
26 de mai. de 2025
SESI Parnaíba/IEL realizam processo seletivo para inserção de estagiários e profissionais ao mercado de trabalho
PF abre inscrições para concurso com 1.000 vagas e salários de até R$ 26,8 mil
Concurso público da Polícia Federal (PF) abre inscrições, nesta segunda-feira (26), às 10h (horário de Brasília), para cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. O processo seletivo reúne 1.000 vagas, com salários iniciais que variam entre R$ 14.164,81 (agente, escrivão e papiloscopista) e R$ 26.800 (agente e perito criminal).
Período para se inscrever vai até 13 de junho, às 18h, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca realizadora da seleção. Provas devem realizadas em 27 de julho, em dois turnos (manhã e tarde), em todas as capitais e no Distrito Federal.
Vagas, taxa de inscrição e especialidades
Das vagas, 20% são reservadas para negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência (PcD). Jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos.
O processo seletivo envolve prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social. Cargo de delegado terá prova oral. Avaliação de títulos será exigida para delegado e perito criminal.
Concurseiros devem ficar atentos a informações que variam entre cargos. Graduados em qualquer curso de nível superior podem se inscrever para agente, escrivão e papiloscopista. Já interessados em fazer prova para delegado e perito criminal devem ter formação específica.
Taxas de inscrição também tem preços distintos:
- Delegado: R$ 250;
- Perito criminal: R$ 250;
- Agente, escrivão e papiloscopista: R$ 180.
Distribuição de vagas
- Delegado de Polícia Federal: 120;
- Perito criminal federal – área contábil-financeira: 16;
- Perito criminal federal – área engenharia elétrica/eletrônica: 1;
- Perito criminal federal – área informática forense: 24;
- Perito criminal federal – área geologia forense: 5;
- Perito criminal federal – área engenharia civil: 2;
- Perito criminal federal – área engenharia cartográfica: 1;
- Perito criminal federal – área medicina legal: 1;
- Perito criminal federal – área física forense: 1;
- Perito criminal federal – área engenharia de minas: 1;
- Perito criminal federal – área genética forense: 1;
- Perito criminal federal – área engenharia ambiental: 1;
- Perito criminal federal – área antropologia forense: 1;
- Perito criminal federal – área meio ambiente: 14;
- Escrivão de Polícia Federal: 160;
- Agente de Polícia Federal: 630;
- Papiloscopista policial federal: 21.
Veja cronograma do concurso da PF (todos os cargos):
- Período para pedir isenção da taxa de inscrição: de 26 de maio, às 10h, a 2 de junho, às 18h;
- Período de inscrição: de 26 de maio, às 10h, a 13 de junho, às 18h;
- Data limite (vencimento) para pagamento da taxa de inscrição: 20 de junho;
- Divulgação de edital com locais de provas: 14 de julho;
- Realização de provas objetivas e discursivas: 27 de julho;
- Consulta individual a gabaritos preliminares de provas objetivas: de 29 de julho, às 19h, a 31 de julho, às 18h;
- Divulgação de gabarito preliminar de provas objetivas: 1º de agosto;
- Divulgação do resultado final de provas objetivas e provisório de provas discursivas: 20 de agosto;
- Divulgação do resultado final de provas discursivas, convocação para exame de aptidão física e para preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC): 5 de setembro;
- Realização do exame de aptidão física: 13 e 14 de setembro;
- Divulgação de link para preenchimento da FIC: 8 de setembro, às 10h, a 15 de setembro, às 18h;
- Realização de avaliações biopsicossocial e médica: 25 e 26 de outubro.
TCE-PI Exige Regularização da Guarda Civil Municipal de Parnaíba em Um Ano TCE-PI Exige Regularização da Guarda Civil Municipal de Parnaíba em Um Ano
- Conselho Municipal de Segurança Pública: Para fomentar a participação social e a fiscalização.
- Fundo Municipal de Segurança: Para garantir o planejamento e a destinação de recursos para a área.
- Estatuto da Guarda Civil Municipal: Para regulamentar direitos, deveres, formação e organização dos agentes.
