|
Produção de cajuína será afetada pela seca
|
A deliciosa bebida piauiense, a cajuína, pode sofrer uma redução considerável na produção deste ano. Originada do caju, uma fruta perene de uma safra anual, tem produção em períodos diferentes no Estado, relacionados à região.
De acordo com a Emater, a perda na produção é esperada, mas que não há previsões em relação a números. “Não podemos oferecer dados concretos ainda, o que temos feito é acompanhar a situação de perto com os municípios e aguardar o resultado da produção. Se houver perdas consideráveis para os produtores, nós providenciamos medidas de amparo do governo, como o seguro-safra, para aqueles que têm a renda comprometida”, disse o assessor de agroindústria do caju, Milton Costa.
O Piauí, que reúne 120 produtores de cajuína cooperados, registrou a produção e comercialização de 1,5 milhão de garrafas da bebida, apenas em 2011.
gostaria de ser informado do site de alguns produtores de cajuina em garrafas. Quero adquirir algumas unidades para consumo doméstico. Obrigado. Márcio, de Natal (RN).
ResponderExcluir