21 de mar. de 2013

RAMON E JULIANA



            Adrião Neto é uma das figuras mais atuantes da cultura brasileira. Piauiense da gema, destaca-se pelo Brasil inteiro e notabiliza-se pelo mundo. Seus trabalhos, livros, ensaios, recuperações históricas, romances, um mundo de atividades, estão em contínua ebulição, nunca param. Haverá espeça que ele ainda não tenha palmilhado? Difícil. Agora, chega-nos mais um belo trabalho, Ramon e Juliana, um misto de romance e reportagem – um romance reportagem, registrando, contando, documentando. Um livro gostoso de se ler, que vale a pena ser lido, precisa ser lido.

Inês Hoffmann e Nelson Hoffmann, in Autores & Livro, jornal  Nheçuano, ano 4, número 16, Roque Gonzales, RS, janeiro/fevereiro de 2013.

RAMON E JULIANA 

Maria Carvalho

Adrião Neto já possui vários livros publicados e continua produzindo com sucesso extraordinário, extraindo de sua inteligência privilegiada e que não se exaure, obras de valor inestimável, expondo nelas a sua alma sonhadora e apaixonada, o seu acendrado amor pelo seu povo, sua gente, seu Estado, seu País. A sua pródiga imaginação, grande sensibilidade, esmerado espírito de observação, dom para escrever o levam para outras e mais outras obras de qualidade excepcional, dignificando a Cultura do nosso Estado, tornando o nosso Piauí mais conhecido, valorizado, respeitado e mais amado.

            Adrião é o mágico perfeito do bem descrever, do bem relatar. É um escritor minucioso no escolher da palavra correta, adequada àquilo que deseja realçar, transmitir, fazer compreender. Ele consegue despertar no leitor a imensa vontade de conhecer o que ele descreve e, com relação ao livro RAMON e JULIANA, a vontade de viajar, de ir a novos lugares, descobrir suas belezas, culturas, idiomas, costumes, crenças, tradições.

            Em RAMON E JULIANA o nosso ilustre escritor, Adrião Neto, retrata pessoas, descreve comportamentos, cidades, casas, ruas, mergulha no passado e vai buscar a história maravilhosa das antigas Civilizações, como a Inca, tudo num estilo claro, leve direto, pois interpreta e sente com o coração o que o cerca, o comove, o fascina.     

            Li RAMON e JULIANA várias vezes e viajei com eles pelo Brasil e pelo exterior. