5 de out. de 2025

Criminoso envolvido em chacina de pedreiros em Parnaíba morre em confronto com a Polícia Militar no Maranhão

Na manhã deste domingo (06/10), Jonathan de Araújo Vidal, conhecido como “22”, foi morto durante uma operação do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur) no povoado São Gregório, zona rural do município de Tutóia (MA).

Apontado como um dos principais executores da facção Comando Vermelho no Nordeste, Jonathan era investigado por diversos homicídios e tinha atuação intensa nas regiões de Parnaíba (PI), São Bernardo (MA), Paulino Neves (MA), Santa Quitéria (MA) e municípios do Ceará. A alcunha “22” faria referência ao número de execuções cometidas sob ordens da cúpula da facção.

O criminoso possuía múltiplos mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão, entre eles o referente à chacina de três pedreiros inocentes, assassinados em setembro de 2023, em Parnaíba. Ele também protagonizou uma fuga cinematográfica da Penitenciária Mista de Parnaíba, em maio de 2024, fato que mobilizou forças de segurança dos três estados e ganhou repercussão nacional.

A operação que levou à sua localização foi resultado de levantamento de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI).

Durante a abordagem, Jonathan reagiu à presença policial com disparos, sendo alvejado em confronto direto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Em seu poder, os agentes apreenderam duas armas de fogo e uma quantidade de entorpecentes, que serão submetidos à perícia técnico-científica para apurar possíveis ligações com outras ações criminosas.

A ação representa mais um duro golpe contra o crime organizado na faixa de fronteira entre Piauí e Maranhão, evidenciando a integração entre as forças de segurança dos dois estados.

A FICCO/PI, composta por Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), segue atuando de forma estratégica no monitoramento e neutralização de lideranças criminosas com atuação interestadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...