27 de mai. de 2025

NOTA EXPLICATIVA SOBRE IRREGULARIDADES NO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE CONDUZIDO PELA PREFEITURA DE PARNAÍBA

A Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), legalmente constituída pela Resolução CES-PI nº 07/2025, publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí nº 88, em 13 de maio de 2025, vem a público esclarecer importantes aspectos sobre o processo eleitoral que a Prefeitura Municipal de Parnaíba insiste em conduzir de forma irregular e à margem da legalidade, contrariando os preceitos normativos do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). 

1. Violação à Resolução CNS nº 453/2012 A Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta a estruturação e o funcionamento dos Conselhos de Saúde, é clara ao dispor que: “O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e governo/gestores.” (Terceira Diretriz, Resolução CNS nº 453/2012) Isso significa que a eleição para os Conselhos de Saúde deve se dar por meio de entidades representativas, e não por pessoas físicas individualmente, ainda que elas atuem ou residam nos territórios indicados. Contudo, na relação de “candidatos aptos” publicada no Diário Oficial de Parnaíba nº 3920, de 22 de maio de 2025, observa-se que diversos nomes são apresentados de forma individualizada, sem identificação clara da entidade de origem ou sem que estas atendam aos critérios de representatividade exigidos. 2. Irregularidades no segmento dos usuários Algumas entidades registradas como representantes de usuários são, na realidade, vinculadas a trabalhadores da saúde, como é o caso do SENATEPI, associação que representa profissionais da área de saúde (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem) e, portanto, não pode ser classificada como entidade de usuários. A IESVAP, instituição de ensino superior, também não se enquadra como entidade de usuários, por não representar usuários do SUS de forma organizada. Há menção genérica a “movimentos sociais”, sem a devida identificação da organização social correspondente, o que compromete a transparência e impede a verificação de sua legitimidade e atuação no território. 3. Irregularidades no segmento dos trabalhadores da saúde A Resolução CNS nº 453/2012 estabelece que a representação dos trabalhadores da saúde deve ocorrer exclusivamente por meio de entidades, instituições ou movimentos CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PIAUÍ – CES-PI Rua Coelho Rodrigues Nº 1535 - Centro, Teresina (PI) - CEP 64000-080 Telefone: (86) 99557-4761 / E-mail: cespi@saude.pi.gov.br GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PIAUÍ CRIADO PELA LEI ESTADUAL Nº 4.539/92 ALTERADO PELA LEI ESTADUAL Nº 6.036/10 organizados, e não por profissionais indicados individualmente com base em seus cargos ou funções. Entretanto, na lista de “candidatos aptos” publicada pela Prefeitura de Parnaíba, observa se que diversos nomes aparecem acompanhados apenas de suas profissões (como “enfermeira”, “fisioterapeuta”, “técnica de laboratório”, “agente comunitária de saúde”), sem que conste a entidade representativa à qual estão vinculados. Isso fere gravemente o princípio da representação institucional coletiva, essencial à lógica do controle social no SUS, e compromete a legitimidade da composição do Conselho, pois transforma a eleição em um processo de disputa pessoal, descolado de entidades representativas e da organização da sociedade civil. Um caso ainda mais grave diz respeito à indicação do nome de Pedro Raimundo Firme Filho, supostamente como representante do COREN/PI (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí). No entanto, consta publicamente que este cidadão exerce atualmente o cargo de Secretário Municipal de Saúde do município