25 de nov. de 2009
Turista alemão que morreu no litoral não tinha gripe suína, revela laudo
O resultado do exame foi divulgado nesta quarta-feira pela Sesapi. O corpo continua numa das geladeiras do IML.
A Secretaria de Saúde recebeu nesta terça-feira(25) o resultado do exame para gripe A do alemão Tarol Jars, que teria morrido com suspeita da doença em Barra Grande no início do mês. O exame deu negativo para o vírus H1N1.
Tarol Jars teria se sentido mal e caído da embarcação quando praticava kite surf no litoral piauiense e morreu na praia.
O diretor do Lacen, Ronaldo Costa, disse que foram retirados tecidos do brônquio e do pulmão, por conta de um depoimento de uma testemunha que disse que ele estaria gripado e foram enviados para o Hospital Adolfo Lutz em São Paulo, que depois de 10 dias descartou todos os indícios.
Peritos da Polícia Federal e o médico legista fizeram vários exames no corpo no Instituto Médico Legal (IML), para detectar a causa da morte. Exames toxicológicos para saber se ele havia consumido drogas também foram realizados.
O corpo do alemão continua numa das geladeiras do IML em Teresina. A embaixada da Alemanha no Brasil já demonstrou interesse em fazer o transporte do corpo para o país de origem.
Segundo o diretor do IML, Raimundo Milton, o Instituto aguarda os resultados dos exames para concluir o laudo cadavérico. “Esperamos a Secretaria da Saúde nos enviar o resultado do exame da gripe A e vamos entrar em contato com a PF para saber do toxicológico”, afirmou.
NOTA DA SESAPI:
Boletim Influenza A no Piauí - atualizado em 25/11/09
O Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A (H1N1) informa que, de 11 de maio a 24 de novembro de 2009, foram confirmados laboratorialmente 111 casos de Influenza A (H1N1) e mais 63 por vínculo epidemiológico. Estão sendo aguardados resultados de mais 13 casos que estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz (São Paulo).
O resultado do exame do turista alemão Tarol Jars, que faleceu no início deste mês, no litoral piauiense, descartou a hipótese de que ele estivesse com Influenza A.
A confirmação por vínculo epidemiológico (de acordo com os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde) ocorre quando pessoas que conviveram com paciente que teve resultado positivo para Gripe A também apresentam gripe com os mesmos sinais e sintomas.
QUADRO INFLUENZA A (H1N1) – PIAUÍ - Período: 11/05 a 24/11/09
Casos Confirmados em exame laboratorial................. 111
Casos confirmados por vínculo epidemiológico............. 63
Óbito................................................................ 01
Casos suspeitos................................................... 13
Caroline Oliveira e Leilane Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.