou o governador.

Assista ao vídeo abaixo:

Wellington Dias (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)
Wellington Dias informou que a decisão ocorre porque o Estado já ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que controla os gastos do governo com a folha de pessoal.
“Não houve nenhum recuo em relação aos objetivos, a partir de um diálogo entre os três poderes, eu recebi do Tribunal de Contas do Estado o relatório que foi apresentado que o Estado está com 48,5% de despesa com a folha de pessoal em relação às receitas, então já passamos do limite prudencial, quando chega a 49% nós paramos de ter financiamento e convênios, em razão disso eu fui convencido de fazer a retirada da matéria”, declarou.
O governador aproveitou e anunciou que irá editar nos próximos dias um decreto vedando os reajustes.
“Tem o mesmo efeito você fazer um decreto estabelecendo já o cumprimento da LRF para poder voltar à normalidade”, afirmou o governador.

Assista ao vídeo abaixo:

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis  
                  A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento da Sra.  MARIA DE JESUS OLIVEIRA, 88 anos de idade falecida dia (28.02.19) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba – PI. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATÓRIO DA PAX UNIÃO, Setor Avenida.

                   A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.                                                                                                                 
 Floricultura Violeta
Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 28 de fevereiro de 2019.

Agespisa anuncia demissão de 107 servidores não concursados

A Agespisa informou através de nota nesta quinta-feira (28), o motivo da demissão em massa dos servidores da companhia. Ao total 107 pessoas serão demitidas dos seus cargos na empresa a partir do dia 01 de março.
Foto: Reprodução/Agespisa
Na nota, a Agespisa explica que recebeu um Mandado de Cumprimento do Ministério Público do Trabalhado pedindo o afastamento de todos os contratados sem curso desde o dia 05 de outubro de 1988.
Ainda de acordo com a nota, os servidores demitidos devem procurar a empresa para receberem o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e saldo de salário. 

Confira a nota na íntegra

A respeito do afastamento de empregados do quadro da Agespisa, por decisão judicial, a Diretoria da empresa vem a público informar o seguinte:
 
1)    A Agespisa recebeu Mandato de Cumprimento nº 003.00018/2019, de sentença transitada em julgado, oriunda da 3ª Vara do Trabalho de Teresina, em que o Ministério Público do Trabalho da 22ª Região propôs Ação Civil Pública para afastar todos os contratados sem concurso após o dia 05/10/1988.
2)    Como a decisão estipula multa diária à Agespisa em caso de desobediência, a direção da empresa resolveu dar cumprimento ao mandato Judicial afastando do quadro da empresa os empregados cujos nomes constam da relação dos que enquadram nesta situação, em um total de 107 pessoas, a partir deste dia 1 de março de 2019.
3)    Também ficou determinado aos setores internos responsáveis que adotem os procedimentos necessários a fim de convocar os citados empregados alvos da decisão para que compareçam à empresa munidos dos documentos indispensáveis para que sejam feitos os cálculos daqueles valores a que tem direito como saldo de salário e liberação de FGTS.
4)    Por fim, foi determinado ao setor jurídico da empresa que, uma vez concluídas todas estas etapas, seja comunicado ao juízo responsável pela decisão do seu total cumprimento.
Fonte: Portal AZ 

ATENÇÃO: Casos de dengue no Brasil aumentam 149% em janeiro deste ano

Agência Brasil - O número de casos prováveis de dengue registrados no Brasil em janeiro deste ano mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2018. De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 2 de fevereiro, o aumento era de 149%, passando de 21.992 para 54.777 casos prováveis – uma incidência de 26,3 casos por 100 mil habitantes.
Mosquito da dengue, Aedes aegypti
Ainda segundo a pasta, foram registradas, até o momento, cinco mortes provocadas pela doença, sendo uma no Tocantins, uma em São Paulo, duas em Goiás e uma no Distrito Federal. Em 2018, foram notificados 23 óbitos por dengue.
Por meio de nota, o ministério avaliou que os dados epidemiológicos alertam para a necessidade de intensificação das ações de eliminação de focos do Aedes aegypti em todas as regiões do país. “São ações que envolvem gestores estaduais, municipais, governo federal e a população”.

SOS Trauma - Centro ortopédico especialista em joelhos



CONQUISTA: Câmara aprova reajuste salarial para professores, agentes de endemias e ACSs de Parnaíba



Os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba reuniram-se ao meio dia desta quinta-feira (28), em uma sessão extraordinária histórica onde foram votados e aprovados três projetos oriundos do Poder Executivo autorizando reajuste salarial para os professores, os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde do município.
O vereador e líder do governo municipal, Carlson Pessoa (PPS), engrandeceu a decisão do prefeito Mão Santa em valorizar e estimular os servidores municipais.

“Esta foi uma sessão histórica da Casa em que foram aprovados projetos concedendo reajuste salarial a três classes de trabalhadores. Estou muito feliz por esta conquista deles porque há muito tempo já acompanho a luta de cada um por valorização profissional e hoje o prefeito Mão Santa está tornando este feito real”, destacou Carlson.




