Entrada de Luis Correia (PI) - Foto: Morais Brito |
O governo do Estado decidiu demitir a professora Wanda Pinheiro Santos. Ela foi denunciada pelo Conselho Tutelar por supostamente ter constrangido um estudante ao propor uma demonstração de nu artístico em sala de aula. O caso foi registrado em abril de 2010 na Unidade Escolar Augusto Veloso, município de Luís Correia, litoral do Piauí. Na época, a educadora se defendeu negando ter havido constrangimento de alunos na aula sobre História da Arte.
No início do ano, a secretaria estadual de Educação abriu sindicância e processo administrativo disciplinar para investigar o episódio, que teria ocorrido em uma turma da 7ª série. O resultado do processo, publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, diz que "dada a gravidade da ilicitude praticada, a Comissão Processante concluiu que a servidora merece ser punida com demissão".
Na época, Wanda Santos explicou sua versão da aula. "Estava ministrando aula sobre a História da Arte - Mitologia Grega. Sabemos que as esculturas clássicas da arte greco-romano apresentam o nu de forma a transmitir ideais de perfeição do pensamento grego. Perguntei aos nossos alunos da 7ª B se algum deles poderia expor o seu corpo como modelo para que seus colegas pudessem desenhá-lo. Um aluno apresentou-se e, no momento, em que o mesmo retirou a blusa e baixou a calça comprida eu dirigi-me para a turma e perguntei-lhes se algum aluno se sentiria constrangido com tal atividade. Uma aluna manifestou-se contrária a tal atividade e, imediatamente dirigi-me para a turma e disse-lhes que não faríamos o trabalho, pois estávamos num espaço público e a aluna tinha o direito de não aceitar. O aluno, imediatamente, vestiu-se e, naturalmente, sem nenhum constrangimento, voltou para o seu lugar", contou em 2010. A professora havia reclamado de não ter sido procurada pelo Conselho Tutelar e nem pela direção da escola.
Para a família da educadora, a questão parecia resolvida. Irmã da professora, Heloísa Santos informou nesta terça-feira (23) que Wanda já havia firmado um acordo com a Justiça no município de Parnaíba e, para desfazer encerrar o caso, teria concordado em dar aulas de educação sexual. Ela desconhecia a decisão do governo do Estado e prometeu procurar advogados em Teresina para recorrer da mesma e manter o emprego.
Por Fábio Lima/cidadeverde
Edição Blog do Pessoa
Essa professora é realmente má informada sobre o contexto de nu artisitico. Estou me formando em Arte e Educação e vou fazer um esclarecimento brévio sobre o assunto. O tema é contextualizado referente as obras visuais que retratam o corpo humano, isto é, esculturas e pinturas gregas por exemplo. O nu retratado como exposição do corpo como fotos (revistas masculinas) e a pessoa tirar a roupa ao vivo isso não pode ser considerado arte, a arte na verdade é um produto da imaginação humana, isto é, aquilo que o homem imagina e faz através de suas habilidades manuais e corporais. Esse grave erro acontece na maioria das escolas, onde os professeores que ministram a aula de arte não sabem pelo menos a importância da arte. Lamento profundamente o fato dessa magnifica área de conhecimento não ser levada a sério no ambiente escolar.
ResponderExcluirQue ridícula essa decisão do estado!Para essas coisas eles são bem rápidos agora o slário do professor continua na mesma ...Patético
ResponderExcluirQuanta imoralidade dos falsos moralistas! Por quê então não demite-se as "bichas" que se beijam e se abraçam no "corredor das loucas" naquela Secretaria de Estado, hein? E o pior, o afair envolve bofes da alta esfera...Quer mais? Depois eu conto!
ResponderExcluiro comentarista ae acima...Homofobico, ,realmente naum sabe a Gravidade que essa professora tornou nessa escola ...e fora os problemas psicologicos que esse adolecente pode desenvolver ...muito bem a decisão do estado , e aproveitando ...poderia realemnte aumentar o salario dos professores.
ResponderExcluirEngraçado! nas Novelas e em alguns programas de TV, atores e atrizes praticam atos piores, e agora vem o estado tentando ter moral.
ResponderExcluirQUE PROFESSORA LOUCA/1
ResponderExcluirALGUÉM PRECISA AVISÁ-LA QUE NÃO SOMOS GREGOS E MUITO MENOS DA ANTIGUIDADE.
SEM VERGONHA! SE É AUI EM SÃO PAULO ELA É PRESA IMEDIATAMENTE E DEMITIDA NA MESMA HORA.
O fato não tem nada haver com os artistas de televisão. Aqueles ou aquelas moças que expõem o corpo não podem ser considerados artistas. A verdadeira arte vai muito mais além disso. Então essas apresentações exibidas em alguns programas de tv não tem relação alguma com a arte que deve ser repassada em sala de aula. É por isso que a disciplina de Arte deve ser ministrada por alguém com entendimento da área, para que assim os alunos futuramente tenham percepções artisticas fundamentadas e não saiam escrevendo besteira e fazendo comparações como as pessoas acima. No ambiente escolar expor um adolescente com a nudez é uma coisa muito séria. Há inúmeras formas de falar das artes visuais que representam a nudez humana de forma criativa. Eu mesmo em minhas aulas de Arte já explorei a arte grega e outras de forma muito interessante e atraente. A didática da professora em relação a área artistica está completamente errada. Lamentamos uma aula como essa. Há, antes que eu esqueça é importante dizer que esses desinformados que estão fazendo essas comparações na verdade não entendem nada de arte e de aspestos escolares e nossos alunos devem aprender a perceber a verdadeira arte e principalmente diferenciar os lixos culturais que são exibidos na televisão. É também para isso que existe a tão magnifica disciplina.
ResponderExcluirVai divulga a lista do corredor da loucas na sede da SEDUC em Teresina.
ResponderExcluirÔ desinformado (a), vou te ensinar mais uma vez, as opições sexuais não tem relaçao com o assunto abordao. Não vou escrever pq não adianta, alguns analfabetos não entendem e não sabem discutir as coisas de forma coerente. É por isso que a edeucação deve ser levada a série para que mais tarde as pessoas sejam capazes de opinar e multiplicar idéias, e que não sejam como a pessoa que escreveu acima, um (a) alienado (a)com preconceitos incapaz de saber ou ser reflexivo. Educação é algo sério neste país.
ResponderExcluir