2 de jun. de 2025

O ABSURDO DO DESCASO

O ABSURDO DO DESCASO

Eu, na minha ignorância, gostaria de entender a lógica das leis no Brasil e o descaso das nossas autoridades: estas duas embarcações foram apreendidas no litoral piauense fazendo o transporte de mercadorias contrabandeadas, a partir de então, ficaram sob a guarda da Capitania dos Portos do Piauí. As duas embarcações, uma com casco de ferro e a outro toda construída em madeira nobre, foram rebocadas até o Porto pesqueiro de Luís Correia há mais de dois anos - estavam em perfeito estado de conservação e funcionamento, inclusive os motores de propulsão - após alguns meses, mesmo com a vigilância da Capitania dos Portos, os vândalos começaram a roubar peças e equipamentos, levando ao naufrágio das embarcações que hoje servem de um verdadeiro “MONUMENTO” ao descaso, oferecendo riscos aos navegantes noturnos, já que não dispõem de sinalização, causando danos ao meio ambiente e poluição visual. A pergunta que fica é porque estas embarcações não podem ser leiloadas ou até mesmo doadas para instituições que poderiam dar um uso adequado? Não! Ao invés disso, foram deixadas ao abandono e, por fim, levadas a pique onde irão se transformar em um problema ambiental na foz do rio Igaraçu, criando bancos de areia e contribuindo ainda mais para o assoreamento do leito do rio que já está bastante comprometido. LAMENTÁVEL! Assim é o Brasil: o país que mais tem leis no mundo, mas, que, a grande maioria, não serve para nada. @ibamagov @icmbio @ministerio_publico_federal @marinhaoficial @governodopiaui @igrdelta @rafael.fonteles @ciaportopiaui @setur_pi









Joca Vidal

Em Parnaíba, mulheres podem colocar DIU de graça pelo SUS; saiba como

Mulheres de Parnaíba e região agora têm acesso gratuito à colocação do DIU de cobre pelo SUS. O novo serviço está disponível no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na Central de Diagnóstico de Parnaíba, e inclui todo o processo: consulta ginecológica, exames e colocação do dispositivo intrauterino, tudo no mesmo local.

Em Parnaíba, mulheres podem colocar DIU de graça pelo SUS - (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Em Parnaíba, mulheres podem colocar DIU de graça pelo SUS

A iniciativa é uma parceria entre o Heda, o Instituto Cidadania e Saúde (Isac) e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), e busca facilitar o acesso das mulheres ao planejamento familiar e à saúde reprodutiva.

O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo de longa duração, seguro e altamente eficaz. Ele é um pequeno objeto em formato de “T”, que é inserido dentro do útero para evitar a gravidez.

Segundo a ginecologista Thainá Santos, responsável pelos atendimentos, o DIU é uma alternativa contraceptiva segura, eficaz e de longa duração. “O dispositivo proporciona autonomia reprodutiva, e nosso objetivo é garantir que esse acesso seja feito com acolhimento, orientação adequada e acompanhamento profissional”, destaca.

A iniciativa é uma parceria entre o Heda, o Instituto Cidadania e Saúde (Isac) e a Sesapi - (Divulgação/Ascom)Divulgação/Ascom

A iniciativa é uma parceria entre o Heda, o Instituto Cidadania e Saúde (Isac) e a Sesapi

Como funciona o atendimento para colocação do DIU no Heda:

1. Procurar a UBS do bairro em que reside: A paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar o encaminhamento à consulta ginecológica na Central de Diagnóstico de Parnaíba.

2. Consulta ginecológica na central: Durante a consulta, o(a) ginecologista avalia a saúde da paciente, tira dúvidas sobre o método e solicita dois exames: ultrassonografia transvaginal – para avaliação uterina e exame de sangue Beta HCG – para descartar gravidez.

3. Exames realizados na própria central: Ambos os exames são feitos na própria unidade, agilizando o processo e oferecendo mais comodidade à paciente. 

