28 de mar. de 2011

A ausência de acessibilidade no ambiente construído

De fato e de direito, a Lei da Acessibilidade, n.10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Assim destaca, Santos (2004) que a acessibilidade é um dos principais fatores que rege a inter-relação entre a sociedade e indivíduos portadores de deficiências, influenciando em vários aspectos diretamente ligados a seus direitos enquanto cidadão.
Daí constatamos que, a mobilidade com autonomia e segurança, constitui um direito universal e resulta das conquistas sociais e do conceito de cidadania. Desta forma, com base na universalidade do direito de ir e vir, projetos novos de acessibilidade estão surgindo cada vez mais e trazendo inúmeros benefícios à população em geral, nos quatro cantos do planeta.
Podemos observar que nos últimos anos, tem-se notado uma preocupação progressiva com as questões de acessibilidade de pessoas idosas e com deficiência física aos espaços, sejam eles de uso público ou privado em todo o globo terrestre.
No estimulante momento em que vivemos de verdadeira ebulição intelectual, jurídica e social, com o advento da legislação de amparo e proteção as pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, encontramos em Parnaíba uma situação bastante agravante quando reduzimos esta busca pelo acesso as pessoas com dificuldades de locomoção. Podemos observar que na clínica CLIMED localizada na avenida Chagas Rodrigues (centro), no seu ambiente construído, não há rampa de acesso para deficientes físicos, pessoas idosos ou pessoas com problemas de locomoção, assim sendo, este acesso é ainda muito deficitário. Tal realidade será um descaso, falta de respeito, esquecimento ou simplesmente economia de custo???
Importante dizer: “ Acessibilidade: direitos de todos.”



De já agradeço,

Observador.imparcial, um informador a disposição do bem-estar e melhoria da população.

Edição Blog do Pessoa 

6 comentários:

  1. Meu Deus!!!
    Um absurdo, logo numa clínica médica.
    Acessibilidade nada!!!!

    ResponderExcluir
  2. E o "doutor" dono deste consultório é o màximo, de simpatia, de competência, de ben tratar os pacientes, para não dizer o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Qual o problema, nunca vi niguém entrando nesta "clínica mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Sou cadeirante, muito válido a matéria do observador.imparcial.
    Não é bobagem, pois, acessibilidade é um direitos de todos.

    ResponderExcluir
  5. Será que não tem interesse político do Proprietario desse blog??? quantos lugares existem aqui sem acesso para cadeirantes????????? porque justamente mostrar fotos de um unico lugar??? é valido a reportagem, mas extremamente ofenciva.
    Apoio que exista acessibilidade, mas que fale de um modo GERAL, sem precisar ATACAR a ninguém.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...