Blog do Pessoa: Oficinas de municipalização dos Objetivos do Milênio chegam à região norte.


30 de nov. de 2011

Oficinas de municipalização dos Objetivos do Milênio chegam à região norte.


O Presidente da FIEPI e vice-governador, Zé Filho recebeu recentemente em reunião, a articuladora do Movimento Nacional pela Cidadania, Rosane Fontoura (SESI-PR) e a representante do Movimento Nós Podemos Piauí, a Diretora da APPI-Assessoria de Projetos e Parcerias Institucionais, do Sistema FIEPI, Jeanete Oliveira Moraes Souza e na oportunidade foi discutido sobre o ODM-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio




Segundo definiu a Cúpula do Milênio, em reunião realizada em 2000, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) devem ser cumpridos até 2015. O sucesso do trabalho com os ODM implica numa organização conjunta e intersetorial, por isso a participação dos municípios e governos locais são fundamentais.

A mobilização junto aos municípios iniciou na ultima segunda-feira, dia 28, pelos municípios de Caxingó e Caraúbas. A programação contou com circuito de diálogos com a participação da Prefeita Hermenegilda Menezes do município de Caxingó e do prefeito de Caraúbas, Manoel Pacheco.

Participaram ainda representantes do Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Educação, Administração, Sindicato das mulheres. A socióloga Rosane Fontoura ( SESI-PR) que ministra o curso nesta etapa, no primeiro momento explicou aos participantes a sistemática do movimento bem como seus objetivos e a forma de atuação. No segundo momento, propôs aos participantes presentes que em grupos elaborassem projetos e ações a serem realizadas no município com os objetivos propostos pelo projeto.





A programação prosseguiu na quarta-feira em Parnaíba, para a pratica de elaboração de projetos no Auditório da FIEPI, na Rua Riachuelo, Centro. Já na quinta feira será em Buriti dos Lopes pela manhã e a tarde no município de Ilha Grande do Piauí.



Segundo Jeanete Souza depois destes municípios, outros poderão se engajar em realizar as ações em prol do ODM, “Estes primeiros munícipios demonstraram a vontade em promover a participação popular, tão importante para no exercício da cidadania”, finalizou.


A coordenação é de Jeanete Souza assessorada pela equipe formada por Alcidiana Carvalho (Assistente Social), Marcelo Area Leão, Pedro de Alcantara Carvalho e William Fernandes

Importante saber:
Foram definidas em 2000, em Nova York, as oito iniciativas, que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São elas:


1 - Acabar com a fome e a miséria

2 - Educação básica de qualidade para todos

3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4 - Reduzir a mortalidade infantil

5 - Melhorar a saúde das gestantes

6 - Combater a aids, a malária e outras doenças

7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 - Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento


Fonte: Paulo Cesar/ Edição: Monica Pessoa
ASCOM FIEPI.

Um comentário:

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...