de Ilha Grande/PI, ou seja, é um gestor público municipal de saúde. Essa condição é incompatível com a representação de trabalhadores da saúde, especialmente em outro município. A Resolução nº 453/2012 é clara ao estabelecer os critérios de representatividade no âmbito de atuação dos Conselhos, que devem garantir independência entre os segmentos, de modo que gestores não podem ocupar representação como trabalhadores, pois isso fere os princípios da paridade, da autonomia e da legitimidade da representação social. Permitir que um gestor de saúde de um município atue como representante dos trabalhadores em outro distorce completamente a lógica do controle social e coloca em risco a autonomia do Conselho, uma vez que mistura as funções de quem deveria ser fiscalizado (o gestor) com os segmentos que exercem o controle (trabalhadores e usuários). 4. Graves riscos à legitimidade do Conselho de Saúde Ao ignorar normas nacionais que regem o funcionamento dos Conselhos de Saúde, a Prefeitura de Parnaíba viola os princípios da legalidade, representatividade e impessoalidade, comprometendo seriamente a credibilidade e a efetividade do controle social, que deve ser exercido por representações coletivas e organizadas da sociedade. Além disso, ao permitir que gestores públicos municipais - como no caso do atual secretário municipal de saúde de Ilha Grande/PI, indicado como representante de trabalhadores no processo eleitoral de Parnaíba - ocupem indevidamente vagas destinadas a outros segmentos sociais, a administração municipal mistura papéis institucionais que devem ser independentes, fragilizando a autonomia e a fiscalização exercida pelo Conselho. Esse tipo de interferência deturpa a finalidade constitucional dos Conselhos de Saúde, cuja composição paritária visa assegurar a atuação crítica, plural e democrática no acompanhamento das políticas públicas de saúde. CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PIAUÍ – CES-PI Rua Coelho Rodrigues Nº 1535 - Centro, Teresina (PI) - CEP 64000-080 Telefone: (86) 99557-4761 / E-mail: cespi@saude.pi.gov.br GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PIAUÍ CRIADO PELA LEI ESTADUAL Nº 4.539/92 ALTERADO PELA LEI ESTADUAL Nº 6.036/10 Outro risco grave está na ausência de uma comissão eleitoral autônoma e paritária, responsável por garantir a lisura e transparência do processo de escolha dos conselheiros. Ao conduzir diretamente o processo, sem controle social e com candidatos indicados fora dos critérios legais, a Prefeitura tenta legitimar um processo viciado de origem, sem respaldo nos princípios da democracia participativa consagrados no SUS. Portanto, além de ilegal, o processo em curso representa uma tentativa de captura institucional do Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba, o que deve ser denunciado e amplamente rechaçado pela sociedade civil organizada, pelos órgãos de controle e pelas instâncias superiores de participação social no SUS. 5. Atuação da Comissão Eleitoral do CES-PI Diante das irregularidades já relatadas anteriormente, o Conselho Estadual de Saúde deliberou pela condução de um novo processo eleitoral em Parnaíba, cuja eleição já foi realizada no dia 24 de maio, com participação de 32 ENTIDADES REPRESENTATIVAS, tendo seu resultado sido amplamente divulgado. Essa eleição garantiu a conformidade com a Resolução CNS nº 453/2012, a representação legítima por entidades e movimentos organizados e a transparência e igualdade de condições a todos os segmentos. O Conselho de Saúde é um instrumento coletivo e não pode ser reduzido a escolhas pessoais nem manipulado por interesses individuais ou políticos. Teresina (PI), 26 de maio de 2025. Júlio Araújo Silva Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Saúde do Piauí

