29 de nov. de 2014

Cor da urina pode revelar doenças renais ou do fígado

A cor do xixi pode falar muito sobre sua saúde e é bom estar atento a algumas alterações que podemos reconhecer só de olhar para ele, especialmente se o vaso sanitário for branco.
Uma urina que se aproxima da água pode significar que bebeu muito líquido ou que seus rins perderam a capacidade de concentrar o xixi, como ocorre na doença renal crônica. Amarelo claro, por sua vez, é a cor da urina normal.
Amarelo forte
A coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas porque está faltando líquidos no organismo, mas pode significar que outras coisas estejam acontecendo. Por exemplo, em caso de infecção da urina há uma grande quantidade de células chamadas leucócitos que deixam a urina mais forte e frequentemente má cheirosa devido à presença especialmente de bactérias. Podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar, a pessoa acometida pode fazer xixi diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de cistite (infecção na bexiga) ou uretrite (infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo).
Vermelho, marrom ou mais escuro
A urina de cor avermelhada ou alaranjada "como suco de laranja", ou ainda cor de "chá mate", ou cor de "refrigerante de cola" é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias. Por exemplo, pedras que andam pelos canais que levam o xixi podem machucá-los e o sangue sair, geralmente acompanhado de dor na região lombar de forte intensidade. Mas pode ser mais preocupante até do que isso, como é o caso de tumores, nefrites, tuberculose, enfim, apenas o médico poderá, por meio de um exame simples, saber exatamente o que ocorre.
Quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom.
Outras cores
Não podemos nos esquecer que alguns corantes naturais como o da beterraba, amora e mirtilo podem colorir a urina, sem qualquer significado de doença. O mesmo em relação aos corantes artificiais que podem tornar a urina de cores inimagináveis e estão contidos principalmente em remédios.
Além disso, algumas bactérias não tão habituais na urina, geralmente infecções adquiridas em ambiente hospitalar ou na presença de entupimentos da via urinária, são capazes de produzir um pigmento azul ou verde. São as pseudomonas, conhecidas como bacilos piociânicos (ciano=azul).
Na dúvida, busque ajuda médica
Enfim, prestar atenção na cor da urina deve ser um hábito simples que pode prevenir que doenças evoluam sem diagnóstico. E os nefrologistas recomendam que, sempre que possível, o vaso sanitário seja claro, de forma a permitir que pequenas alterações possam ser notadas. Beber bastante líquido também é uma recomendação universal, a menos que o indivíduo esteja em tratamento de insuficiência renal. O certo é que urinemos cerca de 2,0 a 2,5 litros de xixi ao dia, de cor amarelo clara, sem cheiro forte e sem dor. Fique de olho!
A qualquer dúvida, procure seu médico. Um exame de urina simples pode trazer muitas informações importantes a um custo baixo e sem qualquer incômodo na coleta.

Fonte: Minha Vida

28 de nov. de 2014

Zé Hamilton deverá assumir vaga na ALEPI

Ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, deverá assumir vaga na Assembléia Legislativa.

A formação da equipe de secretários do governador eleito Wellington Dias (PT) terá como base critérios políticos em razão da intenção dele permitir que suplentes de deputados possam exercer o mandato por convocação na Assembleia.

O governador eleito Wellington Dias revelou a interlocutores que pretende colocar na assembleia o suplente de deputado e ex-prefeito de Parnaíba José Hamilton Castelo Branco.

Com isso, ele pretende abrir vagas colocando em pastas pouco estratégicas candidatos não eleitos como João de Deus e Souza (PT) e o cantor Francis Lopes, além do suplente de deputado Ziza Carvalho, que já confirmou o convite para a Secretaria de Defesa Civil.

Edição do Jornal da Parnaíba
(Com informações Paulo Fontenele/Portalaz)

Infraero divulga relatório operacional do aeroporto de Parnaíba

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO divulgou esta semana o novo relatório operacional, referente ao mês de outubro, do Aeroporto Internacional Prefeito Dr João Silva Filho de Parnaíba.

