10 de nov. de 2011

Mercado de Fátima: um criatório de gatos e cachorros


Gatos e cachorros aguardam restos
Há anos não fazia compras do Mercado de Fátima em Parnaíba. Nesta quinta-feira resolvi acompanhar a minha esposa nesta tarefa que ela faz de forma religiosa. O que vi na feira foi de assustar! A quantidade de gatos e cachorros que encontrei perambulando pelo mercado e sendo alimentado com restos e sobras fornecidos pelos feirantes chega a centenas. È lamentável a convivência pacífica entre vendedores, compradores, gatos e cachorros no mercado de Fátima em Parnaíba.

As bancas de carnes, peixes, galinhas, etc. são lavadas diariamente, mas quem garante que aqueles animais, muitos infectados com as mais variadas doenças, o Calazar (Leishmaniose Visceral), por exemplo, não deixaram suas doenças impregnadas nas bancas.


Já temos exemplos de pessoas que conviviam com estes animais naquele mercado, às vezes até dormiam no mesmo local, vieram a óbito acometidos de Calazar.

È urgente que a secretária de Saúde, Dr. Ilvanete Tavares Beutrão, tome uma providência acerca desses animais. Exigindo da Vigilância Sanitária a imediata retirada dos animais e uma revista sistemática para que não voltem a acontecer.

Uma reunião com os feirantes para discutir estes problemas para saber quais as causas e debater alternativas para solucionar tais questões também seria interessante e finalmente fazer um trabalho de conscientização dos cuidados básicos que os feirantes devem ter com os alimentos a serem vendidos à população que a cada dia se afasta daquele mercado por conta destes hábitos nocivos a saúde pública.

Parnaíba está entre as cidades piauienses com maior índice de Calazar e os mercados locais são os principais focos da doença. Fato constatado pelo dados da Secretaria de Saúde.

Falta também conscientização da população, pessoas inescrupulosas levam ninhada inteira de cachorros e gatos para os mercados ao invés de entregar ao Centro de Zoonoses do município.

Vi também alguns feirantes reclamando da baixa freqüência do Mercado de Fátima. Mas e o que eles tem feito para melhorar? Quais são os atrativos? Quem sabe higiene e limpeza pudesse ser o ponto forte do mercado e pra isso cada um tem fazer sua parte.

É necessário ter um administrador no mercado de Fátima que seja competente e conhecedor das causas e tenha força junto ao poder público municipal para melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade.

O poder público municipal também tem o dever de melhor orientar os feirantes. A apresentação das frutas verduras e legumes em uma banca também é fator de alavancamento de vendas. A forma de expor as carnes,  peixes, frangos e outros também deve ser orientada. As compras geralmente são efetuadas após uma boa imagem do produto.












Redação: Jornal da Parnaíba

37 comentários:

  1. E o pior é que esses animais nem tem pra onde ir. A culpa é das pessoas que se comprometem em criar um animal de estimação e não tomam os devidos cuidados para eles não se reproduzirem. Uma pena ver tantos animais abandonados.

    ResponderExcluir
  2. TENHA UM POUCO DE PACIENCIA POIS EM 2012, TODOS OS PROBLEMAS DA CIDADE SERAO SOLUCIONADOS POIS SERÁ ELEITO PREFEITO O PASTOR IRMAO MANOEL O MELHOR CANDIDATO DE TODOS OS TEMPOS, SIMPÁTICO, ONESTO E TRABAIADOR.

    ResponderExcluir
  3. O PROBLEMA É QUE O POVO ABANDONA OS ANIMAIS NO MERCADO, POR FALTA DE CONSCIÊNCIA. E INFELIZMENTE AQUI EM PARNAIBA NÃO HÁ UM LUGAR PRA ABRIGAR OS ANIMAIS ABANDONADOS, O CENTRO DE ZOONOSES NADA FAZ POR UM ANIMAL ACIDENTADO, QUE É MAIS URGENTE, VAI FAZER ALGO POR ANIMAIS ABANDONADOS?ENQUANTO ISSO O POVO CONTINUA O PÉSSIMO COSTUME DE COLOCAR ANIMAIS NOS MERCADOS, POIS NÃO HÁ ANIMAIS SÓ NO DE FÁTIMA, MAIS NOS OUTROS TAMBÉM E EM LOCAIS ABANDONADOS.ISSO ME ENTRISTECE POIS GOSTO MUITO DOS ANIMAIS, TENHO SEIS CACHORROS E UM GATO.

