25 de fev. de 2025

River pode ser rebaixado no dia do seu aniversário e vive o pior momento de sua história


O River Atlético Clube pode sofrer o primeiro rebaixamento de sua história no Campeonato Piauiense. Com apenas 5 pontos conquistados na competição, o time corre o risco de cair para a segunda divisão justamente no dia em que completa 79 anos, quando enfrentará o Piauí Esporte Clube.


A equipe começou a temporada com grandes expectativas, anunciando diversas contratações e firmando parcerias com patrocinadores de peso, como casas de apostas e um banco digital. No entanto, o desempenho em campo não correspondeu ao trabalho inicial.

Logo nas primeiras rodadas, o River demitiu o técnico Sidney Moraes após apenas duas partidas, ambas com derrotas para Altos e Atlético Piauiense. Apesar de ter comandado toda a pré-temporada, o treinador não resistiu ao início ruim e foi dispensado pela diretoria.

A sequência negativa continuou, e, no meio do campeonato, a diretoria optou por reformular o elenco, demitindo vários jogadores e trazendo novos reforços. No entanto, com um torneio de curta duração, a equipe encontrou dificuldades para reagir a tempo.

Agora, o River chega à última rodada em situação delicada: mesmo vencendo o Piauí, ainda depende de um tropeço do Atlético Piauiense contra o Parnahyba, no estádio Pedro Alelaf, no litoral do estado, para evitar o rebaixamento e manter-se na elite do futebol piauiense. 

O Dia

Abrigo São José passa por reforma em Parnaíba após 93 anos de acolhimento

 Com 93 anos de história dedicados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Abrigo São José, em Parnaíba, está passando por uma significativa reforma e ampliação. A primeira etapa das obras, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), recebeu um investimento superior a R$ 1,5 milhão. O objetivo é proporcionar uma estrutura renovada e mais digna para os 21 moradores atuais.

A requalificação dos espaços e a aquisição de novos equipamentos visam garantir maior conforto, acessibilidade e acolhimento aos residentes. Os quartos, já finalizados, apresentam um padrão semelhante ao de hotéis, enquanto outras melhorias incluem a renovação das redes de água, energia e esgoto, o retelhamento do edifício e a criação de novas salas, como uma enfermaria.

Como acessar o abrigo

Para ter acesso à Instituição de Longa Permanência, é necessário passar pela assistência social. “Hoje, temos uma Central de Acolhimento que avalia os casos que necessitam de acolhimento. A institucionalização é a última opção, quando não há familiares ou responsáveis que possam cuidar da pessoa idosa. O primeiro passo é procurar o CRAS ou o CREAS para acompanhamento e avaliação da necessidade”, explica Silas Sales, coordenador geral do Abrigo São José.

Preservando a história, investindo no futuro

O Abrigo São José continuará recebendo investimentos, mas sem perder de vista sua história e tradição. A reforma e ampliação representam um marco para a instituição e para a comunidade que ela atende. Um espaço mais organizado, funcional e adequado é essencial para promover a inclusão e o bem-estar de populações vulneráveis, garantindo acesso a serviços essenciais com respeito e humanidade.

(Por:Daniel Santos)

PIX por aproximação começa a funcionar nesta semana; saiba como fazer


O PIX por aproximação é uma nova modalidade de pagamento que permite aos usuários realizarem transações financeiras de forma mais rápida e deve ser disponibilizado a partir da próxima sexta-feira (28), conforme regulação do Banco Central.

O método se assemelha ao uso de cartões de crédito e débito por aproximação. Nessa nova forma, o PIX pode ser realizado sem necessidade de acessar o aplicativo do banco para cada transação.

Os usuários podem realizar pagamento apenas aproximando o celular de um terminal de pagamento, tornando o processo mais ágil em comparação ao método tradicional de QR Code. Essa tecnologia pode ser integrada a carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. As transações nesse modelo terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.

Como ativar?

