Claucio Ciarlini será um dos homenageados na 4ª Feira Literária de Barra Grande (FLIBG), que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2025, no charmoso vilarejo de Barra Grande, na localidade de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. O lançamento oficial ocorreu em uma solenidade no último dia 29 de maio, reunindo autoridades, artistas e entusiastas da cultura regional.
Idealizada e coordenada pela entusiasta da literatura e da cultura Josilene Neres, a Feira já é uma tradição anual, que visa a valorização da literatura na região. O lançamento da quarta FLIBG foi realizado na Villa dos Poetas, no povoado de Barra Grande. Além do poeta Claucio Ciarlini, que se fez presente no evento, também está sendo homenageada nesta edição, a escritora Sônia Terra.

A FLIBG é um evento que conecta escritores e escritoras de diversas regiões do país, com o objetivo de incentivar crianças, jovens estudantes e a comunidade em geral à prática da leitura, por meio de uma programação intensa que se estenderá por três dias. Além disso, impacta positivamente o turismo e a economia local, por meio da comercialização de livros, artesanato, gastronomia e serviços da rede hoteleira.

Entre as novidades desta edição, destacam-se o Prêmio de Literatura Kernard Kruel, que contará com uma premiação organizada pela Academia Piauiense de Letras; o lançamento do livro com as redações premiadas dos alunos de Cajueiro da Praia, participantes da última edição; e a realização do 2º Concurso de Redação. Dentre outras atrações.
Breve biografia do escritor homenageado:
Claucio Ciarlini, 44 anos. Nasceu em Teresina, porém reside em Parnaíba desde a infância, com algumas passagens pelo Ceará. Escritor, professor, editor, jornalista cultural e cineasta amador. É graduado em História, Especialista em História do Brasil e Mestrando em Ensino de História. Iniciou na escrita literária no ano de 1996 e se lançou como escritor em 1999, através de encadernados distribuídos a amigos e professores. Possui inúmeros livros publicados (solo ou em parceria), tendo lançado o primeiro, no ano de 2004.
É um dos idealizadores do Jornal Cultural O Piaguí (2007 – 2022), do qual foi um dos editores; é Membro da Academia Parnaibana de Letras e um dos organizadores do periódico Almanaque da Parnaíba. Colaborador de impressos e meios virtuais, no ano de 2021, criou, junto ao escritor Wilson Maudonado, o grupo Piauí Poético e em 2022, ao lado do diagramador Fábio Bezerra, fundou a Revista Piauí Poético – Literatura, Arte e Cultura – publicação mensal (impressa e digital) que já se encontra na trigésima edição.
Abaixo, algumas de suas obras (solo e coletivas):


Recentemente, Claucio Ciarlini recebeu das mãos do governador do estado do Piauí, a medalha e certificado Ordem do Mérito Renascença, por todos os seus feitos culturais, literários e educacionais ao longo dos últimos 20 anos.
Para mais informações sobre Claucio Ciarlini: @clauciociarlini (instagram)
E sobre a FLIBG: @feiraliterariadebarragrande (instagram)




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.