29 de mai. de 2013

OPINIÃO - Regis Rocha

Caro Bernardo Silva,

A resposta pode ser simples como a pergunta ou complexa como a questão social que herdamos, de longa data, no Brasil.
Se simples: o bolsa família existe porque em nosso pais existem uma massa esmagadora de excluídos e que sobrevivem, na maioria das vezes, exclusivamente deste beneficio.
Se complexa: os programas de transferência de renda, pagos com recursos oriundos de impostos de todos nós, foi uma forma de amenizar, embora de forma ainda precária  a fome de grande parte de nossos irmãos Brasileiros. O Programa não visa simplesmente transferir renda, ele teoricamente deveria ser seguido de ações que promovam a autonomia dos sujeitos como geração de renda própria, profissionalização, investimento em educação, saúde, educação e demais critérios que garantam a emancipação dos beneficiários. Muitos não concordam e até criticam o caráter assistencialista e paternalista do programa, mas esquecem que os altos índices de desigualdade oriundos da competitividade perversa do sistema capitalista, que ao tempo que acumula riqueza na mão de poucos, desencadeia de forma lastimável um empobrecimento e a exclusão da grande maioria.
É possível e preciso melhorar o programa e acredito que nós, eu e você, podemos de certa forma contribuir com o combate à miséria em nosso país, começando pela forma como enxergamos o mundo e como podemos utilizar os espaços na mídia para construir este novo projeto nacional.


um grande abraço!
Régis Rocha 


Veja abaixo a matéria do jornalista Bernardo Silva no Blog do Pessoa 


BOLSA FAMÍLIA - Pergunta à mesa


Se o governo e o PT garantem que dezenas de milhões de 

brasileiros saíram da pobreza, por que ainda existe o Bolsa 

Família?

Por Bernardo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...