Enquanto a Superintendência Municipal de Cultura anuncia com pompas e forte campanha publicitária o 4º SALIPA – Salão do Livro de Parnaíba, para o início de novembro, antecipando o 30º Salão Internacional de Humor, alguns artistas locais continuam aguardando, “frustrados”, a execução dos 10 Projetos Culturais Locais, selecionados na gestão do ex-prefeito José Hamilton e que o superintendente do setor, Helder Sousa, prometeu contratá-los, a partir de junho último, utilizando-se da Lei de Concessão de Patrocínios, aprovada este ano pela Câmara, ainda no primeiro semestre. Foi solicitado para tal que toda a documentação fosse refeita pelos selecionados.
O prefeito José Hamilton, ainda em 2011, disponibilizou 60 mil reais para execução de projetos nas áreas da música, teatro, dança, artes visuais e audiovisuais, criação literária, dentre outros. Dos 21 projetos inscritos 10 foram selecionados e seus autores foram esquecidos na gestão passada, porém, tiveram a promessa de que, por todo este ano os selecionados seriam contemplados com pagamentos, de acordo com a lei de patrocínios.
“São 10 projetos e a cultura vai ganhar muito. Vamos percorrer a cidade inteira, as áreas mais afastadas, como Baixa da Carnaúba, Olho Dágua, enfim, rodar a cidade como um todo, com os projetos”, disse o superintendente Helder Sousa, em entrevista.
Dentre os projetos aprovados existem, na área de literatura, obras de autoria do jornalista Antônio de Pádua Marques, do teatrólogo Joaquim Saraiva e do escritor Íthalo Furtado Pereira.
Segundo Pádua Marque, “foi refeita toda a documentação para que os projetos passassem a ser executados, porém, ninguém fala mais no assunto”, disse Pádua Marques, a quem foi prometido a publicação de seu livro “Gato Ladrão de Sebo” no mês de setembro, mas tal não aconteceu. “Agora anunciam o Salipa, mas não dizem se vamos ter um estande só pra nós, ninguém diz nada. Estou pensando em entrar com um processo por danos morais”, enfatiza Pádua Marques.
Além da literatura, há projetos aprovados também na música: CD Acústico “Meu Eu”, de Aline Bacelar; DVD “Retalhos”, de Gregório Pires de Carvalho, além das áreas da dança, teatro, e artes visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.