Polícia Militar do Piauí prende homem por tráfico de drogas em Parnaíba
O suspeito — posteriormente identificado como Marcelo Junio da Conceição de Oliveira, 29 anos — demonstrou nervosismo e tentou fugir a pé, arremessando uma garrafa PET em um terreno baldio.
Durante patrulhamento de rotina realizado pela Força Tática da 2ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, uma equipe da guarnição FT Bravo efetuou a prisão de um homem por tráfico de drogas no bairro Frei Higino, em Parnaíba.
A ação ocorreu nas proximidades da Rua Oeste, quando os policiais visualizaram um indivíduo saindo de uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de intenso tráfico de entorpecentes. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito — posteriormente identificado como Marcelo Junio da Conceição de Oliveira, 29 anos — demonstrou nervosismo e tentou fugir a pé, arremessando uma garrafa PET em um terreno baldio.
Os policiais realizaram a abordagem e conseguiram conter o suspeito. Em buscas no local onde o objeto foi lançado, a equipe encontrou a garrafa contendo 127 porções de substância análoga ao crack, todas já fracionadas e embaladas para venda.
Diante do flagrante, Marcelo recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, sendo conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
A operação foi conduzida pela equipe FT Bravo, composta pelo comandante SD Galeno, motorista SD Zidani e os patrulheiros SD Rodrigo e SD Júnior. A ação integra o serviço ordinário da Força Tática sob o comando do Major Galeno e do 2º Tenente Edward, comandante da 2ª Companhia.
Por: Carlos Mesquita | meionews
Homem é encontrado morto com ferimentos na cabeça em via pública de Parnaíba
A ocorrência mobilizou equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar, que isolaram a área.
![]() |
| Homem é encontrado morto com ferimentos na cabeça em via pública de Parnaíba |
Um homem foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (26/05), em uma rua da região central de Parnaíba, no litoral do Piauí. O corpo da vítima apresentava ferimentos visíveis na cabeça, que, segundo as primeiras informações, podem ter sido causados por agressões com pedras.
A ocorrência mobilizou equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar, que isolaram a área para preservar a cena do crime. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também esteve no local e constatou o óbito.
Após o isolamento, a Perícia Criminal realizou os procedimentos técnicos para coletar indícios que possam esclarecer a dinâmica do crime. Em seguida, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Diligências estão sendo realizadas na região para identificar um possível suspeito. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Proposta quer incluir na Farmácia Popular medicamentos essenciais para o tratamento de autistas
Na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, foi aprovada, na última semana, uma proposta que pretende incluir no programa da Farmácia Popular do Brasil medicamentos de uso contínuo que são essenciais para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto estabelece que os estabelecimentos credenciados ao Farmácia Popular deverão oferecer medicamentos para comorbidades associadas ao TEA, como: insônia, hiperatividade, ansiedade e agressividade; além de outros medicamentos recomendados por médicos especialistas no tratamento do transtorno. A proposta é do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
A proposta ainda prevê que a lista de medicamentos deverá ser constantemente revisada para incluir novas terapias mais eficazes, cabendo ao Ministério da Saúde regulamentar a atualização dos remédios conforme a comprovação de necessidade.O relator do projeto, deputado Léo Prates (PDT-BA), informou que a inclusão destes medicamentos garantirá o acesso equitativo a tratamentos essenciais, promovendo uma maior adesão terapêutica e reduzindo o impacto financeiro sobre as famílias, sobretudo com uma melhora na qualidade de vida.
"Muitas delas dedicam-se integralmente aos cuidados de seus entes com TEA, o que não raro compromete a renda familiar e dificulta a aquisição contínua da medicação necessária", disse.
O programa
O Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal que oferece medicamentos gratuitamente ou com descontos significativos à população. Funciona em parceria com farmácias privadas credenciadas e disponibiliza remédios para o tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, colesterol alto (dislipidemia), rinite, doença de Parkinson, glaucoma e diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares. Também inclui anticoncepcionais, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos. O governo arca com parte ou com a totalidade do valor dos medicamentos.