Para ativar o PIX por aproximação é necessário verificar se o banco ou instituição financeira oferece essa modalidade de pagamento. Em seguida, o cliente deve acessar o aplicativo do banco e procurar pela opção de ativação do PIX por aproximação.

Após a ativação, o usuário precisa vincular a conta bancária à carteira, assim como é feito com cartões de crédito. A partir disso, basta selecionar a opção de pagamento por aproximação no aplicativo do banco ou na carteira digital e aproximar o celular do terminal de pagamento para concluir a transação.

Foragido da justiça do Maranhão é capturado pela polícia em Parnaíba-PI

 MANDADO DE PRISÃO POR HOMICIDIO 

Uma operação da Policia Civil com apoio da Força Tática do 27º Batalhão Mont Serrat - capturou o foragido da justiça do Maranhão, Francisco Victor Gonçalves Pereira, 21 anos, natural de Luzilândia-PI. 

O mandado de prisão preventiva no crime de homicídio, foi expedido pela Vara Única da Comarca de Magalhães de Almeida-MA, e cumprido por volta das 17hs 30 desta segunda-feira(24), no Residencial Dunas, na cidade de Parnaíba-PI. 

Após a prisão, o preso foi levado à central de flagrantes.

Ao final da matéria tem uma nota emitida pela polícia civil, referente à prisão.  


Polícia Civil cumpre mandado de prisão no Residencial Dunas com apoio da Força Tática do 27° BPM de Parnaíba

Na tarde de hoje, 24 de fevereiro de 2025, a Polícia Civil, através da 2ª Seccional de Parnaíba, com o apoio da Força Tática do 27° Batalhão da Polícia Militar (27° BPM), deu cumprimento a um mandado de prisão no Residencial Dunas, localizado na cidade de Parnaíba, Piauí.

A operação foi realizada em consonância com a ordem judicial e teve como objetivo garantir a execução da medida cautelar, prendendo um indivíduo acusado de envolvimento em atividades criminosas. A ação foi conduzida de forma rápida e eficiente, sem incidentes, e o acusado foi preso e encaminhado à delegacia, onde ficará à disposição da justiça.

A Polícia Civil de Parnaíba reforça seu compromisso com a segurança pública e com o combate ao crime organizado, trabalhando de forma integrada com outras forças de segurança para garantir a tranquilidade da população.

Portal do Catita

Polícia Militar estoura boca de fumo em Parnaíba

Uma ação do Serviço de Inteligência da Policia Militar – resultou na apreensão de uma quantidade relevante de drogas em imóvel investigado localizado no Colina do Alvorada II, bairro João XXIII em Parnaíba.

PRÉVIAS CARNAVALESCAS 

As apreensões e a prisão de João Victor Rodrigues Vieira, 19 anos – conhecido Barbudinho do Alvorada, ocorreram na manhã desta segunda-feira(24).

Antes da abordagem, um tal de calanguinho ao notar a presença da polícia, empreendeu fuga deixando para trás um tablete de maconha (da prensada). Os policiais que correram atrás dele não viram nem um apito da lancha, pois o homem invocou a velha modalidade olímpica saltando vários obstáculos e escapando da rede pesqueira da polícia.

No caso de Barbudinho, correu…. mas foi capturado ao tentar entrar na residência investigada. 

No imóvel a polícia apreendeu várias porções de crack, papelotes de cocaína, skunk e trouxinhas de maconha, além de tabletes da mesma substância com peso elevado. (embalagens azul)

Foram também contabilizadas nas apreensões, duas balanças de precisão, R$ 947 em espécie, papel filme, 04 celulares e outros apetrechos característicos do tráfico de drogas. 

Na central de flagrantes, o delegado Rodrigo Mello autuou João Victor Rodrigues Vieira, no crime de tráfico de drogas.

Tabletes de maconha pesando alguns quilos.

