24 de mar. de 2021

Piauí bate recorde ao registrar 49 mortes por Covid-19 em apenas um dia


 
   

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.149 casos confirmados e 49 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quarta-feira (24/03).

Dos 1.149 casos confirmados da doença, 610 são mulheres e 539 são homens, com idades que variam de um a 102 anos.

Vinte e nove homens e vinte mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram de Altos ( 67 e 79 anos), Agua Branca (95 anos), Batalha (74 anos), Bom Princípio (74 e 84 anos), Brasileira (79 anos), Capitão de Campos (76 anos), Capitão Gervasio (76 anos), Castelo do Piauí (81 anos), Curimatá (62 anos), Dirceu Arcoverde (75 anos), Esperantina (56 e 85 anos), Floriano (72 anos),  Lagoa do Piauí (91 anos), Parnaíba (66 e 93 anos), Pedro II (44 anos), Pio IX (84 anos), São Pedro do Piauí (83 anos), São Raimundo Nonato (75 anos), Simplício Mendes (74 anos) e Teresina (55, 60, 68, 76, 81 e 83 anos).

    Divulgação / Sesapi

 As mulheres eram dos municípios de Água Branca (40 anos), Angical do Piauí (42 anos), Barras (45 anos), Beneditinos (79 anos), Campo Maior (55 e 71 anos), Esperantina (85 e 88 anos), Jaicós (68 anos), José de Freitas (61, 62 e 97 anos), Landri Sales (80 anos), Morro do Chapéu do Piauí (79 anos), Parnaíba (56 anos), Santo Antônio de Liboa (92 anos), São João do Piauí (84 anos), São Pedro do Piauí (77 anos) e Teresina (38 e 82 anos). Quinze vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 197. 159 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.919 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.265 homens e 1.654 mulheres não resistiram a Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.319 ocupados, sendo 865 leitos clínicos, 406 UTIs e 48 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.507 até o dia 24 de março de 2021.

A Sesapi estima que 191.921 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

    Divulgação / Sesapi
    Divulgação / Sesapi

Campanha de vacinação 

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 155.347 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 45.450 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Atendimento de urgência na amamentação é garantido na Maternidade Marques Basto


Em Parnaíba o Hospital e Maternidade Marques Basto disponibiliza os serviços de puericultura e ambulatório de amamentação onde as mães que tiveram bebê no hospital são atendidas pelas profissionais Kelly Muálem (enfermeira), Bárbara Bergamini e Julianne Sousa (nutricionistas).

No entanto, para segurança dos usuários, os serviços tiveram que ser suspensos devido ao aumento no número de contaminados pelo novo coronavírus. Com previsão para retornar no dia 30 de março, caso seja seguro.

No ambulatório de amamentação estão sendo realizados somente atendimentos de urgência.

“Os atendimentos de urgência do ambulatório de amamentação, os que realmente não tem como esperar como uma mama empedrada, bico do peito ferido ou uma mastite, a mamãe deve entrar em contato com a maternidade e me procurar para que o atendimento seja realizado”, explicou a nutricionista responsável pelo setor Barbara Bergamini.

Hospital Marques Basto, 80 anos prestando serviços nas áreas de saúde ofertando atendimento médico de qualidade em um ambiente amplo e confortável oferecendo comodidades e acesso a especialidades médicas. Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7000 (whatssap) ou (86) 3315 - 7001.

Carol Porto

Homem é preso acusado de receptação em Buriti dos Lopes


Um homem identificado pelas iniciais L. C. O., foi preso nesta terça-feira (23), acusado do crime de receptação no povoado Passagem das Canoas, zona rural do município de Buriti dos Lopes, região Norte do estado.

Segundo informações da Polícia Civil, estavam sendo realizadas investigações devido ao furto de uma bateria automotiva que seria de domínio da prefeitura do município e que era utilizada em uma balsa que faz a travessia de diversos transportes pelo Rio Longá.

A Polícia Civil não informou onde aconteceu a prisão do indivíduo, mas disse que diante da situação, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos necessários, e lá confessou a prática do crime e apontou onde estava o objeto furtado.

Com posse das informações, os policiais se deslocaram ao local informado por ele e recuperaram o bem. A polícia acredita ainda que o crime possa ter tido a participação de outras pessoas, e com isso continua com as investigações para confirmação.

O preso foi encaminhado para a carceragem da Central de Flagrantes do município de Parnaíba, litoral do Piauí. Ele responderá pelo crime de receptação.

