24 de jun. de 2026

Mirócles Veras defende reajuste da tabela do SUS e ampliação dos serviços do Hospital Marques Basto para atender Piauí e Maranhão.


Em entrevista concedida ao Blog do Pessoa e ao programa Flagrante, da Rádio Cidade FM, o presidente do Hospital Marques Basto, Mirócles Veras, destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o financiamento da saúde pública e defender mecanismos que garantam melhores condições de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, o Piauí já possui uma experiência diferenciada em relação à tabela do SUS, com complementação de valores em alguns procedimentos por meio do Programa de Redução das Filas, fruto de entendimentos entre o Governo do Estado e os municípios.

Mirócles informou que vem mantendo diálogo com o Ministério da Saúde na busca por reajustes que possam alcançar até 300% em cerca de mil procedimentos cirúrgicos atualmente remunerados por valores considerados defasados.

“Há mais de 20 anos muitos procedimentos não recebem reajustes. Um parto, por exemplo, tem um valor muito baixo na tabela do SUS, o que dificulta a manutenção dos serviços hospitalares”, observou.

O gestor ressaltou ainda a preocupação em evitar que a região Norte do Piauí enfrente dificuldades semelhantes às registradas em Teresina, onde a crescente demanda por pacientes de outros estados tem pressionado a rede pública de saúde.

Nesse contexto, Mirócles Veras revelou ter sido procurado por prefeitos e secretários municipais do Baixo Parnaíba Maranhense para ampliar o atendimento de pacientes maranhenses em áreas como oncologia, cardiologia e procedimentos de alta complexidade.

De acordo com ele, a estrutura instalada do Hospital Marques Basto possui capacidade para absorver um volume maior de atendimentos, desde que haja regulamentação por parte do Governo do Maranhão para formalizar os encaminhamentos.

“O Hospital Marques Basto vem crescendo continuamente no número de cirurgias, exames, sessões de quimioterapia e outros procedimentos. Estamos ampliando o centro cirúrgico, a quimioterapia, os serviços ambulatoriais, a nutrição hospitalar e diversas outras áreas para atender a essa demanda crescente”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo presidente do hospital é a qualificação permanente dos profissionais de saúde da região. A instituição pretende intensificar programas de treinamento destinados a médicos e enfermeiros do Norte do Piauí, com foco no diagnóstico precoce do câncer.

“O diagnóstico precoce é fundamental. Quando a doença é identificada no início, as chances de cura aumentam significativamente. Essa é a nossa missão e a nossa responsabilidade”, concluiu Mirócles Veras.

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba











Alô Prefeitura! Moradores cobram providências para problemas na UBS Módulo 8, no bairro do Carmo

Apesar das reclamações já feitas no Blog do Pessoa e no programa Flagrante, da Rádio Cidade FM, a situação da Unidade Básica de Saúde Módulo 8 – Demerval Décimo Lopes, no bairro do Carmo, continua preocupando trabalhadores, pacientes e moradores da região.

Entre os problemas apontados estão o mato alto nas dependências da unidade, o ar-condicionado da sala de regulação quebrado há vários meses e o piso danificado em diversos pontos, oferecendo riscos aos usuários, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde.

A preocupação é ainda maior pelo fato de muitos pacientes frequentarem o local usando sandálias ou chinelos, podendo sofrer cortes nos pés. Em casos de pessoas diabéticas, uma lesão aparentemente simples pode evoluir para complicações mais graves.

Embora sejam demandas consideradas de pequeno porte, os frequentadores da UBS afirmam que as melhorias são urgentes para garantir condições adequadas de atendimento, conforto e segurança à população.

Fica o apelo ao prefeito Francisco Emanuel, ao secretário municipal de Saúde, Tiago Judá, e às equipes responsáveis pela manutenção das unidades de saúde para que adotem providências e solucionem os problemas existentes no Módulo 8, assegurando mais dignidade e bem-estar aos usuários do sistema público de saúde.

Polícia Civil encaminha dois presos para audiência de custódia em Parnaíba


A Polícia Civil do Piauí encaminhou, na manhã desta quarta-feira (24), dois homens para o Núcleo de Audiência de Custódia da Comarca de Parnaíba.