VÍDEO: Denúncia sobre acúmulo de galhos na Praça Mandu Ladino em Parnaíba

Após vários dias da realização da poda das árvores na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba, os galhos continuam acumulados no local. O problema se agrava pelo fato de que os restos da poda estão bloqueando a passagem dos pedestres, que se veem obrigados a descer da calçada e caminhar pela pista de rolamento.

Essa situação coloca em risco a segurança dos transeuntes, que ficam expostos ao perigo de acidentes graves e até fatais. É urgente que as autoridades responsáveis realizem a remoção dos galhos, garantindo a livre circulação e a segurança de todos.


SESI Parnaíba/IEL realizam processo seletivo para inserção de estagiários e profissionais ao mercado de trabalho

O SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, DEPARTAMENTO REGIONAL DO PIAUÍ – SESI-DR/PI, leva aos interessados, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PI, a abertura do Processo Seletivo nº 004/2025-IEL/SESI para provimento de vagas e cadastros de reserva, do quadro de pessoal da entidade, para atuar nos municípios Teresina nos cargos  de Analista Superior I – Biblioteconomia, Professor de Ensino Fundamental I – Ensino Fundamental e Educação Infantil, Professor de Ensino Médio – Filosofia,  Professor de Ensino Médio – Química, de acordo com as descrições das vagas. As inscrições (modalidade presencial) serão realizadas no período de 05/05/2025 a 09/05/2025. 
O Normativo, Comunicado de Processo Seletivo completo e demais informações para inscrições estarão disponíveis no endereço eletrônico: https://fiepi.com.br/servicos/processos_seletivos_todos.
Para efetivar a inscrição o candidato deve se apresentar ao local de inscrição munido dos documentos exigidos no Comunicado.

Para vagas em Parnaíba as inscrições serão recebidas na sede do IEL – Rua Riachuelo, 455 Centro – Térreo De: 05 a 09/05/2025 Das 09h às 12h Alexandra (86) 3321-2595

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento da Sra. ÂNGELA MARIA SANTOS DO NASCIMENTO, 50 anos de idade, falecida às 05h 20min de hoje (27.05.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no Conjunto Cândido Athayde II, nº16, Bairro Igaraçu. O sepultamento será logo mais às 16h 30min no cemitério da comunidade.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 27 de maio de 2025.

Subseção Judiciária de Parnaíba abre processo seletivo para credenciamento de entidades sociais

 

Subseção Judiciária de Parnaíba abre processo seletivo para credenciamento de entidades sociais

A Subseção Judiciária de Parnaíba anuncia abertura do processo seletivo para credenciamento de entidades públicas ou privadas com finalidade social e sem fins lucrativos. A iniciativa visa destinar recursos provenientes de penalidades pecuniárias, aplicadas como condição de suspensão condicional do processo, acordo de não persecução penal, transação penal ou penas restritivas de direitos. 

Podem participar instituições domiciliadas nos municípios sob jurisdição da Subseção Judiciária de Parnaíba, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no edital. O credenciamento das entidades interessadas será realizado até o dia 30 de junho de 2025, na Seção de Suporte Administrativo e Operacional (SESAP), situada na Rua Humberto de Campos, 634, Centro, Parnaíba-PI. 

Para saber todos os detalhes do processo e conferir os requisitos completos, acesse o edital. 

Comissão de Avaliação e Habilitação é instituída para condução do credenciamento 

Para garantir transparência e eficiência na análise das entidades inscritas, foi publicada a Portaria n.º 9/2025, que institui a Comissão de Avaliação, Credenciamento e Habilitação. A comissão será responsável por verificar se as entidades cumprem todas as exigências estabelecidas no edital e conduzir o processo de habilitação. 

 A comissão será composta por membros designados para avaliar os documentos e projetos apresentados, garantindo que os recursos sejam destinados a iniciativas que efetivamente promovam benefícios sociais na região. Em caso de ausência de algum dos membros, o Diretor de Secretaria assumirá a função de forma provisória.

Homem é preso após furtar carreta carregada de arroz e causar destruição em bairro de Parnaíba

 Neste domingo (25/05), um homem foi preso em flagrante após furtar uma carreta bitrem carregada de arroz e provocar uma série de danos no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, no litoral do Piauí. O veículo havia sido estacionado no local pelo motorista Alexandre Marinho de Almeida, que fazia uma pausa durante a viagem.

Foto: Reprodução

Alexandre, que veio de Palmeiras, no Tocantins, relatou que parou a carreta em um posto de combustíveis no bairro para jantar. Durante a pausa, foi abordado por um homem que pediu dinheiro e recebeu um refrigerante. Pouco tempo depois, enquanto o motorista se ausentava para comprar cigarros, percebeu que o veículo havia desaparecido.