CANTINHO DO CAMARÃO

 



PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. ANTÔNIO ALCIR VIEIRA ALBUQUERQUE, 74 anos de idade, falecido dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo sepultamento ocorreu às 10h no Cemitério de Bom Principio-PI.

2. RN DE ALINE DA COSTA CARDOSO, falecido dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O sepultamento ocorreu às 14 h no Cemitério Santana.

3. MANOEL JUSTINO SIQUEIRA, 59 anos de idade, falecido dia (24.03.2021) em sua Residência, Pov. Sobradinho, S/N, onde está sendo velado. O sepultamento será dia (25.03.2021) às 06h no Cemitério do Povoado.

4. JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA, 72 anos de idade, falecido dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua Santino Dourado, n°965, B/Alto Bonito- Luís Correia-PI. O sepultamento será logo mais às 17 h no Cemitério da Cidade.

5. RAIMUNDA MARIA DA CONCEIÇÃO, 95 anos de idade, falecida dia (24.03.2021) em sua Residência, Pov. Córrego dos Cardoso, s/n, Município de Bom Principio-PI, onde está sendo velado. O sepultamento será dia (25.03.2021) às 10h no Cemitério do Povoado.

6. MARIA DE LOUDES FONSECA VERAS, 75 anos de idade, falecida dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo será velado no Salão de Velório da Pax União Setor Avenida.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 24 de Março de 2021.

Câmara autoriza contratações pela Universidade do Delta do Parnaíba/UFDPar

Em apreciação na terça-feira (23), a Câmara Federal aprovou por 436 votos a 30, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/20, do Senado, que permite a contratação de pessoal para determinadas instituições federais como exceção à proibição determinada pela Lei do Programa Federativo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Foram seis instituições no país que obtiveram a autorização especial, dentre as quais, a Universidade do Delta do Parnaíba, localizada no litoral piauiense, m ais precisamente em Parnaíba. 

A UFDPar foi criada recentemente, após o desmembramento da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e precisa constituir o seu quadro de profissionais efetivos. Na votação, a matéria teve parecer favorável do relator, deputado José Nelto (Podemos-GO).

A UFDPar foi criada recentemente, após o desmembramento da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) (Foto: Pablo Valadares – Agência Câmara)

A proposição é de autoria do senador Wellingon Fagundes (PL-MT), que revelou no texto da matéria que o conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) apresenta 3.345 vagas de docência e 3.417 de cargos técnico-administrativos e que “as vagas precisam ser repostas com celeridade para não ocorrer prejuízo aos alunos e nem à sociedade”.(Francy Teixeira)

AQUI VOCE ENCONTRA SIMPLESMENTE TUDO QUE VOCÊ DESEJA

Parnahyba x River jogam nesta quarta no Albertão


Nesta quarta-feira (24/03) ás 15:45hs , o Parnahyba enfrenta o River no  Estádio Albertão em Teresina, jogo válido pela 7ª rodada (antecipada) do Campeonato Piauiense.

O time azulino   conta com um novos reforços , o volante Carlão de 31 anos, que estava no Icasa e  deve fazer sua estreia no jogo de hoje ; além do meia-atacante Wesley ; das categorias de bases que foi promovido a profissional.

Os Jogadores  Jânio Daniel e Cisneros , se machucaram no duelo contra o 4 de Julho, mas se recuperam a tempo para o  jogo .

O goleiro Gideão treinou desde o começo desta semana no CT Petrônio Portela. Titular, o camisa 1 teve uma tendinite no joelho. Yan, que o substituiu em Piripiri, deixou a Arena com um inchaço em um dos joelhos, mas também está bem e estão relacionados para o duelo de hoje a tarde.

O Tubarão é líder isolado da tabela do estadual com 11 pontos e River é o terceiro colocado com 7 pontos.

O jogo promente muita competividade,  e o Parnahyba tem a chance de pontuar mais ainda na tabela e isolar-se com vantagem na liderança.

A arbitragem será composta por:

Antônio Jardiel da Rocha, tendo como assistentes Rogério de Oliveira Braga, Arnaldo Araújo Santos e quarto árbitro Antônio Francisco Cordeiro de Paula.

