31 de mai. de 2025
COLISÃO ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO BAIRRO NOVA PARNAÍBA
Presidente do STM gera reação ao citar ‘juizinhos’
Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar, caiu nas rodas de deboche, em Brasília, ao afirmar que sua corte não processa os 22 militares acusados no suposto “golpe” porque “da Justiça Militar ao juizinho lá do interior”, só se age por provocação. E sentenciou pela mídia: todos perderão as patentes ainda que não seja condenados. Sem vivência na magistratura, ela chegou ao STM em 2007 pelas mãos de Lula. Talvez ainda ignore o que “juizinhos” representam para a Justiça.
Lá no interiorzão, o “juizinho” a que se refere a ministra é quem ouve os casos, aplica a lei e garante a proteção dos direitos dos cidadãos.
Juízes de primeiro grau nunca são depreciados e sim homenageados nos tribunais de Brasília, na condição de linha de frente da cidadania.
Maria Elizabeth tem sido alvo de falatório sobre o número de assessores à sua volta, inusual até para os padrões de Brasília.(Diário do Poder)
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. MARIA REGINA DE ARAÚJO, 89 anos de idade, falecida às 00h 10min do dia (30.05.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Piripiri-PI, onde foi velado e sepultado.
2. MARIA DO AMPARO PEREIRA FERNANDES, 65 anos de idade, falecida às 07h do dia (30.05.2025) em sua residência na Rua Manoel Pereira, s/n, Cana Brava-Ma, onde foi velada e sepultada.
3. JOÃO JOSÉ SOUSA SANTOS, 40 anos de idade, falecido às 06h do dia (26.05.2025) em via pública. O corpo foi removido do IML, direto para o cemitério de Esperantina-PI.
4. WASHINGTON JEAN GOMES ARAÚJO, 52 anos de idade, falecido às 16h do dia (30.05.2025) em sua residência na Rua Josias Moraes, n°1380, Bairro Nova Parnaíba. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 09h de hoje (31.05.2025) no cemitério São Sebastião.
5. FRANCISCO PIRES, 78 anos de idade, falecido às 18h do dia (30.05.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Luzilândia-PI e está sendo velado no Conjunto 87, Bairro Denox, n°85, zona rural da cidade.
6. RN DE VALQUIRIA SANTOS DE SOUSA, falecido às 18h 15min do dia (30.05.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Estrada da Pedra do Sal, nº7701, Bairro Labino. O sepultamento será realizado às 08h 30min de hoje (31.05.2025) no cemitério dos Morros da Mariana.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União
Parnaíba – PI, 31 de maio de 2025.
TCE aponta falhas críticas da Prefeitura de Parnaíba na gestão dos resíduos sólidos

Uma auditoria realizada pela Divisão de Fiscalização de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) constatou uma série de irregularidades na gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Parnaíba. Diante disso, nesta sexta-feira (30), a Corte emitiu o acórdão nº 150/2025, recomendando que o prefeito Francisco Emanuel elabore e execute, com urgência, um plano de ação para desativação do lixão e implantação de um sistema de destinação ambientalmente adequada.
A equipe técnica do TCE-PI identificou as seguintes falhas: existência de lixão como destino final dos resíduos coletados, ausência de coleta seletiva, reciclagem, compostagem e tratamento adequado dos resíduos, além de más condições no local de descarte. Há também a presença de catadores em situação insalubre, chorume escoando livremente e resíduos hospitalares misturados aos resíduos comuns.
De acordo com o levantamento, o município não adotou a taxa de manejo de resíduos sólidos, imposta pela Lei nº 11.445/2007, fato que prejudica a sustentabilidade econômico-financeira do serviço, além de sobrecarregar o orçamento municipal.
Também foi apontado na auditoria que Parnaíba empenhou R$ 3,6 milhões com a operação de descarte irregular dos resíduos, no ano de 2023. Para a equipe técnica do TCE, esses recursos devem ter sido investidos em um aterro sanitário licenciado, que representa uma alternativa ambientalmente mais viável e eficiente aos parnaibanos.