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.(O Dia)
Foi ficando… foi ficando… E ficou

(*) Por: Pádua Marques
Acabar tem gente que acha de se dar no direito de ficar com raiva só porque eu de vez em quando falo sobre esta falta de iniciativa da prefeitura de construir no centro da cidade um terminal de ônibus. Pra acabar de uma vez por todas ou pelo menos melhorar a situação de quem está naquela região em teme de dar um troço na hora de voltar pra casa na hora do almoço pra colocar uns caroços de feijão na boca. E muitos e são muitos aqueles miseráveis parnaibanos que ainda vão voltar pra o serviço na parte da tarde.
Quem acha que aquela situação está às mil maravilhas só pode ter um carro ou no mínimo uma moto. Não tem como achar que aquilo é o certo. Porque quem tem ou anda de moto ou carro de passeio pra ir trabalhar ou resolver qualquer coisa no centro é realmente uma maravilha. Não tem com que de preocupar como, quando e de que jeito e a que hora vai voltar pra casa. Mas pra quem depende daquelas vans naquele improviso de terminal em baixo de um pé de oiti é uma vergonha.
E olhe que até que melhoraram. Mas se alguém acha que aquilo ali tem de ficar por mais uma boa pá de tempo daquele jeito só pode ter um argumento pra lá de forte e convincente. Porque toda e qualquer pessoa na Parnaíba que por uma infelicidade tem de tomar um transporte pra voltar pra casa ou outra obrigação no meio do dia tem sofrido naquele inferno a céu aberto mais que sovaco de aleijado. Eu vi uma pobre senhora nessa sexta-feira, doente dos nervos, sendo conduzida pelo filho, um rapaz de uns vinte e cinco anos.
E eu presenciei todo aquele sofrimento, toda a sua aflição com nó na garganta. Aquela senhora doente, inquieta e chorando feito menino quando perde a mãe. E o barulho vindo daquela loja ao lado, com aquela música irritante em volume alto, um sol de rachar os miolos. Aquele povo ali, trabalhadores, idosos, crianças, estudantes, mendigos, vendedores, mães, de pé enfincado sem conforto, perdido e espremido entre umas bancas de frutas, vendedores de picolés e discos piratas sem uma grande sombra pra ficar embaixo. Só aquele pé de oiti, coitado, no meio de uma calçada cheia de buracos.
Porque esta ladainha em que se transformou a construção de um terminal de ônibus aqui em Parnaíba, seja ali na praça Santo Antonio, nas redondezas ou no raio que o parta não tem mais o que esperar. Mais parece um toco de vara, um tronco de bananeira, um sabugo de milho, um colchão velho em boca de bueiro e que não deixa a sujeira escorrer.
Por que e o que está atravancando há mais de doze anos esta iniciativa de se construir um terminal de passageiros no centro da cidade? E olhe que a prefeitura, independente de quem esteja sentado na cadeira e com a caneta na mão, já fez coisas até de menor alcance social de lá pra cá. Porque aquele improviso foi ficando… foi ficando e pelo visto ficou.
* Pádua Marques, cronista e contista. Jornalista e membro da Academia Parnaibana de Letras.
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. CALIXTO FRANCISCO DE OLIVEIRA, 104 anos de idade, falecido às 05h do dia (24.05.2025) em sua residência no Povoado Camurupim, município de Luís Correia-PI, onde foi velado e sepultado.
2. MARIA DO NASCIMENTO CARDOSO, 78 anos de idade, falecida às 10h do dia (25.05.2025) em sua residência no Povoado Bananeiras, município de Araioses-MA, onde foi velada. O sepultamento ocorreu às 08h de hoje (26.05.2025) no cemitério da comunidade.
3. MARIA DAS GRAÇAS RAMOS SARAIVA, 101 anos de idade, falecida às 15h do dia (25.05.2025) em sua residência na Rua Benedito Santos Lima, n° 2656, Bairro de Fátima, onde está sendo velada. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (26.05.2025) no cemitério São Sebastião.