O jogo será transmitido pela Rádio Cidade Fm e pelo facebook do Glaucio Júnior clicando aqui:Facebook do Glaucio Junior


Redação do  Jornal da Parnaíba

IMOBILIÁRIA J. CASTRO - VENDAS:

  1. CASA DUPLEX


2. CASA BAIRRO CEARÁ


Kassio rebate Gilmar, defende o Piauí e afirma que não teme voto dos colegas

 O ministro Kassio Nunes Marques rebateu o discurso de Gilmar Mendes, que criticou a posição do colega sobre a declaração de suspeição de Sergio Moro. O julgamento do caso foi interrompido devido ao intervalo e será retomado ainda nesta terça-feira (23).

Ao rebater o colega, Kassio avisou que não teme a posição de nenhum integrante do STF e defendeu o Piauí, seu estado de origem e que foi citado por Gilmar.

"Não me inibo com nada e não temo ninguém nesse plano", disse. E complementou: "Quando vossa excelência diz que o garantismo não é nem aqui, nem no Piauí, pode ser interpretado como uma forma de menosprezar um estado pequeno. Queria fazer esse registro e apresentar escusa se eventualmente no meu voto ofendi a forma de pensar dos senhores, apenas retratei a minha forma de pensar".

O magistrado afirmou que não gosta de usar muito a palavra por não gostar da própria voz e disse que não faria uma réplica em relação a Gilmar e a Ricardo Lewandowski, que também falou após o voto de Kassio.

"Quem não conhece ainda tem pouco mais de 26 anos para me conhecer", disse em relação ao período que ainda tem na corte até se aposentar compulsoriamente.

MÃO SANTA CONSEGUE JUNTO AO GOVERNO FEDERAL MAIS VACINAS PARA PARNAIBA.





Em contato com o Assessor do Ministério da Saúde, Airton Antônio Soligo, Prefeito Mão Santa garante vacinas para ampliar cronograma de imunização em Parnaíba

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, na noite desta terça-feira (23/03), entrou em contato com o Assessor Especial do Ministério da Saúde, Airton Antônio Soligo, para garantir mais vacinas e maior rapidez no recebimento para avançar no cronograma de imunização de todos os parnaibanos contra a Covid-19. Em audiência com a Secretária Municipal de Saúde, Leidiane Pio, e a participação do Vice-prefeito Beto Teles, o Prefeito Mão Santa tratou do cronograma de vacinação e de como a Prefeitura de Parnaíba vai agilizar o andamento das vacinações no município.

Carlson Pessoa solicita Moção de Louvor para feirantes do Mercado da Caramuru por ato de auxílio ao próximo


Em agradecimento a atitude louvável dos feirantes do Mercado da Caramuru, que em um ato de grande nobreza, se uniram e fizeram a distribuição de frutas, verduras e mantimentos para pessoas que neste delicado momento de crise passam por necessidades, o presidente da Câmara Municipal, Carlson Pessoa (DEM), apresentou na noite desta terça-feira (23), uma Moção de Louvor a todos os trabalhadores do Mercado da Caramuru.

“Parabéns pelo lindo gesto que certamente fez uma enorme diferença na vida das famílias que ganharam as sacolas”, externou Carlson em plenário.

Miss Brasil, piauiense apresenta quadro em novo programa do SBT

Moda com Mona - É o nome do quadro que a Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara apresenta no Vem Pra Cá, matinal que o SBT lançou ontem e é apresentado por Patricia Abravanel e Gabriel Cartolano. O quadro irá ao ar em dias da semana a serem divulgados pela modelo.

IMOBIIIARIA J. CASTRO - LOCAÇÃO:

  1. CASA BOA ESPERANÇA


2. SALA COMERCIAL


Professores e donos de escolas acertam suspender aulas presenciais até o dia 4 de abril


O presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Educação do Piauí (Sinpro), Jurandir Soares, informou na noite desta terça-feira (23) que as aulas presenciais em escolas privadas do estado ficarão suspensas até o dia 4 de abril.

Em reunião com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) ficou acertado que as aulas presenciais darão uma pausa por 10 dias a partir de sexta-feira (26), que já foi declarado como feriado antecipado pelo governo do estado. 

Os dez dias considerados pelos professores serão reduzidos em dois dias, já que a Semana Santa terá início e as aulas seriam suspensas normalmente para as 416 escolas em Teresina.

O presidente do Sinepe, Marcelo Siqueira, informou ao portal Cidadeverde.com que na prática são 10 dias de suspensão de aulas presenciais. No entanto, esclareceu que como tem os dois dias de feriados do governo (sexta-feira (26) e terça-feira (dia 30) e os dias parados da semana santa, ficou acordado que as escolas darão férias para os professores. 

“Acertamos que vamos compensar em julho no calendário escolar esses dias parados”, explicou Marcelo Siqueira.