Foi aprovado o Projeto de Lei de N° 4.417/2019, que fixa o salário dos professores para R$ 2.557,74. Já o Projeto de Lei de N° 4.418/2019, concede aumento salarial para os agentes comunitários de saúde (ACS), tendo o primeiro reajuste retroativo ao mês de janeiro deste ano, indo para o valor de R$ 1.250,00. A Lei determina ainda reajuste gradativo e anual até 2020, quando o salário base será fixado em R$ 1.550,00. Por fim, o Projeto de Lei de N° 4.419/2019, autoriza reajuste salarial para os agentes de combate a endemias do município, com reajuste inicial de R$ 1418,00, retroativo ao mês de janeiro. Semelhantemente aos ACSs, o salário dos profissionais ganhará reajuste gradativo e anual até 2020, quando o salário base da classe será fixado em R$ 1.764,00.





Encontro define estratégias para garantir a segurança dos foliões

Na manhã desta quinta-feira (28) foi realizada na sede do Quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar Major Osmar, em Parnaíba, reunião com os órgãos envolvidos na segurança do carnaval 2019.

Durante a reunião foi abordada as estratégias a serem adotadas para garantir a segurança dos cidadãos durante o reinado de Momo em Parnaíba.
Estavam presentes ao encontro o comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Pacifico, o Subcomandante Major Gerson, os inspetores lotados na 5ª delegacia da 17ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal do Piauí, sediada em Parnaíba, Paiva e Portela, o Tenente Madislan Superintendente de Articulação das Forcas de Segurança e Penelope, comandante da Guarda Municipal de Parnaíba.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Restaurante O Nego

MEC desativa curso de educação física em Faculdade do Piauí

O secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior do MEC, Marco Antônio Barroso Faria, publicou nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, portaria que impõe penalidade de desativação do curso de Educação Física em face da Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP). 
O documento determina que seja cessada imediatamente a admissão de novos estudantes e interrompido o funcionamento do curso de Educação Física. Na hipótese de constatação da impossibilidade de transferência dos estudantes do curso que ingressaram regularmente na instituição de ensino após a publicação do ato de autorização (datado de 18/12/2017) até o dia 5/11/2018 (data da publicação da Portaria que impôs medida cautelar de suspensão de ingresso de alunos), a Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP) continue a oferta do curso autorizado de Educação Física até a conclusão, visando resguardar os direitos dos estudantes regularmente matriculados. 
A instituição terá o prazo de 30 dias para apresentar recurso à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). 
Governo Federal

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2019 SESC BEIRA RIO


v 01/03/2019 - Sexta-feira
Carnaval da Saudade às 21 h com Felício Neto
Entrada gratuita

v 02 e 05/03/2019 – Sábado e Terça-feira
Matinê infantil às 17h com DJ George Silva, brincadeiras, pintura de rosto, desfile de fantasias e muita diversão.
Entrada:
Comerciário/dependente – R$ 5,00
Usuário/Conveniado – R$ 10,00

Obs: Crianças até 07 anos a entrada é gratuita

v 03/03/2019 – Domingo
Manhã de Lazer a partir das 10h e ao meio dia os melhores ritmos do carnaval com Camila Vitória.

Polícia Civil apreende dez quilos de cocaína no litoral piauiense

Dupla acusada de tráfico interestadual foi encaminhada a Central de Flagrantes de Parnaíba


A Polícia Civil do Estado do Piauí apreendeu dez quilos de cocaína na cidade Parnaíba, no litoral do Estado na tarde desta quarta-feira (27). A operação foi realizada por investigadores da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) em parceria com a Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio (DHTL) da Planície Litorânea. 

Foram presos em flagrante dois homens naturais do Estado da Bahia, que levavam a droga num veículo da marca Ford, modelo Ecoesport. 
Os dez quilos de cocaína iriam ser vendidos no litoral durante o carnaval.
"Desde a semana passada, equipes da Depre estão no litoral para combater o tráfico de drogas. No fim de semana, apreendemos mais de 100 quilos de maconha e após novas denúncias apreendemos mais dez tabletes de cocaína avaliados em R$ 50 mil", disse o coordenador da Depre, delegado Cadena Júnior. 
A droga estava escondida dentro da roda do veículo.
Os dois indivíduos de iniciais J. M. D. S. e C. A. O. C foram autuados na tarde desta quarta-feira em Parnaíba e segundo as investigações traziam a droga da Bahia para ser comercializada no litoral do Piauí. 

Edição: Jornal da Parnaíba

Estácio - Comece a melhor fase de sua vida!




Você provavelmente já ouviu que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. Mas nem todo mundo consegue entender de qual qualificação as empresas e recrutadores estão falando, não é mesmo?

A verdade é que profissionais que têm graduação superior têm mais chances não só de conseguir um boa vaga, mas também de se manter no emprego e de conseguir subir de cargo. 

Mas nem todo mundo consegue entender a importância que um curso superior pode representar em sua vida profissional. Por isso, vamos listar características que farão com que você não tenha mais dúvidas na hora de começar um curso de graduação e entenda porque fazer faculdade é importante. 

