Uma nova pesquisa do Instituto Amostragem confirma a liderança do candidato do PSDB, Sílvio Mendes, na corrida pelo Governo do Estado. Ela mostra também que o governador Wilson Martins (PSB) se distanciou do senador João Vicente Claudino (PTB) na disputa pela segunda vaga de candidato a governador no segundo turno.
Nesta nova pesquisa do Amostragem, Sílvio Mendes aparece com 34,48% dos votos estimulados. Em seguida, vem o governador Wilson Martins, com 30,08%. O senador João Vicente Claudino pontua com 18,56% das citações. Os eleitores que se declararam indecisos ou não quiseram opinar somam 10,55%, enquanto os nulos e brancos totalizam 4,66%.
Na mesma pesquisa, a candidata a governadora pela PV, vereadora Teresa Brito, alcançou 1,14%. Geraldo Carvalho (PSTU) e Lourdes Melo (PCO) empataram em 0,18%. Também estão empatados os candidatos Avelar (PSL) e Romualdo (PSol), em 0,09%. O candidato do PMN, Francisco Macedo, não recebeu nenhuma citação.
A pesquisa do Amostragem foi realizada entre 19 e 22 de agosto, em 42 municípios piauienses. Foram ouvidos 1.137 eleitores. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral recebeu o número 23337/2010.
Simulação de segundo turno
O Amostragem fez uma sondagem também para o segundo turno da eleição de governador. Foram levados em conta três cenários. No primeiro, com Sílvio Mendes e João Vicente Claudino disputando o governo. O tucano aparece com 55% e o petebista com 28%.
No segundo cenário, o instituto apresentou Wilson Mar-tins e João Vicente como candidatos. O governador obteve 49,69% das intenções de voto e o senador ficou com 30,61%.
Já no terceiro cenário, o Amostragem considerou que a disputa no segundo turno se desse entre o Sílvio e Wilson. Neste caso, o candidato do PSDB leva vantagem de 12 pontos sobre o governador. Sílvio aparece com 48,55% e Wilson com 36,68%.
REJEIÇÃO - A pesquisa do Instituto Amos-tragem apurou que o candidato a governador pelo PTB é o mais rejeitado. João Vicente Claudino aparece com 25,42% de rejeição. Depois dele, vem o governador Wilson Martins, rejeitado por 11,87% dos eleitores ouvidos pelo Amostragem.
O candidato Avelar aparece com 11,52%, Teresa Brito com 10,2%, Geraldo Carvalho e Macedo com 7,92% e Romualdo com 8,35%. A menor rejeição é a do candidato Sílvio Mendes. Ele aparece com 6,86%.
O FAVORITO - O instituto perguntou ainda aos eleitores quem vai ganhar a eleição para governador. 30,96% responderam que é Sílvio Mendes, 27,44% que é Wilson Martins e 15,30% que é João Vicente Claudino. Entre os entrevistados, 25,85% dos eleitores não quiseram responder a esta pergunta.
Fonte: Diário do Povo
Numa eleição como essa,com três candidatos fortes e que provavelmente irá para o segundo turno,pouca rejeição é fundamental para a vitória,pois os eleitores do candidato que não irá para o segundo turno (o terceiro colocado),provavelmente votarão no que tiver menor rejeição!
ResponderExcluirpor isso acredito que o SILVIO MENDES larga na frente do WIlSON e JVC
é 45!
Rapaz, com tanta gastança de dinheiro e tem gente ai que não consegue passar do Silvio. Sei não negada. DR. SILVIO PODE CHEGAR LÁ!!
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas é o próximo governador do Estado!!!!!
ResponderExcluirSem sombras de dúvidas o Sílvio Mendes vai ser engolido pela porca.
ResponderExcluir