Jurandir Soares publicou vídeo informou que o acordo foi “amistoso” entre professores e dono de escolas.

“A proposta contempla toda a nossa categoria, que é necessária essa suspensão por 10 dias, devido o alto índice de disseminação da doença e faremos os ajustes necessários com o decreto do governador mediante assembleia da categoria”, informou Jurandir Soares. 

No final de semana, em reunião com Sindicato, donos de escolas e o Ministério Público do Trabalho, o COE (Comitê de Operações Emergenciais) do estado apresentou dados que mostram que 263 professores e trabalhadores da educação e 96 estudantes testaram positivo para a Covid-19.

“Estamos trabalhando em pânico, em uma semana três professores morreram vítima da Covid-19. A nossa luta também é pela vacinação dos professores, inclusive iniciando com o ensino infantil, devido o contato dos professores com as crianças”, afirmou Jurandir.

Flash Yala Sena

yalasena@cidadeverde.com

Ex-ministro e atual secretário de planejamento, João Henrique, testa positivo para a Covid-19


A prefeitura de Teresina informou, no início da noite desta terça-feira (23), que o secretário de planejamento, João Henrique de Almeida Sousa, de 71 anos, testou positivo para Covid-19 na segunda-feira (22).

O gestor apresenta sintomas leves da doença e permanece em isolamento em casa, sendo acompanhado pela médica Luana Chaib.

"A Prefeitura deseja pronta recuperação ao chefe do planejamento municipal", disse em nota.

HOSPITAL Dr. MARQUES BASTO

CORONAVÍRUS 23/03: Boletim epidemiológico de Parnaíba, PI











 

Casal é preso em flagrante por tráfico de drogas no município de Buriti dos Lopes

 Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite deste sábado (20) no povoado Estreito, zona rural de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. A prisão foi efetuada por uma equipe da Polícia Militar do 2º BPM de Parnaíba durante um policiamento ostensivo na região. 

O casal foi identificado como Igor José Magalhães da Silva, 19 anos, e Nayra Liandra Cardoso da Silva, 18 anos. Com eles, os policiais apreenderam 31 papelotes de cocaína e uma porção de maconha.

Diante dos fatos, o casal foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, juntamente com os entorpecentes apreendidos. Horas depois, o casal foi liberado da detenção. Durante a operação, os policiais apreenderam um facão.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do Piauí em Dia

ELETRÔNICA AGAMENON - Visite-nos e confira nossa ofertas!!

 


Aprovado na CCJ auxílio emergencial aos trabalhadores de bares, restaurantes e eventos

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, reunida na manhã desta terça-feira (23) de forma virtual, discutiu a Mensagem do Governo nº 10, autoriza a concessão de auxílio emergencial aos estabelecimentos do setor de bares, restaurantes e organizadores de eventos e trabalhadores desses setores que estão desempregados nos últimos seus meses.

A Mensagem prevê diminuir o impacto social econômico da Pandemia com o pagamento de auxílio no valor de R$ 1.000,00, pago em duas parcelas. O relator, deputado Júlio Arcoverde (PP) destacou a importância da matéria, mas também informou a apresentação de duas emendas: uma pelos deputados Marden Menezes (PSDB) e Teresa Britto (PV), e outra pela deputada Lucy Soares (PP).

Segundo o deputado Marden Menezes, a emenda apresentada por ele em conjunto com a deputada Teresa Britto, inclui músicos e Micro Empreendedores Individuais (MEIs) para receber o auxílio e também altera o valor para R$ 1500,00 para proprietários de empreendimentos e R$ 1000,00 para trabalhadores. “A não inclusão de músicos e empreendedores individuais desse setor é um contrassenso. A iniciativa do Governo é positiva sim, mas do jeito que está é insignificante. Vamos ficar enxugando gelo”, destacou Marden Menezes.

Já a deputada Lucy Soares (PP) fez emendas modificativas também incluindo os Micro Empreendedores Individuais aumentando o valor do auxílio para R$ 3.150,00, sendo pago em três parcelas de R$ 1050,00. “O valor proposto pelo Governo é irrisório. Precisamos nos unir e pensar na situação das pessoas que estão sendo afetadas”, destacou a parlamentar.

Os deputados da base do Governo Francisco Limma e  Franzé Silva parabenizaram os parlamentares pelas proposições, mas também destacaram que sugerir aumento de valores orçamentários torna as emendas inconstitucionais.