Como só temos voos da Azul para Teresina e Fortaleza essa aeronave fez 21 pousos decolagens no mês de outubro totalizando 1.283 passageiros. A frequência média de passageiros por decolagem de voos comerciais regionais foi de 29 por voo, 610 no total. Já a frequência por aterrisagem foi um pouco maior, chegando a 32 passageiros por voo, perfazendo 673 pessoas.


Os dados acima apresentam os movimentos operacionais de fluxo de aeronaves e passageiros deste aeroporto. Clique na foto para ampliar e confira a movimentação do aeroporto.

Show dos Trepidants em Parnaíba

Parnaíba conta com 2.356 microempreendedores individuais


O Piauí tem cerca de 38.836 mil microempreendedores individuais (MEI) formalizados. Os dados são do Portal do Empreendedor, veículo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A cada ano aumenta o número de autônomos que aderiram às vantagens da formalização; o Brasil já superou a marca de 4,1 milhões de microempreendedores individuais. No Piauí, Teresina lidera a quantidade de formalizações com 18.126, seguida de Parnaíba (2.356) e Picos (1.424).

O Programa do MEI possibilita que o profissional que trabalha por conta própria e fatura até R$ 60 mil por ano, pague tributos simplificados e contribua para a Previdência Social, tornando-se segurado.

O microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.

O empreendedor que deixa de efetuar as contribuições perde a qualidade de segurado após um ano de inadimplência, pode ser desenquadrado do Empreendedor Individual e excluído do Simples Nacional, ficando sujeito à tributação de uma empresa normal.


Redação Portal F5

ÍCARO PHB - Novas Turmas PRÉ-ENEM


BINGO DA ONG 7 VIDAS HOJE!!


Nota oficial: Mirócles Veras deixa a Secretaria de Saúde



O secretário estadual de saúde, Mirócles Veras, oficializou na tarde desta sexta-feira (28) sua saída da Sesapi. O gestor alegou motivos pessoais ao entregar o cargo ao governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho.  Mirócles agradeceu ao governador a oportunidade que teve de prestar um serviço ao estado do Piauí e que deixa o cargo muito tranquilo pela porta que entrou. “Estamos saindo sem escândalos, o que mostra uma administração séria, transparente e voltada para o interesse público”, disse. Entre suas ações de destaque, Mirócles disse que sua preocupação maior foi com a gestão que, segundo ele, é essencial para garantia da qualidade do serviço ao usuário do SUS. “Nós introduzimos em todos os hospitais regionais a contratualização, melhorando a qualidade, tendo aí uma questão de metas quantitativa e qualitativa. Abrimos a regulação e isso amenizou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Criamos o plano estadual de oncologia, no intuito de descentralizar o atendimento do câncer no estado do Piauí. Abrimos a portaria para o credenciamento da cidade de Parnaíba para que a região norte toda seja atendida na parte de quimioterapia, cirurgias. A partir do próximo ano, o plano pode ser implantado também em Picos, como também no extremo sul do estado”, declarou. Mirócles falou ainda dos avanços nos hospitais da capital. “Evoluimos bastante no HGV. Temos uma boa gestora que nos cobra investimentos, assim o fizemos. Assim como na maternidade. Infelizmente em alguns hospitais tivemos alguns gestores que não tiveram a mesma dedicação e não evoluiram e até regrediram. O tempo foi muito rápido e não deu pra gente resolver todos os problemas da saúde. São inúmeras ações que tomamos, acredito que sem nenhuma crise até hoje, mesmo como está o momento de transição, nós conseguimos manter a saúde, lógico que poderia ser melhor, de forma regular”, afirma. Na segunda-feira (1), a partir das 8h, o ex-secretário visita o HGV e a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) para agradecer o apoio durante o período que esteve a frente da pasta. Assume o lugar de Mirócles Veras, o diretor administrativo da Sesapi, José Fortes, a partir de terça-feira. 