“Quando voltei, o caminhão tinha sumido. Perguntei ao frentista, ele disse que ouviu três buzinadas e que o homem tinha saído com o caminhão”, contou Alexandre.

Conduzindo o bitrem por ruas estreitas da região, o suspeito acabou derrubando postes, rompendo cabos de alta tensão e provocando princípios de incêndio. O veículo só parou após apresentar falhas na embreagem. A Polícia Militar isolou a área e controlou o trânsito até a retirada da carreta.

O homem foi detido no local e levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba. A Polícia investiga os danos causados à rede elétrica e os prejuízos ao município e à população local. Apesar do susto, o motorista não ficou ferido e segue aguardando a remoção do veículo. A carga de arroz permaneceu intacta e não foi saqueada.

EM TEMPO: Nova regra para idosos na CNH já está valendo e muita gente vai ter que se adaptar

 

Entrou em vigor uma nova regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que altera os prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas idosos. A medida tem como objetivo aumentar a segurança nas vias e garantir que os condutores estejam em plenas condições físicas e mentais para dirigir, acompanhando o avanço da idade.

De acordo com a nova norma, motoristas com 60 anos ou mais passam a ter prazos de validade da CNH reduzidos. Enquanto condutores com menos de 50 anos mantêm a renovação a cada 10 anos, os idosos entre 60 e 69 anos deverão renovar o documento a cada 5 anos. Já para aqueles com 70 anos ou mais, a validade da CNH cai para 3 anos.

A principal justificativa das autoridades é o aumento natural de riscos à saúde com o envelhecimento, como perda de visão, reflexos mais lentos e doenças crônicas que podem comprometer a direção segura. A mudança exige que muitos motoristas mais velhos se adaptem à nova rotina de renovações mais frequentes, o que inclui exames médicos regulares e, em alguns casos, avaliações psicológicas.

Apesar de alguns idosos considerarem a medida uma forma de discriminação, especialistas em trânsito e saúde defendem que a mudança é uma precaução necessária, especialmente considerando o aumento da população idosa no Brasil.

A regra também permite uma melhor avaliação da capacidade de dirigir, respeitando os limites individuais de cada pessoa.

Portanto, se você ou um familiar se enquadra nessa faixa etária, é importante ficar atento aos novos prazos para evitar multas ou a suspensão do direito de dirigir. A recomendação é acompanhar as datas de validade e agendar a renovação com antecedência.

A adaptação pode exigir mais planejamento, mas tem como prioridade a preservação de vidas e a segurança no trânsito.

Condenado a 8 anos de prisão por estuprar criança é preso em Buriti dos Lopes


Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, prendeu um homem identificado como Tiago da Silva Santos, condenado a 8 anos e 1 mês de prisão por estuprar uma criança de 12 anos. O indivíduo foi capturado nesta segunda-feira (26) no Povoado Santo Onofre, zona rural do município.

Segundo informações da corporação, o crime foi registrado em 2019, quando a vítima e Tiago da Silva saíram para caçar passarinhos, ocasião em que ele estuprou a criança. Mesmo após o ocorrido, a menor não relatou o caso para ninguém.

Entretanto, dias depois do crime, a vítima passou a sentir fortes dores na região genital e contou sobre o estupro à mãe, que procurou as autoridades para denunciar o caso.

Tiago ainda chegou a ficar preso preventivamente por seis meses, mas logo foi posto em liberdade. Neste ano, com a condenação por estupro de vulnerável transitada em julgado, o juízo da Comarca de Buriti dos Lopes expediu mandado de prisão contra o réu, para que ele cumpra a pena em regime fechado.

Hospital Marques Basto (HMB) realiza II Simpósio de Oncologia e Cardiologia do Norte do Piauí

Na última sexta-feira, 23 de maio, o Hospital Marques Basto (HMB) promoveu o II Simpósio de Oncologia e Cardiologia do Norte do Piauí, reunindo profissionais da saúde da atenção básica dos municípios da Planície Litorânea e do Território dos Cocais.

