Teve início ontem (14) o I Encontro da Indústria de Cerâmica Vermelha do Estado do Piauí e a II Feira de Máquinas e Equipamentos do setor. O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e do Sindicato da Indústria de Cerâmica (SINDICER-PI).
A feira que reúne as novidades em maquinário voltado para a indústria cerâmica atraiu empresários de vários Estados do país. De acordo com o presidente do SINDICER-PI, José Joaquim Costa, a procura superou as expectativas. “Houve uma procura maior que o número de estandes disponibilizados. Ainda assim, empresários de estados como São Paulo, vieram para participar dos demais eventos. Isso demonstra a nossa credibilidade”, afirmou o presidente.
Na abertura do evento, o vice-presidente da FIEPI Félix Raposo, falou sobre o trabalho conjunto entre a Federação e o setor cerâmico. “No Piauí, a FIEPI e a Indústria Cerâmica estão há muitos anos atuando em parceria. Todos conhecem o laboratório de ensaios tecnológicos em argila e os cursos de qualificação oferecidos pelo SENAI-PI”, enfatizou.
De acordo com José Joaquim Costa, o Piauí é uma região de excelência na produção da cerâmica vermelha. O Estado conta com 92 empresas do setor, que empregam diretamente cerca de 4.500 pessoas.
O evento acontece até dia 16 na FIEPI e promoverá palestras de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PI) sobre temas importantes como o controle de qualidade da produção.
Andréia Sousa
ASCOM/FIEPI
queria saber se nao tem jeito de trazer um fabrica de cimento para regiao de Parnaiba para movimentar a estrada de ferro e ao mesmo proporcionar com essa possa trazer materias primas do porto de itaqui e pecem para serem industrializados na ZPE parnaiba.
ResponderExcluirOs combustiveis poderiam vir de trem para ca como acontece em teresina.
Daqui os trens levariam o cimento ou calcario, para os portos assim tambem com outros produtos pesados para os portos do pecem e itaqui.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/apesar-de-dificuldades-industria-continua-contratando-no-brasil.html
ResponderExcluirApesar de dificuldades, indústria continua contratando no Brasil
A última reportagem da série sobre indústria mostra por que esse setor tem um papel fundamental na geração de bons empregos.
O Jornal Nacional apresentou, nesta semana, uma investigação sobre o momento vivido atualmente pela indústria brasileira e por que o peso dela na nossa economia tem diminuído. Nesta quinta-feira (24), a última reportagem mostra por que esse setor tem um papel fundamental na geração de bons empregos.
A saída para o mau momento da indústria é motivo de debate. Se ela precisa de barreiras de proteção, por exemplo. O que ninguém questiona é a importância do setor industrial. No Brasil, ele dá bons empregos de carteira assinada. Apesar das dificuldades, continua contratando.