    ResponderExcluir
  4. Esse pobres animais não tem culpa de viver assim! E outra, vejo muitas pessoas q maltratam animais (digo pq convivo com vizinhos que são assim), mas maus tratos a animais é crime: Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605) Artigo 32 Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
    Esses animais merecem viver dignamente, como qualquer ser vivo tem direito a vida! que Deus nos abençoe! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. pq vc n levou uns dois deles pra sua casa? aempre q vejo animais assim pego um pelo menos , minha casa já tem uns 20 e poucos gatos.n custa vc tirar um animal da rua e cuidar, e se todos fizessem assim eles n estariam nos mercados e em outros locais

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura ñ tem um politica de combate as zoonoses realmente aqui no piaui a cidade com maior indice é parnaiba, ñ temos tambem pessoas suficiente pra trabalhar no combate a dengue estão trabalhando por mutiram se combre uma area aqui a outra fica descoberta , falta de planejamento quero ver quando chegar tempo chuvoso como vai ser e quem vão culpar quando tiver uma epidemia de dengue niguem brinca com a saude publica mas esse prefeito ta fazendo isso parnaiba cresceu a prefeitura tem que contratar mais gente pra esse serviço.

    ResponderExcluir
  7. Nos temos o centro de zoones aqui em parnaiba mas ñ temos gente suficiente pra trabalhar no calazar falta uma politica mais seria na saude publica de parnaiba quando esse florentino tomou conta da sec. de saude virou bagunça vc che na prefeitura tem gente uma batendo na outra de lotado todos contratados sem fazer nada

    ResponderExcluir
  8. O que acho mais estranho nisso é quando a vigilancia sanitaria chega num estabelecimento de uma pessoa procura tudo pra multa-lo mas eles nunca vão no mercado da caramuru e do bairro de fatima pra ver a nojeira

    ResponderExcluir
  9. A Vigilância Sanitária quer que qualquer estabelecimento comercial privado esteja em perfeitas condições de funcionamento. Enquanto os mercados públicos estão essa calamidade.

    ResponderExcluir
  10. O Infarentino Neto vai bem dizer que é a prefeitura está enxugando gastos e juntando o mercado público e o centro de zoonoses no mesmo prédio.

    ResponderExcluir
  11. EU TENHO RAIVA E DOS DONOS ESSESE F.D.P, CRIAM CACHORROS E GATOS E DEIXAM ABANDONADOS, OS ANIMAIS NAO TEM CULPA DE NADA.

    ResponderExcluir
  12. Por essas e muitas, muitas, muitas e muitas outras é que o vice e seus puxas criaram um jornaleco para tentar falar bem dele.

    ResponderExcluir
  13. Lá é um orfanato de gatos e cachorros tem pessoas que recomendam, quando alguem quer se livrar do seu animalzinho para deixar la!!!!

    ResponderExcluir
  14. Voce que postou essa reportagem poderia pelo menos pensar na vida desses animais indefesos que seus dono sem nenhuma responsabilidade abandonam eles nesse locais e não se importam se eles vão morrer ou ficar sendo maltratados. Vc prefere que eles sejam entregados no CCZ para serem sacrificados???? Pois la eles não acolhem os animais e ficam alimentando esperando que alguém de bom coração va e os adote. Ah, e que eu saiba, calazar so se transmite através da picada do mosquito Lutzomia longipalpi(popularmente conhecido como Palha e Birigui) sendo que este esteja infectado e não pelo contato direto como a reportagem cita.... Antes de escrever eh bom ter mais esclarecimento sobre o assunto...#ficaadica