(Portal do Catita)

Com muita alegria e grande público, Prefeitura de Parnaíba realiza escolha da Corte do Carnaval 2025



Muita alegria, brilho e cores marcaram a escolha da Corte do Carnaval 2025, realizada nesse domingo (23/02) pela Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, com o apoio da deputada estadual Gracinha Mão Santa. O prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito prestigiou o tradicional evento do calendário carnavalesco do município.

Uma multidão aplaudiu as apresentações na Praça Mandu Ladino “Quadrilhódromo”, para a escolha de Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha Gay, Fantasia Masculina e Fantasia Feminina. Foram vinte e um participantes de diversos bairros de Parnaíba, que mostraram muito talento, ginga e belas fantasias.

O prefeito Francisco Emanuel destacou a importância de promover eventos que valorizem e fortaleçam a cultura e o turismo em Parnaíba, gerando renda e oportunidades de trabalho aos mais vulneráveis, em um evento democrático, onde todos participam, organizado e seguro.

“Parnaíba tem o privilégio de ter o apoio constante da atuante deputada estadual Gracinha Mão Santa. Os grandes eventos em Parnaiba atraem turistas, movimentam a economia, geram renda a ambulantes e informais, aumentam a arrecadação de impostos, que se reverte em mais ações e investimentos em saúde, educação, assistência social, e na melhoria da qualidade de vida para a população”, enfatizou o prefeito Francisco Emanuel.


Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Daniel Jackson; superintendente de Comunicação, João Carlos Guimarães; secretário municipal de Esporte e Lazer, Roberto William; superintendente de Cultura, Douglas Azevedo, autoridades e a população.

Vencedores em cada categoria foram:

Rei Momo: Amarilton Reis;

Rainha do Carnaval: Ivana Silva;

Rainha Gay: Mirela Houston

Fantasia Feminina: Camila Carvalho;

Fantasia masculina: Paulo Maderri

Deputados petistas querem vaga para o Senado

 

O deputado federal Florentino Neto recebeu, em seu escritório para um café da manhã, os companheiros deputados Merlong Solano, Francisco Costa, Flávio Nogueira, Franzé Silva, além dos filiados petistas  Wilson Martins e Zé Santana, todos candidatos a deputado federal nas próximas eleições. 

Eles trataram sobre a campanha eleitoral, o lançamento de uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados e o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores no cenário político estadual. Na reunião também foi tomada uma decisão unânime: a indicação de um nome do PT para disputar uma das para o Senado Federal.






24 de fev. de 2025

3a Festa do Hawaí no Igara Club de Parnaíba

Entre os anfitriões Kátia Veras e Armando Cajubá na noite memoravel da 3a Festa do Hawaí no Igara Club de Parnaíba no ultimo dia 22.02.2025. "Um sonho realizado por Kátia Veras". 


Veja abaixo o vídeo













Após Derrota para o Parnahyba Atlético Piauiense anuncia saída de técnico Washington Luiz


Atlético Piauiense divulgou, na manhã desta segunda-feira (24), o desligamento do técnico Washington Luiz. A decisão vem após a derrota da equipe para o Parnahyba, por 2 a 1, pela segunda fase do Campeonato Piauiense Série A 2025. Com a saída de Luiz, o clube anunciou que Wildson Furtado, conhecido como Wildinho, assumirá interinamente o comando técnico da equipe.

Em nota oficial, o Atlético Piauiense agradeceu ao trabalho de Washington Luiz. Ao todo, foram 16 jogos sob sua liderança, com 8 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. O time, que ocupa atualmente a sexta posição na tabela, com 7 pontos, não tem mais chances de classificação para as semifinais do estadual deste ano, restando agora a luta para evitar o rebaixamento.

O Atlético Piauiense irá se reapresentar nesta terça-feira (25), visando o próximo desafio no Campeonato Piauiense. O time enfrentará novamente o Parnahyba no domingo (02), em jogo válido pela última rodada da segunda fase, no estádio Pedro Alelaf, às 15h45.