Confira a relação dos conduzidos e as acusações:

1. Carlos Alberto dos Santos Cunha, 60 anos – preso em flagrante pelos crimes de satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, previsto no Artigo 218-A do Código Penal Brasileiro, e tentativa de estupro de vulnerável, com base no Artigo 217-A combinado com o Artigo 14 do mesmo diploma legal.

2. Marcos Roberto de Moura Sales, 38 anos – preso em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça pelo crime de roubo.

Após os procedimentos realizados na Central de Flagrantes, os dois permanecem à disposição do Poder Judiciário, que analisará a legalidade das prisões durante a audiência de custódia, podendo mantê-las, conceder liberdade provisória ou aplicar medidas cautelares.

Vale ressaltar que a prisão em flagrante ou o cumprimento de mandado judicial não representa condenação definitiva, sendo assegurados aos investigados o direito ao contraditório e à ampla defesa no decorrer do processo.

FIEPI\SENAI - Invista no Futuro da sua Indústria.

 

Ex-presidiário Marcos Pelebreu é preso em Parnaíba

Equipe do Serviço de Inteligência da PM deu entrada na central de flagrantes de Parnaíba no início da tarde desta terça-feira (23), conduzindo o ex-presidiário Marcos Roberto de Moura Sales, 38 anos, o Pelebreu. 

O mandado de prisão cumprido contra ele, é decorrente de condenação com trânsito em jugado no crime de roubo, com pena restante de 08 anos, 04 meses e 262 dias no regime fechado.

Na quarta-feira (24), passará pela audiência de custódia em Parnaíba. 

Em setembro de 2013, pelebreu foi preso envolvido em assalto no meio do mato depois que rolou programa sexual entre sua comparsa e um ciclista, que teve a bicicleta levada  

Em fevereiro do mesmo ano, pelebreu assaltou um subtenente do corpo de bombeiros. 

Milho vai além do sabor nas festas juninas e oferece nutrientes importantes para a saúde


Símbolo das festas juninas e ingrediente principal de receitas como pamonha, canjica, curau e bolo de milho, o milho também é um alimento rico em nutrientes e pode trazer benefícios para a saúde quando consumido com equilíbrio.

Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Afya Parnaíba, Lana Raysa Morais, o grão é uma importante fonte de energia por conter carboidratos, além de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e promovem maior sensação de saciedade.

"O milho é fonte de carboidratos, que fornecem energia; fibras, que ajudam no funcionamento intestinal e na saciedade; além de vitaminas do complexo B, como B1 e B3, importantes para o metabolismo energético", explica a especialista.

Ela destaca ainda a presença de minerais como magnésio, fósforo e potássio, que contribuem para a saúde muscular, óssea e cardiovascular. Outro diferencial do alimento é a presença de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, substâncias associadas à proteção da saúde ocular.

Embora os pratos típicos mantenham parte dos benefícios do milho, a nutricionista alerta que o valor nutricional pode ser alterado de acordo com a receita. "Quando há adição de açúcar, leite condensado, manteiga, creme de leite ou muito sal, o prato fica mais calórico e pode ter maior teor de gorduras e açúcares", afirma.

Por isso, ela reforça que o milho pode integrar uma alimentação equilibrada, especialmente em preparações mais simples, como milho cozido, cuscuz ou bolos com menor quantidade de açúcar e gordura.

A especialista ressalta que pessoas com diabetes, resistência à insulina, obesidade, triglicerídeos elevados ou hipertensão devem ter atenção especial ao consumo das versões mais doces ou com excesso de sal. Ainda assim, não há necessidade de restrições extremas. "Não é preciso proibir, mas ajustar porção, frequência e combinação com outros alimentos", orienta.

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba







Rosário Bezerra confirma que será suplente de Júlio César na candidatura ao Senado


A ex-vereadora Rosário Bezerra confirmou para o CidadeVerde.com que foi definida como indicação do Partido dos Trabalhadores para ocupar a primeira suplência do deputado federal Júlio César na disputa pelo Senado Federal nas eleições de 2026. De acordo com a petista, a decisão foi tomada durante uma longa reunião entre o diretório estadual do PT na segunda-feira (22).