Campanha social do Parnaíba Shopping

Dr. Elias Neto:Carta ao Deputado Paes Landim

                                                 Dr. Elias Neto

Carta ao Deputado Paes Landim, 

Sou Parnaibano, médico e lhe dei a minha confiança, a minha representatividade e o meu desejo, de buscar um país melhor p/ mim, p/ Parnaíba, p/ o Piauí e p/ o povo brasileiro. Ñ votei em seu partido; votei no senhor! Ñ me interessa, neste momento, a fidelidade partidária, o voto casado, o voto de acordo com o seu partido; o que me interessa é o Brasil, o futuro de minha família e o destino de tantos outros brasileiros que, como eu, observam, apreensivos o desenrolar dessa desastrosa política do Governo atual. Deputado, o SENHOR ME REPRESENTA! Peço que tenha coerência, que tenha sensatez e que diga não a essa manobra política do Governo Federal com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A presidentA, com o descontrole das contas públicas, com sua gastança, incorre em improbidade administrativa, pois suas atitudes, suas decisões a levaram a tal fim. Não é justo, mudar a lei, para se esmeirar de sua responsabilidade. Que Governo é esse, que, não segue regras, que exemplo dá para os brasileiros e para os outros países? O senhor acha isso certo? Espero poder contar com o seu entendimento, com a sua sensatez e que essa nossa conversa possa ser continuada por mais vezes.
Fonte:Facebook
Edição:Bernardo Silva

Cultura: SESI Bonecos do Mundo invade praça Pedro II


O SESI realizou nos dias 22 e 23 de novembro,  na Praça Pedro II, o maior evento sociocultural, o “SESI BONECOS DO MUNDO, SUAS MÃOS VÃO QUERER APLAUDIR”, atração que reúne apresentação de 22 espetáculos inéditos, com onze companhias de bonecos de países como Holanda, Itália, República Tcheca, Peru, Hungria e Rússia, e pelo Brasil, representado por São Paulo, Minas, Distrito Federal e Pernambuco.


Em Teresina, esta é a terceira edição do SESI Bonecos do Mundo que ocorre simultaneamente em três palcos instalados ao longo da Praça Pedro II. Além das atrações, o público conta com espaços para lanche, performances, exposições, intervenções cenográficas, feirinha de mamulengos, exibição de curtas-metragens, entre outras atrações.

“Para mim é motivo de grata surpresa pela grandiosidade que este evento representa. Já tinha ouvido falar, mas não imaginava tamanho impacto. Seus efeitos sociais são importantes porque traz maior agregação, não só para a classe industrial mais para toda a comunidade. O projeto Bonecos do SESI é, de fato, marcante do ponto de vista social e cultural”, destaca Félix Raposo, presidente do Sistema FIEPI. 


“Nós que fazemos parte da diretoria do SESI no Piauí, nos sentimos orgulhosos pela realização desse projeto grandioso que já esta em sua décima primeira edição, e que passa pela terceira em Teresina, sempre mobilizando uma multidão. Nós sabemos da carência do Estado e do próprio país em oferecer atividades de cunho artístico e cultural dessa monta e que vem ao encontro dessa necessidade”, comemora Mardônio Neiva, Superintendente do SESI.

O músico Roraima, 52 anos, atento espectador de um dos espetáculos confessa seu encantamento com os bonecos. “ É um projeto grandioso com muita interação com o público que utiliza linguagens pouco conhecidas e instiga a criatividade das pessoas, assim como traz as pessoas para a praça”,explica.

Mestre Afonso Miguel representou o Piaui com seus bonecos




Dois foram presos com arma de fogo, após barreira para abordar veículos

Geones de Carvalho Santos e Francisco Gonçalves Sousa
Uma guarnição da Policia Militar composta pelo Sub. Ten. Vilmar, Cb Arnóbio e Cb Roberto foi acionada por volta das 10h00min até o Bairro Ilha Grande de Santa em Parnaíba, buscando capturar alguns elementos que praticaram um assalto no Bairro de Fátima. Uma barreira foi montada para abordagem de veículos, ao notar a presença da policia, dois elementos em um carro Gol branco com placa LWA – 2534 Parnaíba PI, tentou fazer o retorno, mas foram alcançados.