A mudança de comando técnico reflete a busca por uma reação da equipe, que não obteve o desempenho esperado até o momento, especialmente considerando o alto investimento feito na temporada.

Serviços da Patrulha Cidadã reforçam a segurança em Parnaíba e Picos

O programa atende uma demanda escolhida diretamente pela população por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA). 

Polícia e comunidade caminham juntas": Patrulha Cidadã reforça segurança em Parnaíba

A segurança pública do Piauí acaba de ganhar um importante reforço. A Patrulha Cidadã já está em operação nos municípios de Parnaíba e Picos, atendendo a uma demanda escolhida diretamente pela população por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA). Para viabilizar essa operação, foram investidos R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil para cada município, em uma parceria entre Secretaria Planejamento, Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do Piauí.

A iniciativa leva policiamento ostensivo e preventivo às comunidades do bairro Nossa Senhora do Carmo, em Parnaíba, e do bairro Parque de Exposição, em Picos. Além do patrulhamento em horários estratégicos, a ação inclui atividades educativas para conscientização sobre segurança e cidadania.

Patrulha Cidadã reforça segurança em Parnaíba

Polícia e comunidade caminham juntas na construção de um ambiente mais seguro. A Patrulha Cidadã é um exemplo concreto do compromisso do Governo do Estado em ouvir a população e atender às suas necessidades. Com essa iniciativa, o Governo do Piauí reforça seu compromisso com a segurança pública e com a participação ativa da população nas decisões que impactam o dia a dia das cidades”, destaca o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Mais presença policial e maior sensação de segurança

Em Parnaíba, o patrulhamento foi intensificado no bairro Nossa Senhora do Carmo, com atenção especial a áreas comerciais e pontos turísticos, como o Porto das Barcas e a Avenida Beira Rio. Já em Picos, o foco está no bairro Parque de Exposição, garantindo mais segurança para moradores e comerciantes da região. As rondas de patrulhamento são realizadas nos três turnos, de domingo a domingo.

Além de fortalecer a segurança, a Patrulha Cidadã contribui para a construção de uma relação de confiança entre a Polícia Militar e a comunidade. Nosso objetivo é não apenas reduzir a criminalidade, mas também criar um ambiente mais acolhedor e tranquilo para todos”, ressalta o coronel Renato Alves, diretor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública.

Infrações por excesso de velocidade aumentam nas rodovias federais do Piauí nos primeiros meses do ano


Em menos de dois meses, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento significativo nas infrações por excesso de velocidade nas rodovias federais do Piauí. Segundo dados da PRF, já foram contabilizadas 2.640 infrações até o momento, contra 1.900 registradas nos dois primeiros meses do ano passado. Somente em 2024, 12.024 condutores foram flagrados por essa conduta imprudente.

O excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco para sinistros graves nas rodovias. Ele reduz o tempo de reação do condutor, aumenta a distância de frenagem e eleva as chances de colisões e capotamentos. As consequências podem ser fatais, causando lesões graves, invalidez permanente e morte.

“O excesso de velocidade diminui o tempo de reação do condutor e aumenta a distância necessária para que o veículo pare completamente. Considerando isso, o índice de sinistralidade relacionado ao excesso de velocidade é iminente”, explicou o inspetor Alexsandro Lima

Para coibir esse tipo de infração, Alexsandro Lima destaca que a PRF tem reforçado a fiscalização com equipamentos distribuídos em todo o estado, posicionados em trechos estratégicos.

“A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal tem sido intensificada justamente por esses aspectos, já que a infração por excesso de velocidade aumenta a possibilidade de acidentes graves. A PRF conta com seis equipamentos distribuídos de norte a sul do estado, e nosso trabalho tem como objetivo orientar e evitar sinistros, que muitas vezes podem ser fatais. As fiscalizações são realizadas nos trechos com maior índice de sinistralidade, ou seja, onde há maior possibilidade de acidentes e do cometimento desse tipo de infração. Por isso, os equipamentos são posicionados estrategicamente nesses locais, além dos dispositivos fixos que pertencem ao DNIT”, ressaltou o inspetor.