"Fico muito feliz com a missão que me foi dada. O PT se reuniu ontem e definiu esse caminho para a eleição deste ano. Iasmin Dias também havia se retirado da disputa e declarado apoio a mim", disse Rosário Bezerra ao CidadeVerde.com. 

A decisão se consolida após a empresária e filha do ministro Wellington Dias, Iasmin Dias, se manifestar nas redes sociais retirando o nome da discussão, que já era dado como certo por setores da mais alta cúpula petista.

No entanto, ao falar com fontes do PSD, foi dito pelo deputado estadual Georgiano Neto que o nome da petista histórica Rosário Bezerra não foi comunicado oficialmente ao partido psdeísta.(Por Lívia Pessoa\cidadeverde.com)

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba












PROGRAMA SESI DE ESDUCAÇÃO CONTINUADA: Curso de Libras

 

Saphira Torres e Zé Neto celebram o amor em cerimônia intimista em Teresina

Saphira Torres e Zé Neto no emocionante momento do “sim”.

O tão esperado dia do “sim” da médica Saphira Torres Moraes Souza e do advogado Antônio José de Moraes Souza Neto, carinhosamente chamado de Zé Neto, foi marcado por uma emocionante cerimônia de casamento realizada na residência do presidente da FIEPI, Zé Filho, em Teresina.

Zé Filho, Maryanne Moraes Souza e o filho Zé Neto durante a celebração.

Tendo como anfitriã a primeira-dama da FIEPI, Maryanne Moraes Souza, a celebração reuniu familiares e um seleto grupo de amigos mais próximos dos noivos, em um ambiente de muita elegância, romantismo e felicidade.

Os pais da noiva, Rosenildes Torres e Osvaldo Torres, prestigiaram a cerimônia.

A área gourmet da residência foi especialmente decorada para a ocasião, recebendo arranjos florais, castiçais com velas e uma iluminação suave ao redor da piscina, criando um cenário encantador para celebrar a união do jovem casal.

Emocionados, Saphira e Zé Neto oficializaram a nova etapa de suas vidas diante dos familiares e convidados, que acompanharam atentamente cada momento da cerimônia, marcada pela tradicional chuva de pétalas brancas e pelo carinho demonstrado aos recém-casados.

A recepção contou com um refinado menu de entradas, incluindo ceviche de salmão, brie folhado, terrine caprese, croqueta de carne de sol com queijo, mini bruschettas, quiche lorraine, salgados e canapés. No jantar, foram servidos peru, filé ao molho madeira, conchiglione de presunto e queijo ao molho quatro queijos, salada silvestre e farofa de biscoito. A celebração foi encerrada com o corte do bolo e uma mesa de sobremesas.

Zé Neto é filho do presidente da FIEPI, Zé Filho, e de Juliana de Melo Falcão. A noiva é filha de Rosenildes Torres e Osvaldo Torres.

SENAI - Ex-alunos tem 50% de desconto em qualquer curso pago


 

BOTE A DENGUE PRA CORRER

 



Veja também o vídeo;


JIU-JITSU com a HAMMEARD PARNAÍBA


A pré-candidatura do parnaibano Manuel Domingos está confirmada

Manuel Domingos Neto

Manuel Domingos é candidato ao Senado

Pré-candidatura confirmada

Após aceitar a pré-candidatura ao Senado Federal pela Rede Sustentabilidade, Manuel Domingos iniciou o planejamento estratégico de sua caminhada eleitoral. O primeiro passo será a construção de uma plataforma de propostas voltada ao diálogo com a sociedade, reunindo contribuições de diversos segmentos para definir prioridades e metas que poderão compor seu projeto político para as eleições.

Construção de propostas

A equipe de Manuel Domingos informou que a fase inicial da pré-campanha será dedicada à escuta da população e de lideranças sociais. O objetivo é elaborar propostas voltadas para áreas como educação, desenvolvimento social, sustentabilidade, geração de emprego e fortalecimento da cidadania. A iniciativa busca ampliar a participação popular na formulação das diretrizes que irão orientar sua atuação política.