Na averiguação a polícia encontrou conduzindo o veículo, Francisco Gonçalves Sousa que andava acompanhado de Geones de Carvalho Santos, conhecido da policia. Mediante a suspeita foram feitas abordagens aos detidos e no interiro do veículo, onde a policia encontrou uma arma de fogo cano de borracha calibre 38 marca Taurus identificação PH93976 munida com cinco balas.


Questionados sobre a arma, Geones de Carvalho Santos confessou que era dele e usava para se defender, mesmo sem possuir porte legal de arma de fogo.  Os dois foram recolhidos para uma das celas da central de flagrantes. A mãe de Geones, falou em sigilo para uma equipe de TV que seu filho estava correto em usar arma para se defender, segundo ela os bandidos estão livres por ai.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Denuncia: Placas de comerciais de Morais Brito Turismo foram destruídas



No final da tarde da última quinta-feira (28), recebemos uma denuncia que um determinado cidadão estaria quebrando as placas de comercial da empresa Morais Brito Turismo que era de propriedade de Edilson Morais Brito, o pivô da tragédia da última segunda-feira (24) que terminou com duas mortes e um suicídio e que abalou a cidade e a sociedade parnaibana.

Nossa reportagem dirigiu-se ao local para comprovar às denuncias. Conforme podemos constatar pelas fotos realizadas do local, realmente todas as placas que ficavam em frente à Morais Brito Turismo foram destruídas e colocadas dentro do camburão de lixo que fica nas proximidades do referido ponto comercial.


Ficamos sabendo também que um parente do ex-empresário, Edilson Morais Brito, tem intenções de reabrir a loja da Morais Brito Turismo, fato esse que poderá trazer problemas no futuro próximo, devido ao ar de ódio e animosidade que já existia e, depois da daquela fatídica tarde de segunda-feira (24), com certeza ficará mais acirrado.


Portanto, seria de bom tom que as autoridades competentes ficassem em alerta para essa situação para que não tenhamos, nunca mais, um fim de tarde tão tenebroso com aquela fatídica tarde de 24/11/2014.



Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb

Foto: Walter F. Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb



Quer passar o natal com um iPad na mão? Matricule-se e concorra. Informações (86) 3321 1757



Mirócles Veras se reúne com Zé Filho para acertar os detalhes de sua saída

O Secretário de Saúde, Mirócles Veras está reunido neste exato momento com o atual governador Zé Filho (PMDB) no Palácio de Karnak, conversando sobre a sua exoneração e rumos que serão dados a Secretaria. 
Mirócles foi exonerado pelo governador Zé Filho na última quinta-feira (27/11), e já tem como substituto o ex-secretário municipal de Administração, durante a gestão do ex-prefeito Elmano Férrer, José Fortes.
Após a reunião, a assessoria da Secretaria informou que irá divulgar nota a respeito da mudança de Secretário na pasta.
Publicado Por: Larice Sena

FLORENTINO QUASE PAROU - Que seja a largada para recuperar o atraso


Que em 2015 o prefeito Florentino Neto deixe de ser o prefeito lento (como o Barrchello da F 1), que passou dois anos para que pudesse enfim mostrar ao que veio (DESOCUPAÇÃO DA PRAÇA DA SANTA CASA) e corra para tentar empreender pelo menos o trivial, que tanto precisa a cidade de Parnaíba (NÃO PRECISA SER UM SENNA), se bem que pelo que se prometeu em campanha, era pra ser sim...  