4. ANTÔNIO PEREIRA DE OLIVEIRA, 82 anos de idade, falecido na manhã de hoje (26.05.2025) em sua residência no Conjunto Joaz Souza, Q 19, C 27, Bairro Joaz Souza. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será logo mais às 17h no cemitério Santana.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União
Parnaíba – PI, 26 de maio de 2025
Rafael Fonteles dá largada à missão no Catar com foco em energia e infraestrutura
O governador Rafael Fonteles desembarcou em Doha, capital do Catar, para dar início à missão internacional do Consórcio Nordeste, que segue até o fim de maio. A comitiva reúne representantes dos nove estados da região, além de órgãos federais como o BNDES, a ApexBrasil e a Embrapa. O objetivo principal é atrair investimentos estrangeiros e apresentar o potencial econômico nordestino a fundos soberanos e empresas do Oriente Médio.
A primeira atividade da agenda foi uma reunião estratégica entre os governadores e instituições financeiras envolvidas, preparando o terreno para o "Brasil Nordeste Day", evento em que os estados apresentarão projetos nas áreas de infraestrutura, energia renovável, e recuperação ambiental. Após o compromisso em Doha, a missão segue para outros centros econômicos da região, incluindo Dubai, Abu Dhabi e Riade.
A presença nordestina no Golfo Pérsico busca posicionar a região como polo de interesse global para investimentos em transição energética e logística portuária. A missão também tem como foco ampliar as oportunidades de negócios e emprego por meio de parcerias internacionais, conectando o Nordeste ao mercado global com propostas concretas e estratégias de cooperação.
Policia Militar cumpre mandado judicial contra homem condenado a 22 anos de prisão por homicídio
O mandado de prisão cumprido neste domingo (25), tem como base o crime de homicídio ocorrido no ano de 2009, envolvendo mais dois apenados.
A sentença decorrente de condenação não transitada em julgado com pena de 22 anos no regime prisional fechado, foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba, e assinado pelo juiz Willmann Isac Ramos Santos.
Cerca de 38 mil pessoas têm diagnóstico de autismo no Piauí, diz IBGE
Pela primeira vez, o Censo Demográfico incluiu informações sobre o autismo, revelando que, no Piauí, 37.856 pessoas declararam ter recebido diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população residente no estado. O mesmo percentual foi registrado no Brasil, onde aproximadamente 2,4 milhões de pessoas informaram o diagnóstico, conforme declarado pelos moradores dos domicílios no momento da pesquisa realizada pelo IBGE.
Entre os estados brasileiros, o Acre apresentou a maior proporção de pessoas com diagnóstico de autismo, com 1,6% da população. Em seguida aparecem o Amapá, com 1,5%, e o Ceará, com 1,4%. Já as menores proporções foram registradas nos estados do Tocantins e da Bahia, ambos com 1,0%, além do Amazonas, que apresentou índice de 1,1% da população com diagnóstico declarado de TEA.

No recorte por sexo, a prevalência de autismo no Piauí foi maior entre os homens, com 1,5%, o que corresponde a 23.978 indivíduos. Entre as mulheres piauienses, a prevalência foi de 0,8%, totalizando 13.878 diagnósticos declarados. No cenário nacional, a tendência foi a mesma: cerca de 1,4 milhão de homens (1,5%) e aproximadamente 1 milhão de mulheres (0,9%) declararam ter recebido diagnóstico de autismo.
Considerando a faixa etária, os dados mostram que, no Piauí, o diagnóstico foi mais frequente entre as crianças. Entre aquelas de 0 a 4 anos, a prevalência foi de 2,0%; de 5 a 9 anos, subiu para 3,0%; e, de 10 a 14 anos, ficou em 2,1%. Esses percentuais representam um total de 16.354 crianças de 0 a 14 anos com diagnóstico de TEA no estado. Nos demais grupos etários, os percentuais variaram entre 0,7% e 1,3%.