4. Implantação do DIU de cobre: Com os exames em mãos e a indicação médica confirmada, é feito o agendamento da colocação do DIU. O procedimento é rápido, seguro e realizado com suporte técnico especializado. (O Dia)

Ação da Força Tática termina com apreensão e conduções em Parnaíba


Na noite da última quinta-feira (29), por volta das 19h40, uma equipe da Força Tática da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ª CIA/2º BPM), subordinada ao Comando do Litoral Meio Norte e ao Departamento Geral de Operações da Polícia Militar do Piauí, realizou uma operação que resultou na apreensão de um menor e na condução de um indivíduo à Central de Flagrantes em Parnaíba.

A ação ocorreu na Rua do Dudu, no bairro Fazendinha, após a guarnição FT 01 — composta pelo sargento Carlos Pereira (comandante), soldado Ramos (motorista) e soldado Lopes Neto (patrulheiro) — realizar patrulhamento tático pela região do bairro Ilha Grande de Santa Isabel. Durante incursões em um campo de futebol e em uma área de mata, conhecida como ponto de tráfico de drogas, os policiais visualizaram três indivíduos em atitude suspeita.

Ao perceberem a aproximação dos policiais, os suspeitos tentaram fugir, mas dois deles foram capturados com sucesso. Um dos detidos foi identificado como A. R.L. B, de 17 anos (nascido em 30/01/2008), contra quem havia um mandado de busca e apreensão em aberto. Durante a abordagem, ele estava em posse de um aparelho celular.

O segundo outro indivíduo, identificado pelas iniciais F. J. S. A. de 18 anos (nascido em 16/09/2006), foi encontrado com dois aparelhos celulares, sendo que um deles apresenta indícios de ser produto de furto.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Folha do Delta

Final da 1ª edição do Festival de Dança do SESI premia talentos e encanta público em Parnaíba

Neste sábado (31), a cidade de Parnaíba foi palco da final do Festival de Dança do SESI 2025. A noite reuniu dez apresentações artísticas, entre grupos e duplas, que encantaram o público e mostraram o potencial criativo dos talentos piauienses. O evento encerrou a primeira edição do projeto cultural com destaque para a diversidade de estilos e expressões.

O superintendente do SESI Piauí, Mardônio Souza de Neiva, destacou a importância da dança como ferramenta de transformação social e expressão cultural. 

Já o presidente da FIEPI, Zé Filho Moraes Souza, declarou que o objetivo do Sesi é revolucionar a forma de produzir conhecimento e educação no Piauí.


“A indústria, a escola e toda a complexidade de serviços oferecidos pelo SESI, vemos uma oportunidade de expandir cada vez mais o acesso à cultura. Seja por meio de uma apresentação de teatro na indústria, uma aula de canto na escola ou nos palcos de uma performance de dança. Onde a arte for bem-vinda, o Sesi estará”, disse o presidente da Fiepi.



Com uma performance marcada por técnica e emoção, o grupo Ballet Will Ferreira conquistou o 1º lugar e recebeu o prêmio de R$ 8 mil. "Estamos muito felizes com a vitória! Nos preparamos muito e o somos muito gratos pelo Festival do Sesi ter dado essa oportunidade para tantos artistas do litoral Piauiense. Que venham os próximos”, afirmou Will Ferreira, coordenador do grupo de dança. 

A Associação de Capoeira Engenho ficou com o 2º lugar, levando o prêmio de R$ 6 mil, com uma apresentação que uniu movimento e impacto visual. "Na nossa apresentação nós pudemos trazer a nossa cultura da capoeira, do maculelê, sendo um grande incentivo para que a gente possa continuar treinando e nos aperfeiçoando cada vez mais", finalizou.

Fechando o pódio, o grupo Pás Dê Dô garantiu o 3º lugar, com uma coreografia sensível e bem construída, que também arrancou aplausos da plateia. "Nós quisemos colocar uma música de um artista parnaibano, que é o Teófilo Lima. Pensamos em cada detalhe, maquiagem, figurino, coreografia, então esse prêmio é uma alegria enorme para nós duas", disseram as dançarinas.

O presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Zé Filho, foi representado no evento pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz, Antônio de Pádua Brito.  " Temos presenciado muitas atividades importantes desenvolvidas pelos projetos de cultura do Sesi. Acreditamos que o apoio do presidente Zé Filho faz toda a diferença, pela sua sensibilidade e vontade de fazer sempre mais e melhor pelo Piauí." disse o empresário. Também participaram do festival de dança o diretor administrativo do Sistema FIEPI, Edgar Athayde; presidente do Sindicato das Indústrias de Couros do Piauí, Abdoral Furtado de Melo; presidente do Sindicato das Indústrias de Gesso do Piauí, Dário Mesquita; superintendente de Cultura de Parnaíba, Gabriel Araújo; agitador cultural Zé de Maria; vereador Davi Soares e o ex-presidente da Câmara de Parnaíba Carlson Pessoa.

A edição 2025 do Festival reafirma o compromisso do SESI com a valorização da arte e com a criação de espaços de visibilidade para artistas locais, fortalecendo a cena cultural do estado.

“Foram seis projetos de cultura e um objetivo: transformar cada linha em algo que trouxesse significado para a comunidade. Na dança, ver homens e mulheres, de todas as idades, levando para o palco todo esse amor pela arte foi um espetáculo à parte. Estamos muito felizes com o resultado, são maneiras encontradas ao longo do caminho de mudar a vida das pessoas de uma forma lúdica, bonita e consistente”, disse Mônica Pessoa que  coordenou os projetos de Cultura do SESI.

MAIS IMAGENS DO EVENTO:







Escritor Claucio Ciarlini é homenageado na 4ª Feira Literária de Barra Grande, Piauí

 

Claucio Ciarlini será um dos homenageados na 4ª Feira Literária de Barra Grande (FLIBG), que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2025, no charmoso vilarejo de Barra Grande, na localidade de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. O lançamento oficial ocorreu em uma solenidade no último dia 29 de maio, reunindo autoridades, artistas e entusiastas da cultura regional.

Idealizada e coordenada pela entusiasta da literatura e da cultura Josilene Neres, a Feira já é uma tradição anual, que visa a valorização da literatura na região. O lançamento da quarta FLIBG foi realizado na Villa dos Poetas, no povoado de Barra Grande. Além do poeta Claucio Ciarlini, que se fez presente no evento, também está sendo homenageada nesta edição, a escritora Sônia Terra.

A FLIBG é um evento que conecta escritores e escritoras de diversas regiões do país, com o objetivo de incentivar crianças, jovens estudantes e a comunidade em geral à prática da leitura, por meio de uma programação intensa que se estenderá por três dias. Além disso, impacta positivamente o turismo e a economia local, por meio da comercialização de livros, artesanato, gastronomia e serviços da rede hoteleira.

Entre as novidades desta edição, destacam-se o Prêmio de Literatura Kernard Kruel, que contará com uma premiação organizada pela Academia Piauiense de Letras; o lançamento do livro com as redações premiadas dos alunos de Cajueiro da Praia, participantes da última edição; e a realização do 2º Concurso de Redação. Dentre outras atrações.

Breve biografia do escritor homenageado:

Claucio Ciarlini, 44 anos. Nasceu em Teresina, porém reside em Parnaíba desde a infância, com algumas passagens pelo Ceará. Escritor, professor, editor, jornalista cultural e cineasta amador. É graduado em História, Especialista em História do Brasil e Mestrando em Ensino de História.  Iniciou na escrita literária no ano de 1996 e se lançou como escritor em 1999, através de encadernados distribuídos a amigos e professores. Possui inúmeros livros publicados (solo ou em parceria), tendo lançado o primeiro, no ano de 2004. 

É um dos idealizadores do Jornal Cultural O Piaguí (2007 – 2022), do qual foi um dos editores; é Membro da Academia Parnaibana de Letras e um dos organizadores do periódico Almanaque da Parnaíba. Colaborador de impressos e meios virtuais, no ano de 2021, criou, junto ao escritor Wilson Maudonado, o grupo Piauí Poético e em 2022, ao lado do diagramador Fábio Bezerra, fundou a Revista Piauí Poético – Literatura, Arte e Cultura – publicação mensal (impressa e digital) que já se encontra na trigésima edição.

