10 de nov. de 2011

Poluição Sonora: Beira Rio é um dos maiores focos em Parnaíba

A poluição sonora vem aumentando a cada propaganda exagerada vista nas ruas, aquele comerciante, o ambulante, o feirante, na intenção de chamar a atenção para seus produtos, grita, fala alto, adquire objetos que provocam sons diferentes para atrair a curiosidade, principalmente das crianças. Os alto-falantes instalados em praças e comércios, sons automotivos, sons presentes em motos ou bicicletas, tudo isso afeta o meio ambiente, causando a poluição sonora.


Esses barulhos são inconvenientes para a saúde e, dependendo do volume e da frequência com que são utilizados, podem causar danos irreversíveis aos nossos sentidos. A soma destes sons é que prejudicam ainda mais os organismos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ouvido humano tem limite de 65 decibéis (dB) e após este valor o organismo sofre estresse. Ruídos acima de 85 dB aumentam o risco de comprometimento auditivo. É interessante saber que sons acima de 130 dB chegam a provocar dor. E para se ter um parâmetro, um secador de cabelo atinge 85 a 90 dB, enquanto a turbina de um avião é de aproximadamente 130 dB.



Em Parnaíba, tem sido freqüente, fatos que caracterizam poluição sonora, principalmente no que diz respeito aos jovens, que em meio a bebedeiras, abrem o porta-malas dos carros e muitas vezes enormes caixas de sons adaptadas nos automóveis, causando um grande incomodo para o resto da população.

Estas práticas tem sido freqüentes na Beira Rio e também em vários estabelecimentos da Avenida São Sebastião. Prova disso, é que semana passada, foi apreendido um veículo que desobedecia às regras, e também estava causando incômodo à população.

Diretora de controle e fiscalização ambiental da Secretaria do meio ambiente do município de Parnaíba, Dulcinéia Vieira de Oliveira [foto ao lado]disse que em relações as providencias que estão sendo tomadas quanto a poluição sonora principalmente nas imediações da Beira Rio é que o órgão realiza dois tipos de fiscalização, que são: a passiva que é aquela onde a secretaria recebe as denúncias e as providências é um processo administrativo para cuidar da situação; e a fiscalização ativa onde há uma vigilância nas ruas da cidade, principalmente aos finais de semana e feriados para a verificação dos pontos onde acontecem poluição sonora.

A secretaria detectou sete pontos de poluição sonora na cidade de Parnaíba, compreendendo bares, restaurantes, casas de shows, quiosques, residências, igrejas, publicidade volante e carros particulares.

Porém a preocupação maior é com o espaço da Beira Rio, onde há casas de shows, bares, traillers e sons particulares, que causam transtornos à população, como também podem vir gerar maiores danos à saúde.

Fonte: Proparnaíba

25 comentários:

  1. e o carro d som q faz propaganda da macavi aos domingos 6h da manhã num volume absurdo,o boca rica com um volume exagerado, entre outros q tbm abusam ...mesmo sabendo q nas residências temos pessoas idosas, crianças,e pessoas doentes q necessitam d sossego.

    ResponderExcluir
  2. IO CRACK, IOS ASSALTOS? MORTES?, SONS CAUSA MORTE, NÃO SABIA DESSA NAO, DEIXA NOSSO SOM EM PAZ, RESPEITE AGENTE E DO BEM SO QUEREMOS DIVERSÃO!

    ResponderExcluir
  3. nota (0) para a policia de parnaiba , la isso e lei rpz, vamos viver a vida, io trafico ainda ai né , cade que eles vao atras de bandidos?
    zero,zero, advogada sem caracter, deixa nosso som em paz!

    ResponderExcluir
  4. o som pode parar ne pessoa, io crack tbm pode tbm ?, deixa nosso som em paz , NUNCA VAI ACABAR OS PAREDÕES, NUNCAAAAA -

    ResponderExcluir
  5. qual seria o outro local para escultar carro de som em parnaiba? deviam verificar esses carros de propaganda, pois esses sim estao alem do permitido pela lei e diariamente o q é mais absurdo ainda.... pelo menos a beira rio e so sexta e sabado.

    ResponderExcluir
  6. Isso é uma falta de respeito com os moradores da localidade....crianças não dormem direito,nem o direito de ver televisão nos é dado pois o barulho é tanto que as vezes fica inviavel conseguir ouvir algo da tv

    ResponderExcluir
  7. SABE O QUE EU ACHO ENGRAÇADO? O SOM DOS CARROS ELES QUEREM PRENDER, MAS ESSA POLICIAL DE MERDA DAQUI ATÉ HOJE NÃO PRENDEU OS CARAS QUE ANDAM ROUBANDO AS MOTOS BROZ AQUI. VÃO TRABALHAR QUE É MELHOR.

    ResponderExcluir
  8. Olha o filho do coordenado da Ciretran de Panaíba é um dos q mais fazem barulho por lá! Alam e seu gol preto, com uma enorme caixa de som q ocupa todo o porta malas!