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Primeiramente, gostaria de informar ao senhor, que os animais que se encontram no Mercado de Fátima,nenhum absolutamente nenhum, tem qualquer tipo de doença, o Sr. deve ser muito mal informado pois Calazar não é uma doença que afeta gatos mas apenas cachorros e os cachorros que lá ficam todos tem dono...a culpa é exclusivamente dos donos que os soltam para comerem lá no mercado. Falo isso caro Sr. Os gatos são consequencia dos humanos sem responsablilidade que os abandonam lá...qual culpa os animais tem de estar la?? CZ pra que ??? Pra serem levados para o sacrifício??? Se a Prefeitura talvez tivesse um abrigo para esses animais o seu problema talvez fosse resolvido. Gostaria imensamente de saber de onde o senhor tirou que Calazar pega pelo contato, ou que Calazar afeta gatos!

    ResponderExcluir
  16. O q sugere pessoa!!
    matar esses animais????

    ResponderExcluir
  17. Graças a Deus, a consciÊncia em todos os comentários prevaleceu. Estes indefesos não tem culpa da irresponsabilidade desses "irracionais" proprietários, que os abandonam a mercê da própria sorte. Em qualquer cidade, minimamente politizada, o poder público incentiva a castração ou a laqueadura de trompas como forma de prevenir esta explosão de cães e gatos em locais públicos. Mas em Parnaíba...ô cidade difícil.

    ResponderExcluir
  18. Primeiro: Os animais são indefesos e precisam ser defendidos, é claro. segundo: Falar que esses animais não tem nenhuma doença é rematada má-fé ou falta de conhecimento e de informação. Terceiro: Quem resolve criar qualquer tipo de animal tem que ter condições de tratá-lo adequadamente, como ser vivo, até melhor que o ser humano e isso custa caro e não é qualquer pé-rapado que pode custeá-lo. Quarto: Não é simplesmente tolerando os bichinhos nos logradouros públicos e os alimentando de qualquer forma jogando restos ao relento, causando sujeira e imundície, sujeitando a população a uma série de doenças de todos os tipos, contaminando os alimentos que vendem, pois os animais ficam tão dóceis que se misturam aos produtos, transmitindo sim, eventualmente, doenças para o ser humano. Quinto: é conduta típica de populações analfabetas, muito pobres, inclusive de espírito, cheias de crendices e lendas a tolerância à criação de animais no meio da cidade, em condições péssimas de higiene, dentro de casa no meio de crianças, idosos, comendo até no mesmo prato, ou servindo os bichinhos de restos de comida humana, numa miserabilidade de fazer dó. A maioria não tem condições de criar nem os filhos e se aventuram a criar animais, achando que o bicho não sente, dor, fome, frio, precisa de abrigo, remédio, carinho, lazer, turismo, plano de saúde, plano funeral, etc. Sexto: Para os que já se encontram em situação de risco, como os do mercado e outros passeios públicos, a solução seria recolhê-los, tratá-los adequadamente e colocá-los para adoção por pessoas que realmente respeitam as leis que dizem respeito à proteção dos animais e tenham condições de criá-los dignamente, como qualquer ser humano, ou até melhor que estes. Sei que estou chovendo no molhado e nenhuma novidade há nessa minha fala. É horrível chegar num lugar e encontrar mendigos, drogados, alcoólatras, prostitutas, travestis, gatos e cachorros, em petição de miséria, incomodando os transeuntes com odores fétidos e nauseabundos. O turista nunca mais ali voltará. Todos precisam viver, homens e animais, com total dignidade, sem ser motivo de escárnio por parte dos demais viventes. Que cada um assuma suas responsabilidades ou jamais deixaremos de ser um país do terceiro mundo, que alguns tolos iludidos por pesquisas não muito sérias acredita que não somos mais. O resto é conversa fiada!

    ResponderExcluir
  19. O mais interessante é que essa imundície aí (com as desculpas dos vendedores locais, que trabalham pelo pão da família) que se chama de mercado público é motivo de briga política, como alguns anos atrás, que procurei alugar um box mas nem um encarregado tinha, porque um tal vereador de iniciais GB estava em briga com a primeira dama e diziam que era porque um queria botar uma pessoa lá como encarregado, mas o outro queria um de sua panela. Aí tava tudo abandonado. Por fim desisti!!