Em relação à cor ou raça, no Piauí, a maior proporção de pessoas com diagnóstico de autismo foi registrada entre os indígenas, com 2,3%, somando 137 pessoas. Entre os brancos, a prevalência foi de 1,3% (9.898 pessoas); entre os pardos, 1,1% (23.779 pessoas); entre os pretos, 1,0% (4.013 pessoas); e entre os amarelos, também 1,0% (29 pessoas). No Brasil, a maior prevalência foi entre os brancos, com 1,3%, ou cerca de 1,1 milhão de pessoas, enquanto a menor incidência foi entre os indígenas, com 0,9%, o que representa 11,4 mil pessoas. (Gp1)
25 de mai. de 2025
HOMENAGEM: Dia da Industria
![]() |
| Nomes de destaques no setor da indústria piauiense, a homenagem ao deputado Moraes Souza, em memória, com seu filho, Antônio José de Moraes Souza. |
- Uma data emblemática, que simboliza toda importância do setor industrial brasileiro dentro de nossa esconomia e desenvolvimento, tem uma forte conotação no estado do Piauí, através das ações e atividades da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, a FIEPI, que tem no comando o presidente, Antônio José de Moraes Souza Filho.
- E por trás de toda a abrangência do setor industrial na vida de nossos cidadãos, tem a forte atuação de personalidades, que representam o setor e ao longo dos tempos, participaram ativamente do desenvolvimento e da evolução da indústria brasileira e piauiense. Basta lembrar que a data, 25 de maio, para representar a atividade industrial, foi concedida pela partida do grande industrial Roberto Simonsen, que partiu no dia 25 de maio de 1948. Ele fez parte do desenvolvimento da indústria brasileira.
- E aqui no estado do Piauí, temos que lembrar do grande nome do eterno Deputado Moraes Souza, em memória, o então presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, que durante o seu mandato, procurou acompanhar a evolução da indústria e a atuação do sistema "S", na vida dos cidadãos do estado. E o legado da família Moraes Souza continua, com a missão do atual presidente Antônio José de Moraes Souza Filho, que continuou as ações da FIEPI em solo piauiense, com uma brilhante administração, colocando o estado do Piauí, em evidência no cenário nacional.(By Carneiro Jr.)
VÍDEO: Maio e a Peregrinação de Nossa Senhora: Tradição Viva no Bairro do Carmo, em Parnaíba
O mês de maio, tradicionalmente dedicado a Maria, Mãe de Jesus, é marcado por manifestações de fé e devoção em diversas comunidades católicas. No bairro do Carmo, em Parnaíba (PI), essa tradição ganha vida através da peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas residências dos fiéis.
Durante todo o mês, famílias abrem suas portas para receber a imagem da Virgem Maria, promovendo momentos de oração, reflexão e união. A cada visita, a fé se renova, reforçando os laços comunitários e mantendo viva uma prática que atravessa gerações.
Mais do que um ato religioso, a peregrinação é uma expressão da identidade católica do bairro, que se fortalece a cada ano com a participação ativa dos moradores e o apoio das pastorais locais. Em tempos de desafios, essa devoção se torna ainda mais significativa, sendo sinal de esperança, paz e amor ao próximo.
Programa SESI Cultura, no estado do Piauí
![]() |
| A coordenadora do Programa SESI Cultura, no estado do Piauí, Mônica Karine Lopes Pessoa. |
- O projeto cultural Caravana SESI, "Fazendo Arte", continuando a sua programação de levar o teatro para dentro das indústrias do estado do Piauí, abordando temas de interesse à classe trabalhadora e a comunidade em geral, teve uma apresentação especial, de uma peça teatral, na sexta-feira, dia 23 maio, no Espaço "S" do Teresina Shopping, na capital do estado, Teresina.
![]() |
| A apresentação do projeto Caravana SESI, Fazendo Arte, no Espaço "S", do Teresina Shopping. |
- O projeto Caravana SESI, vem realizando apresentações deste o começo de abril, nas cidades de Picos, Parnaíba e Teresina, mostrando através de uma forma lúdica, temas de grande importância para a saúde e a segurança do trabalhador da indústria, como o uso correto de EPIs, saúde da mulher, tabagismo, saúde mental e alcoolismo, levando muito informação e a arte do teatro, para o setor industrial.
