Uma boa notícia para o Piauí. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado está fora da lista de risco do surto de dengue. Os dados foram divulgados esta semana e mostram que o último boletim do Liraa (Levantamento de Infestação do Aedes aegypti), emitido em setembro de 2009, não inclui a capital do estado.
Além do Piauí, no Nordeste só o Rio Grande do Norte não apresenta cidades relacionadas. Com relação à maior incidência de municípios em risco no Brasil, Bahia, Maranhão e São Paulo lideram a lista.
Diante dos números positivos para o Piauí, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) destacou que as autoridades de saúde do estado estão de parabéns por essa conquista. “Temos que eliminar de uma vez por todas a dengue do nosso Estado. A queda no número de casos representa também a diminuição de mortes em função da doença”, destacou o senador.
Em 2011, o senador Ciro Nogueira produziu e distribuiu nas escolas públicas e prefeituras piauienses uma cartilha contendo informações sobre a doença, os modos de transmissão, sintomas, tratamento, diagnóstico, além de atividades educativas voltadas para crianças enfatizando o combate à epidemia.
“Tivemos essa preocupação em alertar e informar a população e encontramos nessa cartilha um meio fácil, rápido e até mesmo divertido de alertar os mais jovens sobre a dengue. A cartilha foi distribuída nas escolas, prefeituras, entidades de classe para que todos possam saber a melhor forma de combater o mosquito da dengue, já que a prevenção é a chave no combate dessa doença”, destacou o progressista.
Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde outros 265 municípios continuam em alerta, cinco deles no Piauí, que teve 10 cidades com resultado satisfatório em janeiro de 2012.
Edição Blog do Pessoa
aqui em casa são 3 meses que ñ passa o agente, será que esse pessoal ñ estão trabalhando
ResponderExcluir