1 – Crescimento pessoal
A faculdade é importante porque vai muito além do empenho e estudo em uma área com a qual você se identifica. Ela também é responsável por fazer com que a sua visão de mundo seja ampliada e isso acontece por conta de alguns desafios que qualquer graduação impõe. 

O primeiro deles é a saída da zona de conforto na qual você se encontrava. Você aprende coisas novas, tem convivências com pessoas novas e é apresentado a realidades que talvez não tivesse acesso antes de ingressar em um curso superior. 

O profissional que faz faculdade também está constantemente aprendendo coisas novas e encontrando maneiras diferentes de solucionar problemas. 

2 – Construir uma carreira sólida
A graduação é o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e alcançar objetivos cada vez maiores. Ela permite que você tenha uma ampla visão da sua área de atuação e que conheça setores que antes você não conhecia.

Isso faz com que a construção do seu currículo seja mais específica. Depois, você pode ingressar em cursos de especialização, pós e até mesmo mestrado. Por esse motivo, a faculdade é importante também por ampliar ainda mais a sua gama de conhecimentos e se tornar um profissional mais qualificado. 

3 – Estabilidade financeira

Um profissional com graduação tem chances muito maiores de se consolidar em sua profissão. O curso superior permite que você se especialize ainda mais e que possa subir de cargo com mais facilidade, assim como ter um aumento e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. E esse é um dos pontos mais pesquisados na hora de entender porque a faculdade é importante para a sua vida e sua carreira. 

4 – Conquistar um bom emprego
Lembra quando falamos de mão de obra qualificada? Pois é aqui que aquela frase dos recrutadores se encaixa da melhor maneira. Profissões mais estáveis e que permitem que você tenha mais benefícios e salários mais alto são, em sua maioria, aquelas que exigem um curso superior. 

A faculdade é importante por possibilitar que você conheça mais sobre a área e que tenha as qualificações necessárias para desempenhar sua função dentro de qualquer empresa.



ESTÁCIO PARNAÍBA:
Rua Beija-Flor, 1124, Bairro: Frei Higino
(Próximo a Capela Santo Expedito)
(86) 3322-6877 / 9 9954-8940 (Whatsapp)




FOLIA NO LITORAL - Carnaval de Parnaíba 2019


Carnaval de Parnaíba 2019 traz uma incrível programação de shows para a cidade!
Serão quatro dias de folia na avenida e a gente espera todo mundo lá!
Acompanhe o Carnaval de Parnaíba:
FB: https://www.facebook.com/pg/culturaparnaiba/
IG: @culturaphb

Cuidar Centro Veterinário - Todos os cuidados com o seu pet


Chuva? Cuidado!

Pets são propensos a desenvolver doenças perigosas como leptospirose quando expostos a tais fatores naturais. 

Manter o cachorro em um ambiente seco e seguro é o mais indicado, pois desta forma o tutor evita que ele se molhe na chuva

Cuidar – Centro Veterinário
Avenida Álvaro Mendes, 1234 | Centro
Parnaíba-PI | Tel.: 3321 2985 – 99515 4789

























Na Cuidar seu pet com modernos exames de imagem que permitem ao veterinário um diagnostico muito mais preciso.
























Na Cuidar você encontra os mais completos tratamento estéticos pro seu pet sair por ai esbanjando charme. fale com nosso atendimento e marque uma visita. Cuidar – Centro Veterinário
Avenida Álvaro Mendes, 1234 | Centro
Parnaíba-PI | Tel.: 3321 2985 – 99515 4789


Zé Hamilton anuncia decisão sobre pré-candidatura depois do carnaval

Zé Hamilton será candidato a prefeito? Terá apoio do Dr. Hélio, que indicará seu vice? Zé Hamilton apoiará Dr. Hélio a prefeito indicando o vice? Zé Hamilton apoiará Florentino Neto a prefeito? Zé Hamilton apoiará nome novo? Isso tudo ele responderá na TV Costa Norte… depois do carnaval.
O suplente de senador José Hamilton, em resposta a contato telefônico da produção da TV Costa Norte, quando convidado a conceder entrevista ao vivo no estúdio da emissora sobre supostas tratativas sobre sua pré-candidatura a prefeito de Parnaíba, confirmou sua ida para depois do carnaval.
Rapidamente o petebisda confirmou seu nome como pré-candidato a prefeito em 2020 dizendo: “Se isso for vontade do povo meu nome já está à disposição. Venho dizendo isso há mais de dois anos”.
O ex-prefeito também confirmou que tem sim tido conversas com várias lideranças, sendo imprescindível que participem do diálogo e da formação de uma chapa de oposição competitiva na cidade.
Zé Hamilton concluiu dizendo que o importante não é quem será o candidato, mas sim a formação do grupo, sempre baseando campanha na propositura de projetos e soluções para a cidade, respeito aos adversários e à população que mais do que nunca está atenta e cansada da velha forma de fazer política.
O Portal Costa Norte divulgará a data da entrevista assim que ela for confirmada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...