Vaquinha online

Como parte da organização da pré-campanha, Manuel Domingos lançou uma vaquinha online para arrecadar recursos destinados às atividades iniciais do projeto eleitoral. A modalidade de financiamento coletivo tem sido utilizada por pré-candidatos em diversas regiões do país e permite que apoiadores contribuam voluntariamente, observando as regras estabelecidas pela legislação eleitoral vigente.

Manuel Domingos: trajetória e boas expectativas

Com uma trajetória marcada pela defesa da democracia, dos direitos sociais e da participação popular, Manuel Domingos apresenta um perfil diferente de grande parte dos nomes que já se movimentam para a disputa ao Senado Federal. Ao longo de sua atuação pública, esteve ligado a pautas voltadas à cidadania e ao fortalecimento das instituições democráticas. Levantamentos e análises preliminares do cenário eleitoral apontam que seu nome figura entre aqueles com potencial para surpreender o meio político, especialmente pela capacidade de dialogar com diferentes setores da sociedade.(Portalaz)

Agropecuária Industria e Comercio Santos Ltda. - ARROZ LONGÁ

Rua Dr. João Goulart, 810 no Bairro São José em Parnaíba(PI). Cep 64218- 030 - Fone: 86 33212377.

Câmara de Teresina aprova projeto que restringe uso de banheiros femininos a mulheres biológicas


A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em segunda votação realizada nesta terça-feira (23), o projeto de lei que proíbe mulheres trans e travestis de utilizarem banheiros femininos no município. A proposta é de autoria do vereador Petrus Evelyn (PP) e já havia sido aprovada em primeira discussão no último dia 17 de junho.

O texto estabelece critérios baseados no sexo biológico para a formulação de políticas públicas destinadas às mulheres em Teresina. Além da utilização de banheiros exclusivos para mulheres biológicas, a matéria prevê a adoção desse mesmo critério em concursos públicos municipais que envolvam testes de aptidão física e em competições esportivas promovidas ou apoiadas pelo poder público.

O projeto também determina que o Poder Executivo não poderá subsidiar ou patrocinar eventos esportivos que não observem a divisão dos participantes com base no sexo biológico. Segundo o autor da proposta, a iniciativa busca garantir igualdade de condições nas disputas físicas, além de preservar a privacidade, a segurança e a dignidade das mulheres.

A tramitação da matéria foi marcada por debates e manifestações contrárias. Durante a primeira votação, manifestantes protestaram no plenário da Câmara alegando que a proposta possui caráter discriminatório e afronta direitos da população trans.

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), vereador Venâncio Cardoso (MDB), votou contra o projeto tanto na comissão quanto nas duas votações em plenário. Para o parlamentar, a proposta apresenta indícios de inconstitucionalidade, uma vez que decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) já trataram de questões relacionadas à identidade de gênero e aos direitos da população trans.

“Tenho a convicção de que esse projeto é inconstitucional, porque o Supremo Tribunal Federal e outros tribunais já se manifestaram sobre essa matéria”, afirmou o vereador.

Venâncio Cardoso ressaltou ainda que a aprovação da proposta pela Câmara não garante sua vigência definitiva, já que a constitucionalidade da norma poderá ser questionada judicialmente.

Com a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para análise do prefeito Silvio Mendes (União Brasil), que poderá sancionar a proposta, transformando-a em lei municipal, ou vetá-la, devolvendo o texto para nova apreciação do Legislativo.

Caso seja sancionada, a medida ainda poderá ser alvo de questionamentos na Justiça por entidades, órgãos públicos ou pessoas que entendam haver incompatibilidade com normas constitucionais.

Começa nesta segunda-feira (22), Aniversário Paraíba

Começa nesta segunda-feira, dia 22 de Junho - a maior promoção do ano. ANIVERSÁRIO PARAIBA. Tá Chovendo Ofertas, Preço Baixo, Facilidades em até 12 pagamentos e Prêmios para nossos clientes.

A cada R$ 100,00 em compras, pagamento de prestações e renegociação de débitos você ganha um cupom para concorrer a milhares de prêmios.






Aproveite! Começa nesta segunda-feira (22) em todas as Lojas do Paraiba.

23 de jun. de 2026

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...