O evento contou com a participação de especialistas renomados que atuam em Parnaíba e no próprio HMB, abordando temas relevantes para o entendimento do fluxo de atendimento cardíaco e oncológico na região norte do estado. O simpósio teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre os serviços de referência e a atenção básica, promovendo maior integração e efetividade no cuidado aos pacientes.

Segundo o presidente do HMB, Mirócles Véras Neto, “o simpósio é uma oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar todo o fluxo de atendimento do Hospital Marques Basto para o tratamento do câncer e das doenças cardiovasculares. Estiveram conosco secretários de saúde, médicos, enfermeiros, reguladores e demais profissionais da atenção básica.”

O evento reforça o compromisso do HMB com a qualificação da rede de saúde e com a melhoria contínua do atendimento à população piauiense.

26 de mai. de 2025

MDB e Republicanos avançam em federação e pode representar fim da fusão cruzada com PSD


A federação entre MDB e Republicanos está cada vez mais próxima de sair do papel. No Piauí, o tema ganha força com declarações públicas de lideranças das duas legendas.

“Hoje, no Brasil, está na moda fazer federação”, declarou o senador Marcelo Castro (MDB-PI). “O PT já fez, o PSDB fez, o Progressistas com a União Brasil fizeram agora, e o MDB com os Republicanos estão em entendimentos bastante avançados. Estou confiante de que faremos essa federação. Da parte do MDB, todos os senadores e lideranças que consultei são absolutamente favoráveis”. destaca Marcelo Castro, senador do MDB.

Do lado do Republicanos, o deputado federal Jadyel Alencar confirma o avanço das tratativas e vê o movimento como necessário para manter competitividade. Com a federação, as duas siglas alcançariam cerca de 94 a 95 deputados federais, uma bancada expressiva, com impacto direto nas articulações políticas e na ocupação de espaços de poder.

“Essa federação coloca Republicanos e MDB em um patamar de, seguramente, três deputados federais, disputando uma possível quarta vaga. É o cenário real e o caminho mais viável”, completou.

No Piauí, ele reafirma que a chapa do Republicanos está “100% montada” e que a federação abriria caminho para alianças com nomes fortes do MDB, como os deputados federais Castro Neto e Marco Aurélio na Câmara Federal. O impasse seria justamente esse: os deputados federais que tem raízes emedebistas, estão filiados ao PSD como fruto da fusão cruzada. Com a federação, MDB e Republicanos sendo uma sigla só. Ou a fusão se manteria, com MDB e Republicanos na chapa estadual e PSD na chapa federal, ou cada sigla teria sua estratégia particular, mas ao ser questionado sobre ida ao PSD, Jadyel Alencar descartou completamente. 

“A discussão está bem adiantada. O presidente Marcos Pereira já falou sobre isso. O impasse existe em dois estados, Roraima e Espírito Santo, onde há conflitos locais entre pré-candidaturas, mas os demais estados já estão pacificados. MDB e Republicanos não podem ficar na Série B desse novo formato de alianças”, disse Jadyel Alencar.

Por Lívia Pessoa/ Cidade Verde

Expedição estuda peixes-boi-marinhos nas águas turvas da APA Delta do Parnaíba

Ação inédita do ICMBio integra Ciência e saberes tradicionais na conservação da espécie ameaçada.

Peixe-boi-marinho e filhote - Foto: Thiago Hara

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, de 7 a 13 de abril de 2025, uma expedição em Cajueiro da Praia (PI), na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, para mapeamento da população de peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) na região. Os animais vivem em águas turvas, o que sempre dificultou o levantamento de informações sobre a espécie.

A expedição, batizada Saberes e Sons, integrou diversos conhecimentos e metodologias, inclusive visitas e entrevistas com pescadores e marisqueiras do município. O ponto alto dos trabalhos ocorreu em 12 de abril, com um raro registro visual de um grupo de três peixes-boi-marinhos nativos, acompanhados de um filhote. Imagens captadas por drone mostram os animais se alimentando no interior do estuário do rio Ubatuba, na divisa entre Piauí e Ceará. Os pesquisadores também realizaram gravações de vocalizações por meio de hidrofone (microfone que capta sons embaixo d’água).

