10 de ago. de 2010

Debate destaca seca, tragédia de Algodões, e economia do PI


Candidatos puderam realizar duas perguntas, cada um, para seu oponente. Críticas e farpas se destacaram.

O quarto bloco do debate do Cidadeverde.com é dedicado às perguntas diretas de candidato para candidato. A princípio, a mediadora Nadja Rodrigues, leu as regras que norteiam o bloco. Cada concorrente fez duas perguntas, em 30 segundos, para seu opositor. Após sorteio, Sílvio Mendes começa perguntando.

O candidato do PSDB inicia sua participação afirmando que um governo deve trabalhar para proteger seu povo. “O senhor não se sente envergonhado de pertencer ao governo que abandonou a população de Cocais?”, questiona.

“Muito pelo contrario. Sinto orgulho de pertencer ao governo Wellington Dias. O que aconteceu na barragem de Algodões foi uma fatalidade. Lamentamos as mortes, mas tomamos as providencias como construção de casa, assistência social”, defende-se Wilson.

No seu espaço para réplica, Sílvio Mendes afirma que as mais de 580 famílias prejudicadas com o acidente continuam sem água e energia. O candidato do PSB garante que seu opositor está desinformado. “Eu lamento que o candidato não tenha conhecimento da realidade. O Estado repassa R$ 172 mil por mês para assistência das vitimas da barragem”, diz Wilson.

Economia do Estado
Wilson Martins apresentou como estratégia questionar pontos em que julgava ser deficiente seu oponente. Assim questionou sobre o projeto de desenvolvimento estratégico de Sílvio Mendes para o Piauí.

“O Piauí tem riqueza fantástica. Iremos investir em parceria entre o Governo Federal e empresas privadas para a conclusão da Transnordestina, que levará desenvolvimento do extremo Sul ao Litoral do Estado. Queremos também que o para que os produtos de exportação do Piauí, os grãos e minerais, possam sair já industrializados e não em estado bruto”, explanou Sílvio Mendes.

Wilson iniciou sua replica dizendo que o candidato do PSDB foi vago na resposta. “Você, internauta, pode ver que o candidato não respondeu minha pergunta em essência. Ele não conhece o potencial do Estado. A Vale já esta instalada na região de Paulistana investindo em estudos para a produção de minérios”, critica.

Sílvio usa sua tréplica para acrescer a informação de que a cidade de Picos também recebe especialistas na produção de minérios. “Você não sabe ou acha que sabe tudo, mas o ferro encontrado no Piauí é quase o triplo daquele disponível na região dos Carajás”, defende-se.

Educação
Aproveitando a divulgação recente dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sílvio Mendes foca sua segunda pergunta no tema educação. O candidato quis saber por que o governo de Wilson Martins fez a pior ensino médio do Piauí.

“Vou lhe dizer que o senhor não está bem informado. O Ideb de Teresina foi maior que o do interior, mas isso é natural. Tenho cidade pequenas que tem avançado e cumprindo as obras do Ideb. FHC não investiu em educação. Não criou uma universidade. Crescemos de 5 para 35 escolas técnicas”, informa Wilson Martins.

Sílvio Mendes julga ser incoerente a posição crítica do adversário, já que, na época do governo Fernando Henrique, Wilson era filiado ao PDSB/PI, sendo inclusive, o presidente regional. “O senhor está sendo incoerente”, pontua.

Segurança pública
Wilson utiliza sua ultima pergunta para questionar sobre os planos do candidato do PSDB para segurança pública.

Sílvio aproveita para atacar a falta de estrutura básica das delegacias e critica o programa Ronda Cidadão. “O Piauí é um dos estados com a menor incidência de violência física porque as delegacias não têm estrutura. Não tem papel, não tem telefone, não tem gasolina. Toda propaganda e foguetório feito pelo ronda cidadão foi desnecessário. O Mocambinho, por exemplo, é um bairro violente e merece tanto investimento na segurança quanto o Dirceu”, opina.

O candidato a reeleição ao governo do Piauí diz que o candidato Silvio não quer que o governo convoque os provados no último concurso da Polícia Militar. “Vamos chamar 800 candidatos aprovados. Os primeiros 500 serão destinados para o interior e os restantes vão para o crescimento do Ronda Cidadão na capital. Lamento que todas as eleições vencidas pelo PSDB à prefeitura de Teresina foram prometendo a criação da Guarda Municipal, sem seu cumprimento”, garante Wilson.

Lívio Galeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...