Recomendo a leitura do livro por todos que atuam na imprensa piauiense e também pela população parnaibana.
O autor resgata a frase do Deputado Pinheiro Machado: "O Piauí é um abacate chupado pelo bico", referindo-se à época em que a economia piauiense transitava pelo Rio Parnaíba até o litoral e a Princesa do Igaraçú liderava e crescia.
A alegoria ao "Y" tem a ver com a bifurcação das BR em Teresina, para Fortaleza e São Luís, deixando Parnaiba no isolamento, esquecimento, abandono, decadência e SEM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO. Mesmo a ativação parcial do DITALPI e alguns passos ensaiados rumo à ZPE, além de uma excelente pista de pouso sem voos, naufragam em termos de desenvolvimento e perspectivas pela falta de conclusão do porto marítimo, reativação da ferrovia e desassoreamento da hidrovia.
Além de projetos tecnicamente bem elaborados, de forma participativa, falta também LIDERANÇA POLÍTICA para o bem comum, para o todo, visão de estadistas e gestão séria.
Acorda Piauí, terra querida!
Esta obra deve ser lida principalmente por todos os estudantes a partir do ensino fundamental para que, quem sabe, no futuro, a próxima geração possa fazer algo e sairmos do discurso e promessas.
EDIVAN BATISTA CARVALHO
E so essas besteiras que a gente ver na Parnaiba.
ResponderExcluirNao ha esforco em falar sobre agricultura irrigada ( pra gerar empregos), melhoramento no turismo ( atendimento na area de lazer e servicos medicos), ou olhar como as obras redes de transmissao de energia eletrica e producao de energia eolica em nossa cidade para oferecer energia de qualidade para populacao, comerciantes e investidore que querem gerar empregos aqui).
SO BESTEIRA QUE NAO DA EMPREGO NESSA CIDADE.
TUDO SATISFEITO COM O QUE TA ACONTECENDO NESSA CIDADE QUE PODERIA GERAR MILHARES DE EMPREGO PARA PARNAIBANOS E OUTROS PIAUIENSES.
SO VEJO REUNIOES DE BESTEIRAS NESSA CIDADE UNIVERSITARIA CONFORMADA.
EU ACHO QUE NAO SOU PARNAIBANO.
PQ MINHA CABECA NAO CONSEGUE ENTENDER TANTA BURRICE E PREGUICA.
Desculpa pelo o ultimo comentario pensava que essa palestra seria novamente sobre os absurdos desses orgao ambientais que pensam que nao ha pessoas aqui no litoral do Piaui.
ResponderExcluirDevemos sim cuidar do meio ambiente, mas nao podemos travar tudo que e de investimento pq a Parnaiba tem 150 mil habitantes e o centro de uma populacao de 800 mil pessoas.
Ate as eolicas os orgaos ambientais estao querendo impedir. Se tivessemos um excesso eu ate concordaria, mas nao temos. No entanto, temos um deficit energetico aqui que impede qualquer investidor daqui. Isso e um absurdo e nao aceito pq o IBAMA NAO VAI DE DAR EMPREGO. EU NAO QUERO IR PARA O SUDESDE DO BRASIL DE A MINHA TERRA PODE GERAR EMPREGOS.
Menezes Recife escreveu:
ResponderExcluirNão sei se o EDIVAN é o amigo do
Banco do Brasil dos idos de l976
quando assumimos, ele em Elebão Ve-
loso e eu em Água Branca(PI). Velhos tempos de república.
O problema e energetico .
ResponderExcluir