    ResponderExcluir
  20. tão lindos esses gatinhos e cachorros... muito fofos, pena q existem muitas pessoas irresponsáveis q deixam os animais a mercê dessa situação.É normal eles ficarem no mercado pois lá tem comida e eles têm fome.

    ResponderExcluir
  21. culpa e dessas pessoas q criam, o q é um anti-concepcional, 4,50 pra gata e cachorra da só d 6 em 6 meses.

    ResponderExcluir
  22. A solução é abater os animais e vender misturados com as outras carnes comercializadas lá...

    ResponderExcluir
  23. A intenção de informar a atual situação do Mercado de Fátima é útil. Entretanto, peca o autor da matéria no que há de mais elementar quando se quer passar uma informação: ser esclarecedor, imparcial e apontar as causas do problema.

    O que vimos foi totalmente o oposto, não foi esclarecedor, foi parcial e não apontou as causas do problemas, se limitou exclusivamente em culpar os animais que ali foram abandonados, inclusive com dados desarrazoados e infantis, onde está a fonte?
    Se o objetivo é informar é primordial que sejam as informações leais a realidade, e se pretende apontar dados, repasse a fonte de onde foi retirada as informações.

    ResponderExcluir
  24. OS GATOS ESTAO TODOS VACINADOS...INCLUSIVE AS FEMEAS COM ANTICOCPICIONAL.

    ResponderExcluir
  25. É muito engraçado. Devo concordar que a estrutura do mercado está precária e ruim, mais a sujeira não é culpa da prefeitura! Os donos das bancas e boxs precisam ter mais higiene, se conscientizar de que sujeira só atrai doenças e animais de rua como os gatos e cachorros. E outra, os animais não tem culpa se foram abandonados, é o meio de sobrevivencia deles, vagar pelos mercados atrás de um pouco de comida, mesmo que seja restos de carcaças jogadas fora. É muito fácil não quere-los e entrega-los pro centro dos zoonoses para a maioria serem sacrificados.. Vocês mesmos são os culpados disso. Vamo abrir o olho e se conscientizar que nem tudo é culpa do governo, os cidadãos precisam zelar pelo pouco que lhes foram feitos.. Ainda bem que fizeram uma ONG em prol dos animais ai em Parnaiba!!! Deus abençoe vcs..

    ResponderExcluir
  26. Existe vigilância sanitária em Parnaíba? onde estão?

    E o Mercado da Caramuru que é conhecido como mercado dos horrores...Lastimável!!!

    ResponderExcluir
  27. aproveitando a matéria de gatos e cachorros, gostaria de informar que juntamente com o asfalto e sinalização das ruas deve ser feito um trabalho de educação animal aos mesmos que transitam nas ruas, muitas das vezes causando acidentes.Criar uma faixa só para eles, sei lá, colocá-los em um centro de aprendizagem de como se comportar nas ruas, ou qualquer coisa do tipo, essas são minhas idéias, já que os competentes não tem outra solução.
    andar somente mutando e perseguindo pessoas é muito fácil, resolver o problema delas é complicado!!!

    ResponderExcluir
  28. ano que vem todos os problemas da população serão resolvidos, até mesmo os que ainda não temos serão resolvidos antes que aconteçam, pois será ano de eleição.

    2012 VEM AÍ, E COM ELE A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS, DETALHE, NO PALANQUE.
    PROJETOS E MAIS PROJETOS QUE NÃO PASSAM DE PROJETOS, MAL PROJETADOS POR PROJETISTAS APROVEITADORES.

    NÃO VENDA SEU VOTO POR R$ 20 OU R$ 30, VINTE OU TRINTA REAIS, PREFIRA O DIREITO DE COBRAR.

