A federação entre MDB e Republicanos está cada vez mais próxima de sair do papel. No Piauí, o tema ganha força com declarações públicas de lideranças das duas legendas.
“Hoje, no Brasil, está na moda fazer federação”, declarou o senador Marcelo Castro (MDB-PI). “O PT já fez, o PSDB fez, o Progressistas com a União Brasil fizeram agora, e o MDB com os Republicanos estão em entendimentos bastante avançados. Estou confiante de que faremos essa federação. Da parte do MDB, todos os senadores e lideranças que consultei são absolutamente favoráveis”. destaca Marcelo Castro, senador do MDB.
Do lado do Republicanos, o deputado federal Jadyel Alencar confirma o avanço das tratativas e vê o movimento como necessário para manter competitividade. Com a federação, as duas siglas alcançariam cerca de 94 a 95 deputados federais, uma bancada expressiva, com impacto direto nas articulações políticas e na ocupação de espaços de poder.
“Essa federação coloca Republicanos e MDB em um patamar de, seguramente, três deputados federais, disputando uma possível quarta vaga. É o cenário real e o caminho mais viável”, completou.
No Piauí, ele reafirma que a chapa do Republicanos está “100% montada” e que a federação abriria caminho para alianças com nomes fortes do MDB, como os deputados federais Castro Neto e Marco Aurélio na Câmara Federal. O impasse seria justamente esse: os deputados federais que tem raízes emedebistas, estão filiados ao PSD como fruto da fusão cruzada. Com a federação, MDB e Republicanos sendo uma sigla só. Ou a fusão se manteria, com MDB e Republicanos na chapa estadual e PSD na chapa federal, ou cada sigla teria sua estratégia particular, mas ao ser questionado sobre ida ao PSD, Jadyel Alencar descartou completamente.
“A discussão está bem adiantada. O presidente Marcos Pereira já falou sobre isso. O impasse existe em dois estados, Roraima e Espírito Santo, onde há conflitos locais entre pré-candidaturas, mas os demais estados já estão pacificados. MDB e Republicanos não podem ficar na Série B desse novo formato de alianças”, disse Jadyel Alencar.
Por Lívia Pessoa/ Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.