Por conta da complexidade da matéria e das discussões travadas, o relator, deputado Júlio Arcoverde (PP),  pediu a retirada do Projeto de pauta e solicitou que o líder do Governo na Casa, deputado Francisco Costa (PT), viabilizasse uma reunião com o Secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, e com a vice-governadora Regina Sousa.

A Comissão de Constituição e Justiça volta a se reunir nesta quarta-feira (24), a partir das 9h30, para continuar a votação da Mensagem, uma vez que a mesma tramita em regime de urgência na Casa.

A reunião da CCJ foi presidida pelo deputado Nerinho (PTB) e contou com a presença dos deputados Francisco Limma (PT), Franzé Silva (PT), Júlio Arcoverde (PP), Henrique Pires (MDB), Teresa Britto (PV), Gessivaldo Isaías (Republicanos) e João Madson (MDB).


Fonte: Com informações da Ascom/Alepi

LABORATÓRIO CITOMED - Lembre-se esse momento vai passar !!!

 

23 de mar. de 2021

Declaração pré-preenchida do IR pode estar disponível amanhã


 A Receita Federal informou nesta terça-feira (23) que a ferramenta da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) pode estar disponível nesta quarta-feira (24), em projeto-piloto. O auditor fiscal da Receita, José Carlos da Fonseca, explicou que faltam apenas algumas liberações técnicas para compatibilizar as versões de acesso e preenchimento da declaração. A previsão inicial era para quinta-feira (25).

“A gente só pode colocar o serviço inteiro no ar depois que tiver essas versões do aplicativo compatíveis. Assim que forem liberados, a gente libera a versão inteira online. Bem provável que amanhã durante o dia a gente já tenha essa forma de declaração disponível para preenchimento”, disse hoje durante coletiva sobre lançamento da funcionalidade para o IR 2021.

A declaração pré-preenchida estará disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). No entanto, o contribuinte pode recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e importar o documento pré-preenchido para o programa gerador da declaração ou para continuar o preenchimento por meio do aplicativo para celulares.

Portal Gov.br

Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com certificação digital, espécie de assinatura eletrônica, obrigatória para pessoas jurídicas fora do Simples Nacional. Em 2021, a ferramenta será ampliada para quem tem conta em níveis verificado e comprovado no portal único de serviços do governo federal, o Gov.br. Cerca de 96 milhões de pessoas possuem conta no portal.

O subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita, Frederico Igor, explicou que é a ferramenta é uma forma automática de preenchimento e que o objetivo é simplificar a vida do cidadão. “Mas esse preenchimento não é apenas uma facilidade para o cidadão, ele aumenta a sua conformidade, evitando a incidência em parâmetros de malha fiscal, seja por rendimento, seja por despesas médicas, garantindo a segurança jurídica da declaração”.

As informações que aparecem na declaração pré-preenchida baseiam-se em dados declarados por terceiros em outros documentos enviados ao Fisco, além da própria declaração do contribuinte do ano calendário anterior. Ao todo, três fontes de informação são usadas: a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias e Declaração de Serviços Médicos. Também é possível recuperar informações dos dependentes, desde que haja procuração eletrônica.

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina em 30 de abril. Quem não entregar no prazo está sujeito a multa que pode chegar a 20% do imposto devido. Hoje, a Receita informou que está monitorando a situação da pandemia de covid-19 para um possível adiamento da entrega, como aconteceu no ano passado. A previsão é que 32 milhões de pessoas entreguem a declaração este ano.

Como acessar

A opção de acessar a declaração com o certificado digital está disponível na tela de abertura do e-CAC. Recentemente, a tela passou a incluir o login do portal Gov.br, que pede o número do CPF e a senha, mais fator duplo de autenticação.

O portal tem três níveis de validação: bronze, prata e ouro. Só poderá acessar a declaração pré-preenchida o contribuinte que tiver o nível prata ou ouro. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu Gov.br no celular e fazer a validação facial, que utiliza a bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.

O aplicativo precisa estar aberto para o contribuinte fazer o fator duplo de autenticação, que consiste em receber um código no Meu Gov.br e inseri-lo no momento da autenticação no e-CAC.

No sistema da Receita, basta acessar o Meu Imposto de Renda e clicar na linha Preencher Declaração online. Lá, o cidadão recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento. A Receita alerta que é responsabilidade do contribuinte verificar os dados, podendo alterar, incluir e excluir informações, se for o caso, antes de entregar ao Fisco.


Fonte: Com informações da Agência Brasil

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...