    ResponderExcluir
  29. SÓ LEMBRANDO QUE DAR VACINAS ANTICONCEPCIONAIS NÃO É O SULFICIENTE, PORQUE O USO CONTíNUO DESSE TIPO DE MEDICAÇÃO INJETÁVEL INTRAVENOSO EM CÃES E GATOS PODE CAUSAR CANCER. A SOLUÇÃO É CASTRÁ-LOS.. COITADOS, ELES NÃO TEM CULPA, VAMOS AJUDÁ-LOS PESSOAL.. DEUS VAI RECOMPENSAR, VAMOS CUIDAR DOS NOSSOS ANIMAIZINHOS

    ResponderExcluir
  30. QUE É UMA VERGONHA, ISTO É!!!! KD O PREFEITO E OU PELO MENOS AO SETOR DA ZOONOSE? E AINDA FALA-SE EM TURISMO...NA CIDADE. E ESSE MERCADO, NÃO SERIA UMA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA PARA PASSAGEIROS NO TURISMO ESTILO "FRITO FRIO". NEM PRA ISSO SERVE?

    ResponderExcluir
  31. queridinhos venham aq na rua conde deu. ai sim vcs vão ver o q é gato. kkkkkkkkkkkkkkkkkk tem gato d toda especie,doente, sadio, branco, amarelo, cinza, preto............. enfim
    um versdeiro ninho de gato. e detalhe, saem nas vizinhanças roubando tudo p comer. é mole? agora vai bater num gato desse. a ong ta ai. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk duvido q eles trqagam comida ou levem eles daq. aiai essa ONG. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. POVO SEM CORAÇAO SE ESSES ANIMAIS ESTAO LA E PQ NAUM TEM ONDE MORAR OU FORAM ABANDONADO E NAO QUEIRAM SABER OQ EH ISSO(ABANDONO)E AGORA NAO EH JUSTO CHAMAR O PREFEITO E MANDA DA FIM OU SACRIFICAR OS ANIMAIS E SIM ARRANJAR UMA SOLUÇAO CLARO Q NAO PODE FIKAR ASSIM POIS EH PRECISO HIGIENE NO LOCAL...PREFEITO ARRANJE UM LUGAR JUNTO A ONG SEI LA UM LUGAR P ESSES ANIMAIS CASO O CONTRARIO FIKA NA SUA CONSCIENCIA O ABANDONO DOS MESMOS,SEI Q VC NAO TEM CULPA DESSE FATO MAIS TEM POR SER SEU DEVER DE ZELAR E CUIDAR DE NOSSA CIDADE!E PARA TODOS QUE MALTRATA OS ANIMAIS SE CUIDA POIS CONCERTEZA O MUNDO DA MUITAS VOLTAS CUIDADO POIS HOJE SAO ELES MAIS AMANHA PODE SER VOCE!PENSA NISSO!

    ResponderExcluir
  33. ART.32 DA LEI FEDERAL Nº.9.625, DE 12/02/1998sábado, 12 de novembro de 2011 às 04:04:00 BRST

    VOCE QUE GOSTA DE MALTRATAR OS ANIMAIS VEJA O ART.32 DA LEI FEDERAL Nº. 9.605, de 12.02.1998 E SE CUIDA POIS TEM LEI A FAVOR DELES!CUIDADO PRESTA BEM ATENÇAO QUEM FIZER QUISQUER TIPOS DE MAUS TRATOS.QUEREM DA UM JEITO NELE NO MERCADO MAIS VEJAM BEM OQ VAO FAZER CM ELES POIS ESSE CASO PODE SER APURADO E SABEREMOS OQ SERA FEITO DELES POIS ELES TEM A SUA DEFESA DE LEI FEDERAL E PARA QUEM NAO SABE PESQUISAR E PROCUARA SABER MAIS.(LEI DE CRIMES AMBIENTAIS)

    ResponderExcluir
  34. vc que fez essa matéria é um covarde. Assina a matéria, que eu quero saber quem você é e te pagar um curso sobre redação e zoonoses.

    ResponderExcluir
  35. o gatinho da ultima foto faz ate pose, pra foto euma graça. eesse prefeito e um arrombado.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...