Adrião
Neto é uma das figuras mais atuantes da cultura brasileira. Piauiense da gema,
destaca-se pelo Brasil inteiro e notabiliza-se pelo mundo. Seus trabalhos,
livros, ensaios, recuperações históricas, romances, um mundo de atividades,
estão em contínua ebulição, nunca param. Haverá espeça que ele ainda não tenha
palmilhado? Difícil. Agora, chega-nos mais um belo trabalho, Ramon e Juliana,
um misto de romance e reportagem – um romance reportagem, registrando,
contando, documentando. Um livro gostoso de se ler, que vale a pena ser lido,
precisa ser lido.
Inês Hoffmann e Nelson Hoffmann, in Autores &
Livro, jornal Nheçuano, ano
4, número 16, Roque Gonzales, RS, janeiro/fevereiro de 2013.
RAMON E JULIANA
Maria Carvalho
Adrião Neto já possui vários livros
publicados e continua produzindo com sucesso extraordinário, extraindo de sua
inteligência privilegiada e que não se exaure, obras de valor inestimável,
expondo nelas a sua alma sonhadora e apaixonada, o seu acendrado amor pelo seu povo,
sua gente, seu Estado, seu País. A sua pródiga imaginação, grande
sensibilidade, esmerado espírito de observação, dom para escrever o levam para
outras e mais outras obras de qualidade excepcional, dignificando a Cultura do
nosso Estado, tornando o nosso Piauí mais conhecido, valorizado, respeitado e
mais amado.
Adrião é o mágico
perfeito do bem descrever, do bem relatar. É um escritor minucioso no escolher
da palavra correta, adequada àquilo que deseja realçar, transmitir, fazer
compreender. Ele consegue despertar no leitor a imensa vontade de conhecer o
que ele descreve e, com relação ao livro RAMON e JULIANA, a vontade de viajar,
de ir a novos lugares, descobrir suas belezas, culturas, idiomas, costumes,
crenças, tradições.
Em RAMON
E JULIANA o nosso ilustre escritor, Adrião Neto, retrata pessoas, descreve
comportamentos, cidades, casas, ruas, mergulha no passado e vai buscar a
história maravilhosa das antigas Civilizações, como a Inca, tudo num estilo
claro, leve direto, pois interpreta e sente com o coração o que o cerca, o
comove, o fascina.
Li RAMON e JULIANA
várias vezes e viajei com eles pelo Brasil e pelo exterior. Passeei no TREM
AZUL, visitei o VALE SAGRADO em CUSCO e me deleitei com os picos nevados dos
ANDES. A leitura me cativou e me prendeu tão completamente que fiquei triste,
quando li o último capítulo e concluí nada mais ter para ler. Infelizmente!
Maria
de Carvalho Gonçalves, musicista, poetisa, cantara e compositora piauiense, in:
“Apresentação de Lançamento do livro Ramon e Juliana”, Floriano, PI, 21
de julho de 2012.
A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE
DE RAMON E JULIANA
Francisca
Neponuceno
O maior mérito do livro Ramon e Juliana não
é a intertextualidade temática com Romeu e Julieta nem o amor poranga,
mas sim a interdisciplinaridade e transdisciplinariedade que a leitura do mesmo
possibilita, pois conhecer Portugal, particularidades de seu sistema
monárquico, ratifica o que o aluno está estudando em História com as façanhas
do Marquês de Pombal, Dom Henrique, o navegador, saber que D. Pedro IV em
Portugal é o mesmo D. Pedro I no Brasil entre outros. Em Artes, conhecer os
mosteiros, a Torre de Belém, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro Nacional
Dona Maria II, um exemplar da arquitetura neoclássica.
O livro nos permite contextualizar uma aula de
Literatura sobre o Modernismo Português, quebrando paradigmas, isto é, chamando
o personagem Ramon para contar particularidades da vida de Fernando Pessoa
quando entra no famoso café situado na Praça do Comércio, de frente para o rio
Tejo, onde Pessoa escreveu parte de sua obra. A declamação e interpretação da
poesia Mar Português, excelente momento para motivar os aprendentes a
superar as dificuldades para atingir seus objetivos.
Ramon e Juliana permite ainda transversalizar
com geografia, pois durante a leitura um mapa mundi pode ser colocado na sala
de aula, marcando-se as coordenadas geográficas por onde os personagens
passaram, medindo as distâncias entre os países, cidades, observar as
diferenças de fuso horário, clima, etc.
São experiências vividas pelo personagem narrador
num gênero textual diferente do livro de História, de Geografia e de Artes. A
linguagem é empregada com uma função diferente da informativa, leva o
aprendente a desenvolver habilidades como relacionarem diferentes textos,
opiniões, temas, inferir em texto, quais são os objetivos de seus produtos,
identificar em textos de diferentes gêneros os temas e a interdiscursividade
existentes.
É importante se contextualizar o conhecimento numa
perspectiva holística, no entanto, deve-se manter a resiliência. Assim, além de
conhecimentos sólidos das várias disciplinas, o aprendente exercitará e
mostrará competência para estabelecer relações, conexões entre os diferentes
tipos de conhecimentos, tendo como tema central de um projeto de Língua
Portuguesa, como no livro de Ramon e Juliana, de Adrião Neto.
É uma leitura transdisciplinar, porque possibilita
recriar, levando o aprendente à construção de novos conhecimentos e
conscientizando-se da existência da singularidade de uma aldeia –Luís
Correia, alargando os horizontes além-mar.
Francisca Neponuceno –
Professora. Especialista em Linguística e em Ensino. Docente em Ensino
Superior.