A diretoria de fiscalização também analisou o cenário estadual e nacional do Piauí, ressaltando que o estado registrou uma das piores coberturas de coleta domiciliar do Brasil e o menor índice de reciclagem entre as unidades da federação. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Outro lado
O Viagoraprocurou o prefeito de Parnaíba para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações e não respondeu aos questionamentos encaminhados através do WhatsApp. (Viagora)
Festival de Dança no dia 31 de maio no Verdinho com Camila Portela e Grupo Raízes do Nordeste.
No próximo dia 31 de maio a partir das 19 horas, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí, realiza no Ginásio Verdinho, na rua Marechal Pires Ferreira, no bairro de Fátima, o Festival de Dança. O evento tem as participações especiais de Camila Portela e do Grupo Raízes do Nordeste
Obras para instalação de parque industrial de hidrogênio verde têm início em Parnaíba
As obras de instalação do parque industrial Solatio, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, tiveram sua primeira etapa iniciada nesta sexta-feira (30), em anúncio feito durante reunião com representantes e investidores dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O maquinário já atua na limpeza do terreno, e essa fase inicial deve durar de seis a sete meses.

O anúncio foi celebrado junto aos investidores como um avanço que deve consolidar o estado como polo estratégico na produção de energia verde.
“É um grande projeto de transição energética, que impacta o mundo pela grandiosidade e pela descarbonização que ele vai proporcionar para o meio ambiente. E a ZPE de Parnaíba, o Piauí, o Nordeste, o Brasil sendo protagonista desse projeto, gerando trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, ressaltou o governador.
Nesta primeira etapa, as obras consistem na limpeza de 154 hectares para a instalação de uma usina que produzirá hidrogênio verde e amônia. Segundo informações do Governo do Piauí, as atividades seguem as diretrizes ambientais e contam com o acompanhamento técnico de engenheiros civis, agrônomos, biólogos e médico-veterinário, garantindo segurança no trabalho e a preservação da fauna e flora local.

De acordo com Pablo Aguiar, engenheiro da empresa contratada pela Solatio para realizar a supressão vegetal da área, a limpeza está sendo feita com diversas medidas ambientais.
“Dentre as ações utilizadas, estão o uso de sons para afugentar animais, paralisação imediata em caso de identificação de ninhos ou tocas ativas, preservação total de espécies ameaçadas (como aroeira e amburana), registro de todos os animais resgatados, coleta de mudas e preparo de viveiros para o remanejo adequado da flora, além do isolamento da área para proteger a população de qualquer tipo de acidente”, afirma.
30 de mai. de 2025
Rafael Fonteles apresenta fundos do Consórcio Nordeste a investidores dos Emirados Árabes
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, apresentou nesta quinta-feira (29/05), em Dubai, instrumentos financeiros voltados à atração de investimentos para a região Nordeste. O encontro ocorreu durante a Brazil-UAE Investment Round, evento que reuniu representantes de aproximadamente dez empresas e fundos privados dos Emirados Árabes Unidos.
Durante a rodada, foram detalhados dois fundos estruturados pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Banco do Brasil:
- Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) – voltado ao financiamento de capital de giro para empresas;
- Fundo de Investimento em Participações (FIP) – focado em aportes em projetos estratégicos por meio de private equity.
- As apresentações contaram com o suporte institucional do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o governador, os fundos representam mecanismos seguros e atrativos para investidores internacionais que buscam oportunidades em mercados com alto potencial de crescimento, como os estados do Nordeste brasileiro.
Potencialidades da região em destaque
Empresas como MSA Capital Limited, Fincasa Capital, Hayman Woodward e Ajman Free Zone participaram do encontro. Os setores representados incluíam hotelaria, construção civil, gestão patrimonial, tecnologia, saúde e comércio eletrônico.
A ação integra a missão internacional promovida pelo Consórcio Nordeste em parceria com a ApexBrasil, com foco na prospecção de investimentos do Oriente Médio para a região.
Fonte: Governo do Estado
Polícia Militar do Piauí recebe fuzis israelenses e equipamentos de proteção; confira
Polícia Militar do Piauí recebeu na manhã desta sexta-feira (30) armamentos de alta letalidade e não letais, além de adereços para proteção dos policiais. Durante solenidade, foram entregues 180 fuzis, 106 taser, 361 coletes, 388 algemas e 1.250 capas de chuva para uso direto na capital e região metropolitana.
Segundo o coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM-PI, o armamento também vai ser distribuído, a partir da próxima semana, em regiões do interior do estado.