O inspetor reforça ainda que a PRF já se organiza para a Operação Carnaval, considerada a principal operação do ano.

“A preocupação é justamente o cometimento desse tipo de infração, principalmente em um período em que muitas pessoas ingerem bebida alcoólica. Quem bebe não deve conduzir veículo, mas infelizmente algumas pessoas insistem em fazê-lo. Associado ao excesso de velocidade, o risco de sinistros é iminente”, alertou.

As penalidades por excesso de velocidade variam conforme a gravidade da infração. Ultrapassar o limite em até 20% é infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. Entre 20% e 50%, a infração é grave, resultando em multa de R$ 195,23 e 5 pontos. Já exceder o limite em mais de 50% é infração gravíssima, com multa de R$ 880,41, 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir.

Arregou:”Gracinha Mão Santa pediu para sair da disputa pelo Governo do Piauí em 2026, diz deputado”

Gracinha Mão Santa

O deputado federal Júlio Arcoverde revelou que a deputada Gracinha Mão Santa solicitou ao partido a retirada de seu nome da disputa pelo Governo do Piauí em 2026. Segundo ele, a prioridade de Gracinha é concorrer à reeleição para a Assembleia Legislativa.

Júlio destacou que ele e o senador Ciro Nogueira pediram para que a deputada reconsiderasse sua decisão, ressaltando que ela é uma figura de grande relevância dentro do partido. Mesmo com o pedido, o PP mantém o projeto de lançar candidatura própria ao governo contra Rafale Fonteles, do PT, no ano que vem. 

“Temos o nome da Margarete, que se fortaleceu muito no Sebrae. E o Joel que é o eterno senador do povo. A Gracinha pediu para retirar o nome dela, mas eu e o Ciro pedimos que ela reconsidere”, disse o deputado. (Coluna Lidia Brito)

ADVOGADO ROBERTO CAJUBÁ EMPOSSADO PRESIDENTE DA APD

Em Assembleia Extraordinária, presidida pelo advogado e poeta Diego Mendes Sousa, o advogado e professor universitário de Direito, Dr. Roberto Cajubá da Costa Britto, tomou posse como presidente da Academia Parnaibana de Direito – Casa de Evandro Lins e Silva.

A solenidade que contou com a presença de ilustres personalidades da advocacia e da sociedade parnaibana, aconteceu nas dependências externas (pátio) do Restaurante Don Ladino, na avenida Padre Raimundo José Vieira, e foi muito bem conduzida pelo então presidente, o advogado e poeta Diego Mendes Sousa que, antes de transmitir o cargo, em um rápido discurso, enalteceu as qualidades do novo presidente. 

Em seguida, cumprindo o ritual de posse da Academia, o novo presidente pronunciou o juramento de praxe, e fez seu discurso de agradecimento, bem como citou seus objetivos para com a instituição durante sua presidência na atual diretoria pelo biênio 2025-2027.

Cumpridos os rituais de posse e discursos, a solenidade prosseguiu com homenagens a autoridades e pessoas da sociedade parnaibana, em destaque o ex-prefeito Mão Santa que segundo enfatizou o poeta Diego, foi o responsável pela criação dos cursos de Direito em Parnaíba.

Também foram homenageadas com a Medalha e o Diploma Alda Avellino Cunha as professoras Maria Christina de Moraes Souza Oliveira, Maria de Lourdes Gomes Lima e Sólima Genuina dos Santos pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em prol da educação e da cultura parnaibanas. 

Alda Avellino Cunha, filha do imortal Alarico da Cunha, foi a primeira mulher advogada parnaibana. Portanto, uma justa homenagem a quem recebeu a Medalha e o Diploma bem assim à Alda Avellino, cujo nome deve ser honrado não apenas pelos advogados parnaibanos mas também por toda intelectualidade desta terra. 

