Foto: Divulgação/Governo
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nesta quinta-feira (29/05), um novo projeto industrial sustentável para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no Piauí. Com isso, o estado dá mais um passo estratégico rumo ao fortalecimento de sua economia e à promoção do desenvolvimento regional.
No Piauí, a empresa MBF vai investir R$ 221,5 milhões na instalação de uma unidade para produção de fertilizantes de alto desempenho a partir de bioinsumos, na ZPE de Parnaíba. O projeto prevê a geração de 321 empregos e uma receita anual estimada em R$ 1,3 bilhão. Apesar do foco nas exportações, parte da produção será destinada ao mercado interno, beneficiando diretamente o agronegócio brasileiro com soluções mais sustentáveis.
O CZPE também aprovou a inclusão de 70 categorias de serviços aptas a operar no regime das ZPEs, regulamentando a ampliação prevista pela nova legislação. A medida é resultado de uma consulta pública realizada em 2024 e tem como objetivo diversificar a base produtiva exportadora do país, incentivando atividades de alto valor agregado.
Entre os serviços autorizados estão exportações nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia, química e ciências, além de projetos e gerenciamento de engenharia e soluções em tecnologia da informação, como desenvolvimento de software e processamento de dados. Para atuar sob o regime das ZPEs, as empresas de serviços deverão apresentar propostas com foco no mercado externo e alinhamento às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB).
Fonte: Gov.com.br



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.