O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (10/04), da formatura de mais de 500 alunos do programa Alfabetiza Piauí, em Teresina. A iniciativa estadual é voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos e já alcançou mais de 13 mil pessoas em 215 municípios desde seu lançamento, em junho de 2024.
Durante a cerimônia, foi feita a entrega simbólica dos certificados de conclusão. O programa oferece bolsa de R$ 800 aos alunos como estímulo à permanência em sala de aula. Fonteles destacou que a última parcela só é paga a quem se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para seguir os estudos.
“O objetivo é que, após aprender a ler e escrever, completem o ensino fundamental e médio, aumentando a renda e a qualidade de vida”, afirmou.
A Secretaria de Educação (Seduc) informou que mais de 9 mil alunos estão atualmente em processo de alfabetização e certificação. O secretário Washington Bandeira ressaltou o impacto social da iniciativa: “A maioria dos alunos tem mais de 40 anos e agora enxerga novas possibilidades”.
Casos como o de Cleoslene Alves, de 54 anos, e João Ferreira, de 73, ilustram a transformação proporcionada pelo programa. “Agora sei. Para mim, a sabedoria melhora tudo”, disse João.
Segundo a Seduc, o Piauí lidera a redução da taxa de analfabetismo no país nos últimos dois anos. A meta é alcançar, até 2025, o menor índice do Nordeste e, posteriormente, do Brasil.
Ao fim da solenidade, Fonteles fez um apelo aos formandos: “Sejam multiplicadores. Incentivem outras pessoas a saírem da escuridão das letras”.
Fonte: Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.