Com 93 anos de história dedicados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Abrigo São José, em Parnaíba, está passando por uma significativa reforma e ampliação. A primeira etapa das obras, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), recebeu um investimento superior a R$ 1,5 milhão. O objetivo é proporcionar uma estrutura renovada e mais digna para os 21 moradores atuais.
A requalificação dos espaços e a aquisição de novos equipamentos visam garantir maior conforto, acessibilidade e acolhimento aos residentes. Os quartos, já finalizados, apresentam um padrão semelhante ao de hotéis, enquanto outras melhorias incluem a renovação das redes de água, energia e esgoto, o retelhamento do edifício e a criação de novas salas, como uma enfermaria.
Como acessar o abrigo
Para ter acesso à Instituição de Longa Permanência, é necessário passar pela assistência social. “Hoje, temos uma Central de Acolhimento que avalia os casos que necessitam de acolhimento. A institucionalização é a última opção, quando não há familiares ou responsáveis que possam cuidar da pessoa idosa. O primeiro passo é procurar o CRAS ou o CREAS para acompanhamento e avaliação da necessidade”, explica Silas Sales, coordenador geral do Abrigo São José.
Preservando a história, investindo no futuro
O Abrigo São José continuará recebendo investimentos, mas sem perder de vista sua história e tradição. A reforma e ampliação representam um marco para a instituição e para a comunidade que ela atende. Um espaço mais organizado, funcional e adequado é essencial para promover a inclusão e o bem-estar de populações vulneráveis, garantindo acesso a serviços essenciais com respeito e humanidade.
(Por:Daniel Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.