7 de dez. de 2014

A Vipaver é uma empresa Parnaibana e dispõe dos melhores produtos

 

Vipaver Indústria e Comércio de Pré Fabricados fundada em 4 novembro de 2009 na cidade de parnaíba estado do piauí . possuímos uma linha com vários modelos de pisos em concreto, com diferentes opções: em tamanhos, espessuras, core e formas. 

Sinônimo de qualidade conquistada em todo o estado do piauí parte do ceará e maranhão, Vipaver possui grande reconhecimento em seu segmento e vem buscando durante sua trajetória, sempre investir em novas tecnologias, instalações, controle tecnológico, capacitação e especialização de sua equipe, visando sempre a qualidade, a inovação e a responsabilidade social.

Ramo de atividade:
Pre - fabricados, Lajotas , Pavers, Muro de concreto, Chapéu de muro , jardins, Elementos vazados, Meio fios, Platibanda, Tijolos ecológicos

Vendas : 

86 3323-2095 / 86 3323-1563 / 86 9967-5837 ou visite nosso site:www.vipaver.com.br 
 

PRF constata aumento nas ultrapassagens


Risco

No mês de novembro, a Polícia Rodoviária Federal registrou um aumento de 230% no número de ultrapassagens pelo acostamento em todo o Brasil. 
No mesmo período, a ultrapassagem forçada teve um crescimento de 56%. 
As multas mais pesadas não inibiram os motoristas infratores.

(cidadeverde)

Câmera de segurança flagra assalto a comércio no litoral do PI; assista!

A Polícia Militar divulgou imagens do circuito interno de segurança de um comércio localizado no Bairro Ceará em Parnaíba, que mostram o exato momento em que um homem chega no estabelecimento com uma arma em punho e anuncia um assalto. A ação foi rápida e segundo a Polícia pelo menos duas pessoas participaram do roubo qualificado.
A Polícia acredita que o assaltante de capacete preto é “Cláudio Lambreta”, preso na manhã da última quinta-feira (04/12) durante uma operação da PM no Bairro São Vicente de Paula. O suspeito se encontrava foragido da Cadeia Pública de Chaval-CE, onde cumpria pena pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.
O capacete que aparece nas imagens é idêntico ao que foi apreendido com “Cláudio Lambreta” na última quinta-feira (04), o que faz a Polícia acreditar que realmente foi ele que realizou esse assalto registrado no dia 24 de novembro deste ano. Contra o acusado havia três mandados de prisão em aberto.
Segundo o delegado Artur Barros Leal, titular do 2º Distrito Policial de Parnaíba, antes de ser recambiado para o Ceará, o investigado será levado para a Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina para o cumprimento da pena dos crimes previstos nos mandados de prisão expedidos pelas Varas Criminais de Parnaíba.
Fonte: Com informações do Portal Costa Norte
Publicado Por: Fábio Carvalho

6 de dez. de 2014

Motorista perde controle e carro capota em estrada de Ilha Grande

Na manhã deste sábado (06/12), um carro capotou após o motorista de nome 'Coelho' perdeu o controle da direção na estrada da PI 210 que dá acesso a cidade de Ilha Grande do Piauí logo após a comunidade Barro Vermelho. O veículo modelo Celta seguia sentido Parnaíba com o motorista que felizmente sofreu apenas escoriações e ferimentos leves pelo corpo. 

Segundo testemunhas o motorista deu sorte porque diante da velocidade o veiculo desgovernado arrancou uma carnaúbeira e ficou parcialmente destruído as margens da estrada. Uma guarnição do PPtran da Policia Militar foi acionada para periciar as causas do acidente com o automóvel que em seguida foi removido por um reboque.
          Motorista que conduzia o veiculo na hora do acidente(imagem do Facebook)
        Edição e imagens: Folha de Parnaíba 

Quem toma café regularmente morre menos de infarto


Boa nova!

O café provoca benefícios para a saúde, segundo pesquisa do InCor.
De acordo com o estudo, nove cafezinhos por dia podem ser benéficos para as pessoas.

O Instituto do Câncer americano disse que quem toma café regularmente morre  menos de infarto do que quem não toma.

(cidadeverde)

Cuba no Piauí


Na primeira etapa
O Piauí foi o estado que recebeu o maior número de profissionais do Mais Médicos. 

São 317 profissionais, 281 deles cubanos. 

"MAROADO" Para o Resto da vida


Pois é!