    ResponderExcluir
  9. vcs sao muito idiotas oq que atrapalha numa beira d rio daquela ? os peixes?? os cavalos q ficam por lá solto? uma regiao q é xeio de bar vcs queriam q tivec oq? o mais provavel é q a prefeitura projete um espaço q altorize o som altomotivo e policia vcs tem muito mais a se preucupar doq som d carro invade a casa do adrianinhu q vcs vao lá só pa pegar xoque e num invade

    ResponderExcluir
  10. Pessoas de bem que passam a semana inteira trabalhando não conseguem viver em sua própia casa!? e as pessoas que estão nos restaurantes,pizzarias se incomodam com o som que em muitas vezes se trata de uma musica sem cultura e com palavras de baixo calão,esses donos de som e as pessoas mal educadas tem mais é que estudar pra ver se vira alguém na vida; aplausos a essa advogada esta fazendo sua obrigação, espero que seja assim pelo resto dos tempos, porque aquela beira rio já deu nos nervos, ali a maioria é "mulher de graça" e malandro, logicamente que salvo algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Os dados não se baseiam na continuidade do ruído ou barulho, ou seja, pra um indivíduo ficar estressado e sofrer algum desequilíbrio, mesmo que leve, não precisa um ruído ou barulho atingir esses decibéis todos. Basta ser constante, mesmo baixo, mas o ruído ou barulho seja lá de que fonte for, já é incômodo e algumas pessoas são mais sensíveis que outras. Algumas fontes são também mais incômodas, devido a frequência desse ruído ou barulho. Quem tem, por exemplo, um trabalho corrido não suporta ficar próximo a uma fonte sonora constante, visto que essa pessoa necessita de repouso para reequilibrar seu estado do corpo. É diferente de pessoas que ou têm um trabalho não puxado ou então que não fazem nada, e podem passar o dia inteiro sob o barulho, sem se incomodar, sofrendo portanto as consequências anos depois. Poluição sonora é um problema sério, e tem que ser combatida.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de ver essa senhora trabalhando, nunca vi, a gente liga pra policia eles falam dessa dr mais nunca vi ela com esse tal decibelimetro.nao suporto mais........

    ResponderExcluir
  13. A poluição sonora ocorre na cidade inteira.Somos obrigados a passar a noite ouvindo o péssimo gosto musical desses donos de bar localizados no meio das residências.A música vai até às 6 da manhã em alto volume.Aí eles Vão dormir e nós que trabalhamos durante o dia temos que trabalhar de ressaca.

    ResponderExcluir
  14. Aqui na Guarita,entre as ruas Itaúna e Três de maio tem um bar na praça que liga um som que se ouve de longe.Imagine as residências mais próximas.O volume é o máximo.E no final de semana é que a coisa fica feia.Cadê a fiscalização na Guarita?

    ResponderExcluir
  15. rpz eu acho isso um abobagemm... porra que em phb quaze n temos divertimentos, agora esses policias deveriam era fazer bliztis para pegar assaltantes, traficante... mais n fazem pq eles recebem propina... e engraçado q o filho do JOÃOZIM DO TRANSITO. tem um som q e um mostro na traseira do gol dele.... e so vive na beira rio com o som alto.. pq n aprende o som dele?
    mt engraçado neh

    ResponderExcluir
  16. A beira-rio Deveria ser bem mais valorizada, é um atrativo! deveria ter suada livre pelo menos no FDS! só reclama quem ñ vive!

    ResponderExcluir
  17. Tá na hora de Os politicos fazerem pelo menos uma obra ali, Pro pessoal poder se divertir, a beira rio é um ponto de alegria e diversão, e se isso mudar a Parnaíba ñ será a mesma nunca mais.

    ResponderExcluir
  18. esses imbecis pensam que os ouvidos da gente é penico e somos obrigados a compartilhar da cultura inutil que vem do seu mal gosto musical.... vocês já viram alguém com uma música agradavel aos ouvidos desfilando com o porta malas aberto? se toquem seus inutéis.

    ResponderExcluir
  19. policias bando de Fdp, vão procurar as bocas de fumo que voces ja sabem aonde tem e de quém é e vcs não estourão pq recebem suborno, dxa o som rolar, não e crime

    ResponderExcluir
  20. Rapaz isso só pode ser inveja mesmo pq a beira rio e lotado de casa Ne? Vcs não tem mais o que fazer nao do que andar acabando com a felicidades de muitos, vão pelo menos trata de pegar esses assaltantes e drogados da cidade e deixa os sons de mão. Nao adianta querer acabar com os sons em carro vãs nao vão consegui.

    ResponderExcluir
  21. Bando de débeis inúteis. O que está errado não é vocês ouvirem suas "belas" músicas de rapp, funk ou seja lá o que diabo for. Metam o dedo nu c... de vocês que ninguém se incomoda, a não ser que dêm um berro que ultrapasse os limites permitidos. A questão é a altura, o volume fora do permitido, que vocês estão usando e perturbando em via pública, ou então uma coletividade de pessoas. É errado até mesmo em casa ouvir som em alturas anormais, pois um vizinho tem todo o direito de fazer também o que necessita, desde que não incomode. Vocês merecem ser é presos, como manda a lei. Aplique-se pelo menos um serviço de caridade como pena alternativa a esse folgados, que é isso que falta pra eles. TRABALHO!!!

    ResponderExcluir
  22. Vemos uma geração lançar desafios contra as leis e a órdem. Isso é preocupante. Uma cultura que tem que mudar, ou então a lei tem que agir com braço mais forte contra os desordeiros, que infelizmente, a contragosto dos pais, que às vezes são até pessoas decentes, e que também vivem engajadas nesse trabalho contra o crime.

    ResponderExcluir
  23. Não se intimide com esses malandros, secretária, por alguns deles serem filhinhos de papai, mas que andam à margem da lei. Sabe-se que cometem mais de um crime ao mesmo tempo, pois enchem o rabo de bebidas alcoólicas e saem dirigindo além da infração relativa à lei do silêncio. Pessoas de bem e comprometidas com uma melhor qualidade de vida para TODOS dão total apoio a esses combates. Estendam-se a todos os bairros da cidade essas operações.

    ResponderExcluir
  24. QUEM TA INCOMODADO É Q SE MANDE VAO MORAR LONGE DA BEIRA RIO HORA NOSSO SONS É Q NAO VAI PARAR DE ESTORAR POR AI

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...