27 de nov. de 2010

Vereador Fernando Gomes repudia nota publicada no Jornal Meio Norte


O Vereador petista Fernando Gomes repudiou a matéria Jornal Meio Norte de Teresina, edição de 26 de novembro 2010, assinado por Thays Teixeira, com o Título “Caranguejos são contaminados por agrotóxicos”.

Segundo Ela “Os caranguejos do Delta do Parnaíba estão sofrendo contaminação de agrotóxicos no litoral do Piauí”.

O Vereador Contesta: 

1º - Não são os caranguejos que se contaminam;
2º - Não é no litoral do Piauí;
3º - A foto que ilustra a nota é do caranguejo-uçá que se comercializa e consome em grande quantidade na região.

“Hoje inicia o 5º Festival do Caranguejo, seria esta a contribuição do JMN? Será que esta Jornalista tem noção da gravidade as suas declarações? Noticiar que o nosso caranguejo é contaminado é uma irresponsabilidade”.

Por Juraci Sampaio – 180graus Parnaíba
Edição Blog do Pessoa 

5 comentários:

  1. Segundo informações publicadas, este assunto de caranguejos contaminados já existia quando o citado vereador era gerente do ESREG/IBAMA/PHB.
    Em fevereiro deste ano, por exemplo, “o levantamento feito pelos técnicos da Adapi e Ibama confirmou a contaminação pelo agrotóxico, a morte dos caranguejos e a morte de um jovem de 23 anos, filho de um rizicultor”, declarou Eline Chaves, que provocou um choque na última reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente.
    Os técnicos do Ibama e da Adapi confirmaram que alguns moradores de Ilha Grande comeram cranguejos contaminados por agrotóxico. “Eles não venderam os caranguejos. Eles comeram. Os caranguejos ficam meio tontos quando estão contaminados pelo agrotóxico”, declarou Eline Chaves.
    A comentarista guajajara postou na data de 03/03/2010 - 19:28: "Essa prática não é tão rescente, e ocorre em grande parte das terras agricultáveis do Delta do Parnaiba. O agrotóxico ALDRIN é largamente utilizado para dizimar os aratus. Resta agora, efetuar um levantamento com amostragem ampla para determinar a amplitude da contaminação e quais os efeitos indesejados no longo prazo."

    Resta a pergunta, por que o citado vereador pretende minimizar até omitir um problema que pode atingir grande parte da sociedade?
    "Será que este vereador tem noção da gravidade as suas declarações? Noticiar que o nosso caranguejo não é contaminado é uma irresponsabilidade”.

    ResponderExcluir
  2. Bom é que agora o jornal vai levantar a vida do questiondar e aparecerá tanta coisa... "Os pés do pavão, não se escondem em sua vistosa plumagem"

    ResponderExcluir
  3. EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA, ANTES O SR FERNANDO ERA DO IBAMA, AGORA É VEREADOR E COMO TAL NESCESSITA DE VOTOS, NÃO IMPORTA O PREÇO, TODOS SÃO IGUAIS.

    ResponderExcluir
  4. Esta contaminação vem de muito longe. Já estive em 2003 juntamente com a Dra. Ana, dando palestras para os moradores da ilha das canárias sobre produtos orgânicos usados em substituição aos pesticidas.Na palestra sentimos muita resistencia dos moradores em usar produtos alternativos ou orgânicos e creio que continuam até hoje a usar estes venenos que contaminam todo o ambiente terrestre e aquático. Ressalto que esta palestra foi feita por mim e pela Dra. Ana a pedido de um tecnico do IBAMA.

    ResponderExcluir
  5. Esse vereador está mais preocupado com um festival e com votos do que com a saúde e vidas das pessoas. Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...