23 de mar. de 2011

LEITOR ATENÇÃO PARA PARNAÍBA: Imprensa Nacional Repercute caso de Tipo 4 no Piauí

Caro Amigo Carlson, por favor, alerte a POPULAÇÃO Parnaíbana sobre este perigo iminente, eu e minha esposa admiramos seu trabalho, Grato e meus sinceros votos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Adriano e Marcela.


23/03/2011 08h06 - Atualizado em 23/03/2011 08h11


Piauí registra primeiro caso de dengue tipo 4.

Paciente de 17 anos vive em Teresina, segundo Secretaria de Saúde. Estado já recebeu, neste ano, 2.302 notificações de casos de dengue.

Do G1, em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) registrou, na semana passada, o primeiro caso de dengue tipo 4 no estado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22), no boletim da coordenação de Epidemiologia da Sesapi.
A paciente, uma jovem de 17 anos, vive em Teresina. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará, segundo a Sesapi.
Também na terça-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia confirmou dois casos de pacientes infectados com o vírus da dengue (DEN-4), em Salvador. Até então, os registros de casos desse tipo de dengue se restringiam ao Norte do país, em estados como Pará, Roraima e Amazonas.
A dengue tipo 4 apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.
Dengue no estado
Segundo o boletim da Sesapi, neste ano, o Piauí recebeu 2.302 notificações de casos de dengue. As cidades de Teresina e Piripiri lideram as notificações, com 842 e 517 casos, respectivamente. O número de casos em todo o Piauí é 18,8% maior que o registrado no mesmo período em 2010.

Além da capital, Matias Olímpio (173 casos) e Luís Correia (86 casos) mostram avanço da doença, segundo a Secretaria.
Até terça-feira, o Piauí não registrava casos de Síndrome de Choque por Dengue (SCD) e nem Febre Hemorrágica do Dengue (FHD). Foram registrados três casos de Dengue com Complicação (DCC), sendo um em Piripiri e dois em Teresina.

Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...