Pesquisadores em Cajueiro da Praia (PR) – Foto: Rubem Jayron/ICMBio

As águas turvas dos estuários amazônicos dificultam a visualização direta desses animais, e há escassez de dados sobre a espécie nesses ambientes. O peixe-boi-marinho está ameaçado de extinção.

A ação integra diferentes áreas do ICMBio, as universidades federais do Maranhão, de Pernambuco e Rural do Semi-Árido e pescadores e marisqueiras de Cajueiro da Praia.


Por: Jann Ribeiro

Semana da Indústria FIEPI realiza programação especial no Espaço S


A Semana da Indústria FIEPI, realizada de 20 a 24 de maio de 2025, no Espaço S, foi um evento de grande importância para o setor industrial do Piauí. Com uma programação diversificada e atraente, o evento contou com palestras, painéis e oficinas que abordaram temas relevantes para a indústria, como atitudes disruptivas, sucessão familiar, internacionalização de negócios, inteligência artificial e comportamento seguro.

A programação incluiu palestras e painéis de destaque, como a palestra "Atitudes Disruptivas e seus Impactos", ministrada por Lilberal Neto. Outro destaque foi o painel sobre internacionalização de negócios, que contou com a participação de Islano Marques, Renato Garcia e Gustavo Dias, especialistas em comércio exterior e relações internacionais.

Além de debates mais abrangentes a Semana da Indústria abordou temas mais específicos como Uso de EPI e comportamento seguro no ambiente de trabalho, por meio da Caravana SESI, que apresenta o tema por meio de uma dramatização.

A oficina ministrada pelo SEBRAE, "Como Encantar Clientes e Fidelizar Compradores", foi outro ponto alto do evento. Com a presença da especialista Ana Karina, a oficina abordou temas importantes para as empresas, como marketing e planejamento estratégico.

Calendário de junho: Confira os próximos feriados e pontos facultativos

 Com o fim do mês de maio, muitos já começam a se planejar para as folgas que vêm pela frente. Seja para viajar, descansar ou reorganizar a rotina. O calendário de junho traz a possibilidade de descanso prolongado, com destaque para um feriado e um ponto facultativo que podem resultar em um feriadão estratégico para quem consegue flexibilizar os dias úteis.

    Calendário de junho: Confira os próximos feriados e pontos facultativos - (O DIA)O DIA
    Calendário de junho: Confira os próximos feriados e pontos facultativos

    O calendário de junho traz como destaque o feriado de Corpus Christi, celebrado em 19 de junho, uma quinta-feira. A data, considerada ponto facultativo nacional, pode gerar um fim de semana prolongado para quem tiver a sexta-feira, dia 20, liberada por decisão da empresa ou do órgão público.

    Assim como o da A Consciência Negra, que vai ser celebrado no dia 20 de novembro, uma quinta-feira e poderá ser emendado com a sexta. E no fim do ano, há ainda o feriado de Natal do dia 25, que será em uma quinta e poderá se prolongar, e a folga da sexta seja concedida.

    Além dos feriados nacionais, existem também feriados estaduais e municipais, que variam de acordo com a localidade. Por exemplo, em Teresina, os feriados municipais serão em 16 de agosto, no aniversário da cidade, e 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. Já no estado do Piauí, o feriado estadual é o Dia do Piauí (19 de outubro), que vai cair no domingo.

    Próximos feriados de 2025

    Após maio, o Brasil terá outros feriados e pontos facultativos ao longo do ano. Confira os principais:

    Junho

    • 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)

    Setembro

    • 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional)

    Outubro

    • 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

    Novembro

    • 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional)
    • 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional)
    • 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra (feriado nacional)

    Dezembro

    • 24 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
    • 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional)
    • 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após 14h.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...