Pesquisa aponta que maconha na adolescência pode afetar inteligência.
E pode piorar a memória dos usuários para o resto da vida.
Os cientistas concluíram que o cérebro do jovem é mais vulnerável aos efeitos da droga. 

(cidadeverde)

Zé Filho vai deixar salário em dia


Em dia 

O líder do governador Zé Filho na Assembleia Legislativa, deputado estadual João Madson é bem otimista.
E garante que o governador vai sair sem dever nenhum servidor.
(cidadeverde)

Dupla em moto irregular é flagrada com maconha

A dupla flagrada em moto irregular e transportando maconha foi levada para a Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos.

Dupla suspeita é interceptada pela polícia que acaba achando maconha e uma moto irregular. O fato aconteceu quando a Polícia Militar, através de uma guarnição de moto patrulhamento da Força Tática, sob comando do soldado Costa Filho, tendo como patrulheiro o soldado Joel, observou dois rapazes, de comportamento suspeito, que desciam a ponte Simplício Dias com destino a cento de Parnaíba. Eles estavam em uma moto Yamaha Lander, de cor azul.

Os policiais fizeram a abordagem às 20h20min de sexta-feira (05/11) na Rua Coronel Ribeiro, Bairro do Carmo, e encontraram com o condutor uma porção de maconha. Ele foi identificado pelo nome de Carlos Júnior de Carvalho Araújo, 20 anos, e trazia como passageiro um adolescente de 17 anos de idade. Por conta das irregularidades da moto, o Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) realizou o procedimento administrativo e fez a apreensão.

Outra guarnição da Força Tática, sob comando do sargento Aroldo, conduziu os detidos para a Central de Flagrantes. Carlos Araújo foi autuado por uso de drogas e seu colega adolescente foi liberado antes dos policiais de serem iniciados os procedimentos legais, já que era somente o passageiro.


Carlos Júnior de Carvalho Araújo
Maconha apreendida com a dupla
Da redação do Jornal da Parnaíba

Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

O papel do cidadão e a administração de papel!!! (*)

Conheci há seis anos um garoto muito inteligente e saudável. Na época ele tinha dez anos. Ele ainda mora na mesma casa, num bairro pobre da nossa Parnaíba. A surpresa que tive ao reencontrá-lo outro dia é que aos 16 anos estava entregue ao crack e o que é pior, usado como instrumento das gangues na rede de distribuição das drogas. Lembrei que ele brincou com meu filho da sua mesma idade. Causou-me um tremendo mal estar vê aquele jovem sem perspectiva nenhuma e ao mesmo tempo vi nele a imagem do meu filho que se prepara para ingressar numa faculdade. O que os separa? Qual a responsabilidade que temos sobre isso? Qual o papel do poder público no que tange à responsabilidade em permitir um futuro melhor aos nossos jovens? O que está sendo feito na repressão do tráfico de drogas? Em nível local qual a política pública para o enfrentamento das drogas? Há apoio para o tratamento de dependentes químicos?
Partindo deste caso real quero refletir sobre o nosso papel enquanto cidadãos e dos agentes públicos. Qual é o projeto político que está em curso em Parnaíba? Com a nossa ação ou omissão, qual o tecido social que estamos montando? O que ainda pode ser feito?
A atual administração conduzida pelo jovem Florentino Neto (PT) parece desnorteada ou não? Será que a estratégia de poder é mais importante que a vida das pessoas? Estarão certos eles que conduzem uma gestão medíocre, porém ancorada na máxima de que o “povo” tem memória curta e se deixa levar pelas pequenas e falsas vantagens apresentadas nas vésperas de um pleito eleitoral?
Eles não se deram conta, nem nós, mas não é só a corrupção que se assola no meio apodrecido da política, ao fim, o prejuízo maior está na falta de esperança que se está perdendo. O povo não tem mais em quem acreditar, em quem confiar. Por isso, a irresponsabilidade, a falta de compromisso e o desleixo da ação pública transformaram, em boa medida, a classe política na mais desacreditada de toda a sociedade.
Olhando como olhamos para a política depois que se revelaram as primeiras sujeiras da Operação “Lava Jato” fica difícil confiar se os processos eleitorais são legítimos de fato. O dinheiro faz toda a diferença! Fez em 2012? E em 2014? Fará em 2016?
Mal saímos de uma eleição e já assistimos as articulações para o pleito de 2016. Quando se fala em sucessão municipal muitos dizem que dificilmente se “toma” o poder do atual prefeito, afinal ele tem a “máquina” que se soma ao governo do estado a partir de janeiro de 2015 e de quebra o governo federal. Como enfrentar toda essa estrutura? Este é o principal argumento pautado nas mais diversificadas rodas que trata do assunto, independente do nível social ou econômico dos participantes.
Não se questiona porque não se desenvolvem políticas sociais mais justas que permitam as pessoas produzirem e ganharem o seu próprio pão com o esforço e o suor do seu rosto? Qual a razão de tantas obras inacabadas? Porque a política de atenção básica de saúde não funciona? Pra que tantos cargos comissionados sem a devida realização da jornada de trabalho? Porque escolas públicas de municípios infinitamente mais pobres têm um ensino de qualidade superior ao nosso? O que estão fazendo aos nossos jovens? São perguntas que deveriam estar na frente das discussões políticas e deveriam causar indignação em todos.
Mas não, parece que vivemos num paraíso! Quando falamos sobre a inoperância da gestão pública frente aos desafios e a capacidade de enfrentamento real das dificuldades, as pessoas não se sentem responsáveis nem mesmo por ter escolhido o seu representante político, quanto menos por exigir que honre o seu voto. Levantar reflexões do tipo soa mal para quem se beneficia do poder, mas no íntimo da consciência eles sabem que o “povo” está sendo lesado, mais que isso, condenado pelo imediatismo, egoísmo e omissão.
È patente a contradição na ação humana. O indivíduo sofre todas as dificuldades que poderiam ser amenizadas pela boa prática administrativa no âmbito municipal e mesmo assim contribui com esse sistema ao validar a sua gestão ou ao achar que isso não lhe diz respeito.
O povo tem o poder de escolha, logo é legítima a representação. Nem sempre! Os mais pobres é que sofrem mais em razão dos desmandos e pela falta de compromisso dos gestores. Dizem que o povo tem o governo que merece! Mas como exigir que esse mais pobre fizesse uma reflexão sobre a conjuntura política e suas motivações? Para a grande massa de miseráveis o que importa é a sobrevivência, é comer no dia que amanhece. Como se preocupar com a representação política? Como se preocupar com os problemas sociais? Comer é do instinto animal, o que comer é cultural...
Estamos perdidos? Não, não e não! Se a maioria da população é composta por pessoas de bem como permitir que uns poucos produza tanto mal? É preciso que haja uma mobilização no sentido de exigir que o poder público cumpra o papel que, ao fim, é o de promover o bem-estar social. Em não havendo uma decisão consciente desta autodeterminação, façamo-na valer! Cumpramos nós, o nosso papel!!!