“Aqui na capital, por exemplo, estamos entregando essa leva para a região metropolitana e na semana que vem teremos uma sequência de eventos também distribuídos para o interior. São mais de 150 fuzis ARAD, mais de 5 mil espargidores, algemas, munições, coletes, capas de chuva, enfim, são armamentos para equipar o nosso policial para criminalidade violenta, para esse combate incisivo e também equipamentos de menor potencial ofensivo. Para a graduação de força. Então é um trabalho que estamos fazendo para dotar o nosso policial para que possa cada vez mais servir melhor o povo do estado do Piauí”, explica.
O novo armamento contem armas de enorme potencial letal, como é o caso do fuzil israelense 150 ARAD, mais leve e com maior precisão, assim como armamento sem potencial letal, como é o caso do taser, arma de eletrochoque a longa distância.
De acordo com o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações da PM-PI, existe a necessidade de reforçar as forças de segurança com armamento que proporcione a atuação nas mais diversas situações.
“O Piauí está ali entre os três estados menos letais com relação ao confronto com a polícia. Mas também nós precisamos estarmos preparados para os crimes nas suas mais diversas situações. Então, foi feito um investimento muito grande em fuzis, e esses fuzis vão atender a todas as unidades da capital e do interior. E também foi possibilitado a aquisição de armas de menor potencial ofensivo, porque aí nós podemos citar a taser, podemos citar o gás lacrimogênio. Nós também adquirimos algemas, que com certeza ajuda muito na condução de presos. Vendo o bom estar e o melhor desempenho do trabalho do policial, foi adquirido as capas. Então, a gente percebe que foi pensado, sim, em equipar o policial da melhor forma, tendo sempre objetos, instrumentos de menor potencial ofensivo, mas também com armamento, com um fuzil de melhor qualidade hoje no mercado, que é um fuzil israelense”, comenta o comandante.

Há ainda a previsão de entrega de pistolas, coletes balísticos a nível de proteção de fuzil e capacetes, e câmeras corporais. Estas deve contemplar primeiramente a polícias de transito e em um segundo momento policiais militares de todo o estado. A PM também prevê a entrega do novo fardamento da PM, com a retomada do modelo azul petróleo, aliada a tecnologia dryfit para maior conforto dos policiais.
ZPE de Parnaíba atrai R$ 221 milhões em investimentos sustentáveis e gera 321 empregos
Foto: Divulgação/Governo
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nesta quinta-feira (29/05), um novo projeto industrial sustentável para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no Piauí. Com isso, o estado dá mais um passo estratégico rumo ao fortalecimento de sua economia e à promoção do desenvolvimento regional.
No Piauí, a empresa MBF vai investir R$ 221,5 milhões na instalação de uma unidade para produção de fertilizantes de alto desempenho a partir de bioinsumos, na ZPE de Parnaíba. O projeto prevê a geração de 321 empregos e uma receita anual estimada em R$ 1,3 bilhão. Apesar do foco nas exportações, parte da produção será destinada ao mercado interno, beneficiando diretamente o agronegócio brasileiro com soluções mais sustentáveis.
O CZPE também aprovou a inclusão de 70 categorias de serviços aptas a operar no regime das ZPEs, regulamentando a ampliação prevista pela nova legislação. A medida é resultado de uma consulta pública realizada em 2024 e tem como objetivo diversificar a base produtiva exportadora do país, incentivando atividades de alto valor agregado.
Entre os serviços autorizados estão exportações nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia, química e ciências, além de projetos e gerenciamento de engenharia e soluções em tecnologia da informação, como desenvolvimento de software e processamento de dados. Para atuar sob o regime das ZPEs, as empresas de serviços deverão apresentar propostas com foco no mercado externo e alinhamento às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB).
Fonte: Gov.com.br
Polícia Civil cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Parnaíba; três foram presos
A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba, com o apoio operacional das demais unidades da Polícia Civil vinculadas às AISPs 1 e 2, e de forma integrada com o BOPE, BEPI, RONE e CHOQUE, deflagrou, na tarde desta quinta-feira (29), uma operação policial no bairro João XXIII, em Parnaíba.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, resultando na apreensão de maconha, crack, aproximadamente R$ 3.000,00 em dinheiro fracionado, balanças de precisão, apetrechos relacionados ao tráfico de drogas e anotações manuscritas típicas da contabilidade do crime.