![]() |
| Na plateia, convidados e a presença de Islano Maques, da área de inovação do SESI-PI. |
- Mais uma iniciativa do SESI- PI, de proporcionar ao trabalhador da indústria piauiense, informação e lazer, através da arte, amenizando o ambiente de trabalho, além de estimular grupos teatrais a novas experiências, interagindo com a comunidade e a classe operária. A ação tem o apoio do presidente da FIEPI, Zé Filho.
![]() |
| A coordenadora Mônica Karine e Islano Marques, com atores piauienses, no projeto Caravana SESI. |
Condutora de moto sofre fratura exposta no punho após colisão em Parnaíba
Um acidente entre uma motocicleta e um carro foi registrado por volta do meio-dia deste sábado (24/05), em um cruzamento movimentado de Parnaíba, no litoral do Piauí. A colisão ocorreu no entroncamento das ruas Joaquim Santos e Samuel Santos. Com informações de ClickParnaíba.
A condutora da moto, que utilizava capacete no momento do impacto, sofreu uma fratura exposta no punho esquerdo e uma possível fratura fechada no direito, além de lesões nos joelhos. Ela foi imobilizada no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para atendimento médico.
O motorista do carro permaneceu no local e prestou informações às equipes da Guarda Civil Municipal e da Ciretran, que atuaram na organização do trânsito e na coleta dos dados. As circunstâncias da batida ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.
Aluguel imóvel comercial no centro de Parnaíba. Confira:
Excelente imóvel comercial situado no centro de Parnaíba, com várias salas e amplo espaço interno. Agende sua visita.
Ministério divulga marcas de café impróprias para consumo no Brasil; veja lista
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nessa sexta-feira (23), uma lista de lotes de três marcas de café impróprios para o consumo. Todas as fabricantes possuem registro junto ao Cadastro Geral de Classificação (CGC) da pasta.
Segundo o comunicado, os produtos com irregularidades
identificadas são das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, fabricantes situadas nos estados
do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, respectivamente.
“As
irregularidades detectadas incluem a presença de matérias estranhas e impurezas
acima do limite permitido, bem como níveis de micotoxinas superiores ao
tolerado pela legislação vigente. Tais elementos indicam que os produtos não
atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado,
motivo pelo qual foram desclassificados”, diz o comunicado do ministério.
Orientações ao consumidor
Aos consumidores que tenham adquirido os produtos listados, o ministério orienta que deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.
Caso os
produtos ainda estejam sendo comercializados, o Mapa solicita que a ocorrência
seja comunicada por meio do canal oficial Fala.BR,
com o nome e endereço do estabelecimento onde foi efetuada a compra.
Confira abaixo a lista dos lotes impróprios para consumo:
Parnahyba consegue empate fora de casa contra o Maranhão, atual campeão estadual, e ainda sonha com classificação na Série D
![]() |
| O MAC conseguiu buscar o empate - Foto: Yuri Oliveira / MAC |
O Parnahyba conquistou um importante empate por 1 x 1 fora de casa diante do MAC - Maranhão Atlético Clube, atual campeão maranhense de 2025, em partida válida pela sexta rodada do Grupo 2 da Série D do Campeonato Brasileiro. Apesar de continuar na lanterna do grupo com 5 pontos, o resultado mantém vivas as chances de classificação do Tubarão para a fase de "mata-mata" da competição.
A equipe piauiense volta a campo no próximo final de semana, quando recebe o Tocantinópolis no litoral do Piauí, em mais um confronto decisivo na briga por uma vaga na próxima fase.
O POETA E O INSETO
Elmar Carvalho
Uma música longínqua
e melancólica cria ressonâncias
na concha acústica de minha alma.
A bebida eu a tomo em longos goles.
Um inseto pousa sobre
a mesa e me faz companhia.
Sorve um trago da porção/poção
(derr)amada. E se embriaga.
A tristeza imensa me deixa cruel:
enxoto o pobre inseto bêbado que
ensaia um atropelado voo. E cai.
A tristeza continua a crescer e a cair
em minha alma como infiltrações de estalactites
em (f)urna mortuária ..........................................






