Acidente de transito deixa motoqueiro com escoriações em Luis Correia

Por volta das 18:00 hs na BR 343 mais precisamente em frente o colégio Pinheiro Machado em Luis Correia,Carlos Victor de Souza Alves 42 anos, residente na Av. José Ivo dos Santos 383 Bairro Centro,quando pilotava uma moto fan 125 cor vermelho 2012, placa OUA 2238 ,colidiu frontalmente com um veiculo Volkswagen Up cor preto placas PID 3907, conduzido por Enésio Pedro Jorge que reside na Rua Vieira nº 380 também no Centro de Luis Correia a PRF esteve no local e tomou as providências cabíveis,o veículo Up teve a frente parcialmente destruída,Carlos Victor que é ex-presidiário teve escoriações na mão e no rosto e danificou levemente a motocicleta fan,já o condutor do veículo Up nada sofreu.
Publicado Por: Thamirys Zigleya

Zé Filho rompe contrato com Banco do Brasil de mais de R$ 300 milhões


Depois do bombardeio que sofreu dos adversários após o início da transição administrativa, o governador Zé Filho vai dar o primeiro soco no seu sucessor na próxima segunda-feira. Ele encaminhará ofício ao Banco do Brasil rompendo unilateralmente o contrato do empréstimo que o Governo do Estado fez com a instituição.
Ao todo, esse empréstimo tem o valor de R$ 599 milhões, dividido em duas parcelas. Desse total, o governador Wilson Martins recebeu R$ 231 milhões, como parte da primeira parcela. O governador Zé Filho receberia mais R$ 69 milhões como parte final dessa parcela, após a prestação de contas dos primeiros recursos liberados.
O Governo do Estado alega que fez a prestação de contas, porém o Banco do Brasil criou todo tipo de entrave para liberar o restante dos recursos, obrigando-o a recorrer à Justiça. Recentemente, o desembargador José Ribamar Oliveira determinou ao BB que creditasse na conta do Governo do Estado os R$ 69 milhões restantes da primeira parcela.
A decisão foi derrubada em seguida por outro magistrado, o desembargador Edvaldo Moura, no julgamento de recurso judicial do banco. Nesta quinta (27) durante reunião com seus secretários, o governador Zé Filho tomou a decisão de rescindir o contrato com o Banco do Brasil, por considerar que uma questão meramente técnica vem sendo tratada de forma política.
Com isso, o Piauí deixará de receber os R$ 69 milhões que estão sendo disputados na Justiça e mais R$ 299 milhões correspondentes à segunda parcela do empréstimo junto ao Banco do Brasil. O financiamento corresponde ao Pró-Desenvolvimento II, resultante de um empréstimo feito ainda no Governo Wilson Martins.
Os recursos destinam-se a obras de infraestrutura, como a duplicação dos acessos a Teresina pelas BRs-343 e 316, o rodoanel da capital, um novo Centro de Convenções e intervenções de mobilidade urbana em cidades do interior. O governador alegará que, diante do desrespeito do Banco do Brasil com o Piauí, não tem mais interesse no financiamento.
Se o novo governo fez gestões para impedir a liberação de recursos desse empréstimo, acabou por prejudicar não apenas a atual gestão, mas também a futura. (Com informações do Diário do Povo)

Zé Filho reúne secretários e autoriza resposta a acusações

O governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), reuniu ontem seu secretariado para anunciar medidas que serão tomadas no último mês de sua gestão e, ainda, autorizar os gestores a responder qualquer questionamentos da oposição.
Zé Filho pediu aos secretários em reunião na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) que ocupem espaços na imprensa para responder qualquer acusação feita ao governo, de forma respeitosa, deixando claro que o governo não está parado e que as dificuldades são resultantes de modelos de gestão antigos.
Entre as medidas anunciadas, o rompimento de um contrato com o Banco do Brasil por conta da não liberação de R$ 369 milhões referente à operação de crédito Pró-Desenvolvimento II, firmada em janeiro do ano passado.

Os melhores óculos do mundo com toda facilidade é com a ótica Ferraz

Mirocles Veras deixa a Secretaria de Saúde


O gestor Mirócles Veras anunciou que deixa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O diretor de Administração da Sesapi, José Fortes, assume a pasta neste último mês de gestão do atual governo. 