 Abaixo, algumas de suas obras (solo e coletivas):

Recentemente, Claucio Ciarlini recebeu das mãos do governador do estado do Piauí, a medalha e certificado Ordem do Mérito Renascença, por todos os seus feitos culturais, literários e educacionais ao longo dos últimos 20 anos.

Para mais informações sobre Claucio Ciarlini: @clauciociarlini (instagram)

E sobre a FLIBG: @feiraliterariadebarragrande (instagram)

PARNAHYBA VENCE EM CASA E ENCOSTA NO G4 DO GRUPO A2 DO BRASILEIRO

 

Em jogo válido pela sétima rodada do brasileiro série D, o Parnahyba venceu o Tocantinópolis, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Pedro Alelaf em Parnaíba. 

O gol do tubarão foi marcado aos 14 minutos do segundo tempo após o zagueiro Diego Mota, aproveitar um passe, depois de uma jogada de bola parada e escorou para rede para abrir o placar da partida. 


Após o gol, e de um primeiro tempo pouco produtivo, os dois times tiveram chances de gols, mas o Parnahyba controlou a partida e administrou bem o resultado, o Tubarão foi para oito pontos e subiu para a quinta posição, enquanto, o time de Tocantins ficou com sete pontos, na sétima posição.


Com a vitória do tubarão a briga do grupo A2 ficou embolada, com o Parnahyba a um ponto do G-4. 


No próximo jogo o Parnahyba vai a Tocantins no dia 07/06, para enfrentar o Tocantinópolis, no início do returno. 


Com essa derrota o Tocantinópolis amarga a terceira derrota no campeonato. 




Jose Neto/ Plantão Parnaíba 24 Horas

1 de jun. de 2025

Agespisa vai encerrar operações e concluir transição para Águas do Piauí até o final de junho

 A Agespisa encerrará todas as suas atividades relacionadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário no Piauí até o final de junho. A informação foi confirmada nessa sexta-feira (30) pelo presidente da companhia, Zé Santana (PT). A partir dessa data, os serviços passarão a ser executados integralmente pela empresa Águas do Piauí.

Atualmente, a Águas do Piauí já atua em 33 municípios piauienses. De acordo com Zé Santana, a partir da próxima segunda-feira (2), a concessionária assumirá os serviços em mais 44 cidades do estado.

Foto: Lucas Dias/GP1Agespisa

Agespisa

“Estamos concluindo essa fase de transição. Na segunda-feira, a Águas do Piauí já assumirá a operação em mais 44 municípios. Até o final de junho, a Agespisa deixará de operar os serviços de água e esgoto, que serão totalmente transferidos para a nova concessionária”, explicou o presidente.

A Águas do Piauí assumiu oficialmente a concessão dos serviços de água e esgoto no estado em dezembro de 2024 e, atualmente, está em fase de operação assistida. Esse período de transição inclui o mapeamento dos sistemas existentes, a identificação de prioridades técnicas e operacionais, além da elaboração de um plano de investimentos com base nas metas estabelecidas em contrato.

Adolescente é assassinada com tiro na frente da mãe em Luís Correia

Uma adolescente identificada como Maria Eduarda Araújo Alves, 17 anos, foi assassinada com um tiro na nuca dentro de casa, na noite desse sábado (31), em Luís Correia. Ela foi morta na frente da mãe.

Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, o crime aconteceu no bairro Nossa Senhora da Conceição. Dois homens chegaram em uma motocicleta e adentraram o imóvel, que estava com a porta aberta, e se dirigiram até a cozinha, onde Maria Eduarda estava na companhia da mãe e de um amigo.

A vítima foi atingida com um disparo de arma de fogo na nuca e morreu no local. Testemunhas informaram que os criminosos estavam em uma motocicleta modelo Pop 100, de cor preta.

Policiais militares se dirigiram ao local e isolaram a área até a chegada da perícia e do Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil do Piauí vai investigar o caso, e desvendar a motivação do crime.(GP1)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...