(*) Fernando Gomes, sociólogo, eleitor, cidadão e contribuinte parnaibano.      

ÍCARO PHB - Novas Turmas PRÉ-ENEM

Prefeitura de Cajueiro abandona mais dois veículos

Dois veículos da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia estão abandonados no pátio da Secretaria de Saúde daquele município há quase dois anos.

Desde o início do ano de 2013, dois veículos da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cajueiro da Praia, um Fiat Elba, branco, Placa LVG 7031, e uma ambulância Fiat/Ducato, branca, placa LWE 7302 encontram-se abandonados no pátio da Secretaria de Saúde, praticamente abandonados.

O Fiat Uno foi uma doação do Ibama para o município e servia de transporte das equipes do NASF e das equipes de psicólogas e assistentes sociais em visitas às comunidades e aos postos de saúde espalhados pelo município. Já a ambulância foi doada pelo Governo Federal em parceria com o estado do Piauí.


Os dois veículos são do patrimônio Publico  Municipal e estão se deteriorando, no sol, na poeira diária, sujeitos as intempéries e sem servir a população do Município de Cajueiro da Praia.  Além disso, o abandono de bens públicos pode ser considerado como crime de dano qualificado, conforme artigo 163, parágrafo único, inciso III do código Penal.

Ainda existe estacionada na garagem da Secretaria de Saúde uma ambulância zero aguardando há quase um ano pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Cajueiro. Atualmente duas ambulâncias prestam serviços no município para transportar pacientes para os hospitais de Parnaíba e Teresina e quando estas duas estão em deslocamento o município fica desguarnecido do serviço de emergências.