José Fortes foi secretário de Administração de Teresina na gestão de Elmano Férrer (PTB).

Na última terça-feira (25), o Diário Oficial chegou a publicar portaria nomeando José Fortes para acumular a direção de administração da Sesapi com a direção do Fundo Estadual de Saúde, cujo gestor também já teria pedido exoneração. No dia seguinte, a portaria foi anulada.

Missa de Sétimo Dia - Socorro e Morais Brito


Familiares de Socorro e Edilson Morais Brito, convidam parentes e amigo para a Missa de 7o Dia a ser realizada no próximo sábado (29), às 19 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

De já as famílias enlutadas agradecem a todos por este ato de fé e piedade cristã.  

AUTO ESCOLA PEDÁGIO TEM CNH MOTO GRÁTIS

PONTILHADAS DO BP - 28


CEMITÉRIO - Estrutura moderna do cemitério da PAZ ETERNA(PRIVADO) na BR 343, pena que no salão de velório o ar concionado não funcionou na ultima segunda feira, apesar das tentativas de ultima hora. O vento ajudou depois das 15 horas. 

SANTANA - O maior cemitério publico da região norte, resta menos de 10% de espaço para sepultamentos. Se nada for feito, não vai demorar, vai ter gente enterrando seus entes no fundo do quintal em Parnaíba.

PODER - O que dizem é que um assessor próximo de Florentino (CRIATURA), teria respondido os boatos que Zé Hamilton (CRIADOR) seria o candidato a Prefeito da situação em 2016, o rapaz teria dito que ZH está inelegível por oito anos e ‘ele’ está mais sujo que pau de galinheiro. O outro teria aberto um largo sorriso e dito, espere e verá.(Roberto Willian)
  


Auto Escola Via Única tem promoção por tempo limitado

Em Dezembro teremos "intensivão" de férias !!!

Zé Filho anuncia na próxima semana relatório do seu governo


A política do Piauí vai entrar em ebulição na próxima semana. 
Com a divulgação dos dados dos relatórios das equipes de transição, do atual e do futuro Governo.
Pelo que a gente tem visto e ouvido, as contas não batem.


O relatório dos técnicos do futuro governo mostra um Piauí desequilibrado do ponto de vista administrativo e financeiro. 
As recomendações são para o futuro governador Wellington Dias reduzir drasticamente a folha de pagamento e ajustar as contas públicas.
Já o relatório do Governo é bem mais otimista.(Elas Por Elas)

GRAVE - Perigo de morte


Mais da metade dos motociclistas do Piauí não são habilitados.
São mais de 200 mil motoqueiros circulando por aí sem lenço nem documento, colocando em risco as nossas vidas.
Cadê a fiscalização?

Armazém Nordeste tem prêmios para você

Zé Filho marca nova data para coletiva


Ficou para a próxima terça-feira, 02, a esperada entrevista coletiva a ser concedida pelo governador Zé Filho (PMDB), que mostrará um diagnóstico minucioso da situação financeira do Estado. Comenta-se nos bastidores que Zé Filho denunciará prejuízos ao Estado com o engavetamento de recursos que seriam liberados de operações financeiras para obras na capital e interior.  Fontes revelam ainda que o governador contestará avaliações negativas nas áreas  financeira e administrativa apontadas pela equipe de transição do futuro governo. A fala de Zé Filho promete   análise e confronto.

MV Motos tem planos especiais para sua moto nova

Hoje tem eleição no Sindicato do Jornalistas

Jornalistas Carlson Pessoa e José Olímpio

Hoje, tem eleição no Sindicato dos Jornalistas do Piauí. E, bem diferente do que ocorre em outras entidades, não é para renovação. É para manutenção. 
Os colegas vão votar na chapa única encabeçada pelo atual presidente, o resolutivo José Olímpio. 
O Sindicato está e continuará em boas mãos.

A Clínica Viver espera por você nesta sexta feira, agende sua consulta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...