A atual Diretoria da Casa de Evandro Lins e Silva está assim constituída:

    Presidente – Roberto Cajubá da Costa Britto

    Vice-Presidente – Maria Fernanda Brito do Amaral

    Secretário-Geral – Celso Barros Coelho Neto

    Primeiro-Secretário – Diego Mendes Sousa

    Tesoureira – Altair Maria Sousa Marinho

    Diretor de Relações Institucionais – Antônio Cajubá de Britto Neto

    Diretor Cultural e de Publicações – Antônio de Pádua Ferreira Linhares.

    Diretora de Ensino e Pesquisa – Joana de Moraes Souza Machado

    Diretor de Comunicação – Dante Ponte de Brito

    Presidente do Conselho Superior – Hugo Napoleão do Rego Neto

    Vice-Presidente do Conselho Superior – José Francisco Paes Landim

    Conselheiro - José James Gomes Pereira

    Conselheira (primeira suplente) - Auricelia do Nascimento Melo

    Conselheiro (segundo suplente) - Luciano dos Santos Rezende

    Conselheiro (terceiro suplente) - David de Sousa Soares

    Presidente de Honra da Academia - Valdeci Cavalcante

A Academia Parnaibana de Direito é constituída pelos notáveis nomes, a saber: Diego Mendes Sousa; Celso Barros Coelho Neto; Hugo Napoleão do Rego Neto; José James Gomes Pereira; Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante; Maria Fernanda Brito do Amaral; José Francisco Paes Landim; Altair Maria Sousa Marinho; Antônio de Pádua Ferreira Linhares; Roberto Cajubá da Costa Britto; Antônio Cajubá de Britto Neto; Auricelia do Nascimento Melo; Dante Ponte de Brito; Márcio Araújo Mourão; Rômulo Silva Santos; Marcelo Barbosa de Morais; Francisca Cecília de Carvalho Moura Fé; Luciano dos Santos Rezende; Emmanuel Rocha Reis; Wilson Franck Junior; Tarciso Rodrigues Teles de Souza Neto; David de Sousa Soares; Fabrício Brito do Amaral; Jaylson Fabianh Lopes Campelo; Elmano Férrer de Almeida; Marcelo Mesquita Silva; Denis Oliveira Cavalcante; Florentino Alves Veras Neto; Paulo de Tarso de Moraes Souza; Antonio Caetano de Oliveira Filho; José Luiz de Carvalho Júnior; Reginaldo Santos Furtado; Joana de Moraes Souza Machado; Gésio de Lima Veras; Danilo Nascimento Cruz, Francisco Cláudio de Almeida Santos; Rômulo Paulo Cordão; e Paulo Dias Moura Ribeiro.


Por Antonio Gallas Pimentel 

Disputa interna do PT deve ser resolvida com consenso, diz Rubens Vieira

 O deputado estadual Rubens Vieira falou em entrevista ao Viagora sobre as eleições internas do PT, que acontecem a nível nacional, estadual e municipal. Para o petista, a tendência é que o partido chegue a um consenso em torno de um nome.

De acordo com o parlamentar, as discussões irão afunilar com a contribuição do governador Rafael Fonteles, que lidera o grupo. “Eu acho que sim. Eu acho que existe uma habilidade por parte do governador em relação a ter um consenso, ter um candidato único, e também na nossa base de deputados do PT. Então, acredito que lá na frente a gente vai conseguir um consenso e vai ter um único candidato”, afirmou o deputado.

Foto: Divulgação/AlepiRubens Vieira (PT)

Rubens Vieira (PT)

Questionado sobre a existência de um nome já alinhado para a disputa, o parlamentar destacou a qualidade dos postulantes e reforçou que a decisão será tomada de forma coletiva.