Com estes dois passa para três os veículos abandonados pela prefeitura na atual gestão.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Global Net, indo mais longe para atender você


SE DILMA PODE OS OUTROS PODEM TAMBÉM


ZÉ FILHO DEVE USAR O MODELO DILMA PARA TAMBÉM NÃO CUMPRIR A LDO DE 2014 – Já que o governador Zé Filho está impossibilitado de cumprir compromissos por força de não poder ultrapassar a cota definida para a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, o exemplo dado pela Presidente da República, abre o precedente, de que, todos os governadores, também, usem a força de sua coligação aprovando no legislativo também, a liberdade de poder extrapolar os limites permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
JUSTIÇA DEVE ESTAR A SERVIÇO DO POVO E NÃO DE OUTROS PODERES – Quem paga o salário de procuradores, juízes, desembargadores e ministros, é o contribuinte brasileiro, o povo, daí entendermos, que a Justiça não deve ter complacência, quanto a punição de corruptos que avançam no dinheiro de seus patrões, o povo brasileiro. O povo paga e bem esses nobres senhores da justiça para julgar, condenar ou libertar aqueles que mereçam a condenação ou a liberdade que somente a justiça pode fazê-lo. Por isso que “todo poder emana do povo e só por ele será exercido” essa é uma das normas constitucionais encontradas na CF. Por isso, chega de subserviência do judiciário ao executivo. O povo tem sede de justiça. Por isso, cadeia nesses corruptos.
            
                                    P  I  M  E  N  T  I  N  H  A
*  Irresponsabilidade: o Brasil é mesmo o país dos absurdos. Quando uma Lei é desrespeitada pelo poder Executivo, que deve ter a responsabilidade com os limites dos gastos públicos, o executivo compra o Congresso e muda a Lei.     
* -Para os deputados e senadores aprovarem a vontade do Executivo, que estourou os limites de gastos públicos, é liberado as chamadas “emendas parlamentares” que no fundo no fundo, nada mais é do que cooptar o parlamento. Ou melhor, comprar deputados e senadores.
* -Essas emendas são imorais e viciadas. A falta de vergonha é tanta,  que a cada projeto de interesse do governo no Congresso, o Presidente anuncia a liberação de milhões para a sua bancada.
* -Assim, os parlamentares chapa branca, se comportam, pois, somente votarão se receberem a bufunfa, rotulada de emenda parlamentar.
* - Fora do nosso país, o mundo civilizado deve ter nojo da politicalha de nosso país, daí estarmos em 72º lugar no Ranking mundial dos países mais corruptos.
* - Mas, infelizmente, no Brasil, quanto mais o político rouba, mais o povo vota nele. Exemplo: Maluf, governos Lula e Dilma. Eita povo ladrão!!
* -Aliás, para ser mais justo, no Brasil é muito difícil encontrar um partido no poder, de Presidente a Prefeito, que não se pratique, imorais roubalheiras.
* -O mais vergonhoso é que o povo sem educação e instrução, aceita vender o voto por um prato de comida em projetos imorais como esse do Bolsa Família.
*   Aliás, no Brasil se corrompe a tudo e a todos, é o mais safado do mundo em roubalheira e corrupção de políticos. (Tomaz Teixeira)

Rendeiras dos Morros da Mariana ganham fama ao levar artesanato colonial da Ilha Grande às passarelas

Peças feitas por domésticas fazem sucesso em vários países da Europa. Arte é repassada há gerações pelas rendeiras de Ilha Grande, litoral do Piauí.

Ex-primeira-dama Marisa Silva já usou peças
 produzidas pelas rendeiras do Piauí.
A arte de trançar fios de algodão ou seda é ensinada de mãe para filha há mais de três séculos no bairro Morros da Mariana, na cidade de Ilha Grande, Litoral do Piauí. Mulheres de pescadores, donas de casa e até matriarcas da família viram na renda uma oportunidade para lucrar. Para fabricar as peças, as artesãs utilizam o bilro que é uma técnica trazida pelos portugueses na era colonial. O sucesso do artesanato ultrapassou fronteiras e atualmente é reconhecido nos principais eventos de moda do país e do exterior, além de vestir famosos como atriz Cláudia Raia e a ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula.

A confecção delicada e complexa é reflexo da vida tranquila na localidade, cujo nome se refere a rendeira Mariana Alexandro Viana, uma das primeiras moradoras da região no século 17. A renda de bilro é fonte de complemento orçamentário, de distração e elo entre as mulheres que marcam a história do Nordeste e o Morros da Mariana.