Durante o cumprimento de um dos mandados, um dos alvos empreendeu fuga e arremessou uma sacola plástica branca para a residência vizinha. A ação foi registrada por drone, o que permitiu a localização e apreensão da droga, do dinheiro e de um aparelho celular.
Até o momento, três indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Dentre os conduzidos, destaca-se um homem conhecido como Chapolin, que possui passagens por tráfico e havia deixado recentemente o sistema prisional, onde cumpria pena com o uso de tornozeleira eletrônica. O mandado contra Chapolin foi expedido em março.
A Polícia Civil reitera seu compromisso com o combate sistemático ao tráfico de drogas, reafirmando sua atuação firme e contínua na repressão às organizações criminosas que atuam na região norte do Estado.
Confira os preços dos ingressos entre Parnahyba e Tocantinópolis
O Parnahyba anunciou os preços dos ingressos para a partida contra o Tocantinópolis, válida pela sétima rodada do Brasileirão Série D 2025. O valor é único, com direito à meia-entrada para todos, mas sofrerá um aumento para quem comprar no dia do jogo. Para as compras antecipadas, o clube disponibilizou três pontos de venda.
Confira
os preços e locais de vendas:
Parnahyba
e Tocantinópolis se enfrentam neste domingo (1º), pela sétima rodada do
Brasileirão Série D 2025. O embate será no Estádio Pedro Alelaf, no litoral
piauiense, às 16h.
O
Parnahyba está na oitava e última posição do Grupo 2, com cinco pontos, mas
pode entrar na zona de classificação em caso de vitória, já que tem apenas dois
pontos a menos que o Iguatu, primeiro time dentro do G-4. Em seu último
compromisso, o Tubarão arrancou um empate fora de casa com o Maranhão, em 1 a
1, e chega embalado para jogar como mandante.
O
Tocantinópolis está na sexta posição, com sete pontos, e também pode entrar na
zona de classificação em caso de vitória e combinação de resultados. A situação
do Verdão é parecida com a do Parnahyba, vindo de um empate em 1 a 1 com o
Iguatu, mas jogando em casa.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 31 milhões; 22 apostas piauienses faturam com a quadra
A Mega-Sena concurso 2869, sorteada nesta quinta-feira (29/05), acumulou mais uma vez. Nenhuma aposta acertou os seis números, e o prêmio do próximo sorteio, que será realizado no sábado (31/05), está estimado em R$ 31 milhões.
Os números sorteados foram: 02 - 10 - 13 - 40 - 41 - 53. A arrecadação total do concurso foi de aproximadamente R$ 35 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.
Apesar de ninguém ter levado o prêmio principal, diversas apostas piauienses foram premiadas por acertar a quadra, ganhando R$ 1.114,23 cada uma (exceto uma em bolão, que ganhou R$ 1.114,20). Confira as cidades e locais das apostas premiadas:
Apostas premiadas no Piauí:
Corrente
- Lotérica Mega Sorte Corrente Ltda
Cristino Castro
- Canais eletrônicos (SILCE)
José de Freitas
- Lotérica Casa da Sorte (J. Paulo da Rocha Neto EIRELI)
Oeiras
- Lotérica N. S. da Vitória
Parnaíba
- Lotérica Pé Quente (R. Santos & Santos Ltda)
Picos
- Canais eletrônicos (SILCE)
Teresina
- Anjo da Sorte (Mac Luz Loteria Ltda)
- Bansorte (Moura e Coimbra Ltda ME)
- Internet Banking Caixa (3 apostas)
- Lojao da Sorte (TV de Freitas Ltda)
- Lotérica Dirceu I (Oliveira e Farias Lotéricas Ltda)
- Lotérica do Riverside (Albuquerque & Ferreira Serviços Ltda)
- Lotérica Jogo Rápido
- Canais eletrônicos (SILCE – 2 apostas)
- Mega Sorte (Madeira Veloso Serviços Lotéricos Ltda)
- Sabor da Sorte Ltda
- Sorte Certa (Loteria Sorte Certa Ltda – aposta feita em bolão)
- Super Prêmio Loteria (Mac Loteria Ltda ME)
- Zebra Lotéricas
Uruçuí
- Internet Banking Caixa








.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)