“Todos os nomes são importantes, são bons. Eu acho que essa escolha vai ser definida no coletivo, no momento que der certo, o que sair vai ser o melhor”, declarou. (Letícia Dutra)

Rafael Fonteles diz que PT precisa se aproximar mais da direita


Chamado por “O Globo” de “rara liderança jovem do PT” ,o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), disse em entrevista ao jornal carioca que o partido deve se dedicar mais à defesa do governo do presidente Lula. Na fala a O Globo, o governador defende a responsabilidade fiscal, um tabu no petismo, e uma aproximação com partidos de centro-direita visando à eleição de 2026,

Na entrevista ao jornal O Globo, publicada na edição impressa deste domingo, o governador do Piauí fez uma defesa da equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad, dizendo que ela deve ser cada vez mais fortalecida. “Uma meta importante é obter grau de investimento, como qual se passa a ter acesso a crédito mais longo e barato”, diz Rafael, para quem se isso ocorrer o país vai estar “no radar de vários investidores e fundos internacionais”. 

Questionado pelo jornal sobre a dificuldade que o PT tem para defender uma política econômica mais afeita à disciplina fiscal, básica para o grau de investimento, o governador do Piauí afirmou que o PT tem muitas correntes e avisou que de sua parte está na “direção de defender a política econômica do ministro Haddad”.

O entendimento do governador é o de que o PT tem que defender o governo, “mesmo que um ou outro militante não concorde com uma ou outra política”. Ele acredita se se forem dados espaços para ampliar as críticas dentro e fora do partido, isso pode fragilizar o projeto de reeleição do presidente.

Sobre a reeleição do presidente, o governador do Piauí diz que Lula deve ser candidato. Da parte dele, nem cogita outra hipótese. “Ele está firme, com saúde. Mas é natural (que ele cogite não concorrer). Quem gosta de antecipar eleição é a oposição. Quem está no governo quer governar, porque sabe que a eleição depende das entregas”.


Ele acredita que haverá um “candidato da extrema direita”, pois considera que, “independentemente do que aconteça na Justiça com Bolsonaro, ele será um protagonista da eleição”. Diante disso, defende uma “frente ampla” como meio “importante” para “fazer um caminho para o centro procurando conversar até com a centro-direita”. “Para continuarmos representando a maioria da população, temos que nos aproximar do centro e da centro-direita”, diz.

Ante o fato de que Lula é o presidente que vai concorrer no cargo à reeleição com 80 anos de idade e ainda de que no PT a renovação de lideranças é incomum, o governador do Piauí afirmou que essas mudanças devem ocorrer a partir de 2030. Para ele, não existe plano B para substituir Lula.

“Ninguém vai ficar apostando em outro nome quando temos o melhor. Neste momento o foco total é a reeleição de Lula, e depois ele terá tempo de apresentar ao Brasil novas lideranças. Vários ministros já são naturalmente figuras nacionais. Pode ser o ministro Fernando Haddad, por exemplo”.

Fonte: Portal AZ

Casal é preso com arma e celular roubado durante abordagem da PM em Esperantina


Um casal foi detido na noite dessa sexta-feira (21) em Esperantina (PI) após abordagem policial flagrar porte ilegal de arma de fogo e um celular com registro de roubo. A ação foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar de Barras, que deslocava para a cidade quando identificou um veículo Chevrolet Celta preto, em atitude suspeita.

De acordo com a PM, o carro já havia sido vinculado a atividades ilícitas na região de Barras. Durante a abordagem, por volta das 21h30, os policiais realizaram buscas pessoais e no interior do veículo. No procedimento, foi encontrada uma pistola Taurus calibre .380 carregada com 18 munições intactas, além de um aparelho celular com restrição de furto ou roubo em sistemas policiais.

Os ocupantes do carro, identificados pelas iniciais T. P. R. L. (homem) e L. B. de S. (mulher), foram conduzidos à Delegacia Seccional de Esperantina para cumprimento dos procedimentos legais. A PM não confirmou se os detidos possuem antecedentes criminais.

Revista AZ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...