Cláudia Raia e Celulari compraram vestido
das rendeiras para sua filha Sophia
As rendas são feitas em cima de uma almofada recheada com palha de carnaúba, onde é colocado um desenho que serve como molde para o trançado dos bilros. Para fazer o bordado, as rendeiras utilizam pedaços de madeira colados a um coco típico da região conhecido como 'tucum'. (veja no vídeo acima)

Enquanto os maridos saem cedo para pescar, as artesãs se dedicam aos afazeres domésticos e ao artesanato. Com paciência e maestria, seguem fazendo a renda da mesma forma que outras muitas gerações de mulheres de sua família já faziam, mas elas atualizaram essa arte acrescentando os fios de seda a tradicional linha de algodão.

Isa Maria apesar da idade continua com a
técnica de trançar fios
A aposentada Isa Maria da Luz, 78 anos, contou ter aprendido o artesanato aos 10 anos e que na sua época era comum várias meninas se reunirem na calçada para fazerem renda. "Nesse tempo é que tinha muita produção. Quando chegava próximos aos festejos, as garotas faziam ainda mais renda para juntar dinheiro e comprar um vestido de ir na festa", lembrou.

Apesar da idade, a artesã Isa Maria (foto ao loado, declarou continuar com a técnica que lhe ajudou a criar sozinha os 10 filhos.

"Ainda hoje eu faço pelo costume de não ficar parada. Trabalhei em colégio durante um tempo, mas foi a renda que sempre esteve comigo. Fazia a noite com luz da lamparina, porque gostava de fazer e precisava completar o dinheiro de casa", declarou Isa Maria.

Socorro Reis e o estilista Valter Rodrigues no
São Paulo Fashion Week
Outra que não larga mão do bordado é a empregada doméstica Laura Maria da Costa Sousa, 58 anos. Ela começou a fazer renda aos 9 anos com sua mãe e, mesmo com outro emprego, reserva todo o horário da tarde para o artesanato. "Não tenho muito tempo para fazer meus bordados, mas quando consigo fico até a noite. Não sei viver sem minha renda, amo muito o que eu faço", disse emocionada.

Reconhecimento
Somente em 1993 a arte do bilro ganhou força com a criação da Associação das Rendeiras do Morros da Mariana e a construção da Casa das Rendeiras que possui 120 integrantes. Para a presidente Socorro Reis, um local fixo para as artesãs possibilitou o trabalho em grupo e facilitou o acesso dos compradores, aumentando as vendas.

Trabalho das rendeiras fizeram sucesso
no São Paulo Fashion Week
"Decidimos formar primeiro um grupo porque as rendas do Morros da Mariana sempre foram bastante procuradas e os turistas tinham dificuldade em encontrar as casas das rendeiras. Logo depois ganhamos do governador da época a casa para ser sede da associação e desde o início várias artesãs se registraram, atualmente somos 120 rendeiras",contou Socorro Reis.

No grupo cada artesã tem o seu kit de trabalho com almofada, bico e linha. O salário varia de acordo com a produção individual ou em conjunto, onde as rendeiras só devem pagar a mensalidade de R$ 5 para a manutenção da associação.

"Aqui nós expomos nosso trabalho e vendemos. Às vezes, um vestido é feito por três pessoas ao mesmo tempo e o dinheiro é dividido entre elas. É um trabalho lento e para quem gosta de verdade, pois não é todo mundo que tem paciência. Outro dia uma senhora de 92 anos veio aqui querendo fazer renda, eu entreguei o material para ela e tem feito bastante. Ficou muita animada", explicou a presidente.

Outro fator importante no impulso dessa produção foram as ações que inovaram o design das rendas e as introduziram no circuito de moda. Ainda segundo Socorro Reis, antes o trabalho das rendeiras era fazer apenas bico e renda em metro, com o tempo e melhoria na técnica começaram a produzir vestidos de noiva, blusas e acessórios como mantas, colares e brincos.

"Nesse trabalho conhecemos muitas pessoas importantes como o estilista Valter Rodrigues. Ele ficou sabendo do nosso artesanato, veio fazer um trabalho conosco e nos convidou para participar do São Paulo Fashion Week de 2001. Na época, fizemos muitas reportagens para jornais importantes e ficamos mais conhecidas a partir daí", lembrou.

A presidente da associação disse também que o estilista chegou a retornar ao Piauí depois do desfile, levou algumas peças das rendeiras para São Paulo e através dele veio outros trabalhos para famosos como o vestido de batizado da Sophia Raia Celulari, filha da Claudia Raia e Edson Celulari, a roupa de posse da ex-primeira dama Marisa Letícia, de peças para estilistas da Holanda e outros países da Europa.

Da redação do Jornal da Parnaíba
Por Catarina Costa/G1 PI, em Ilha Grande
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...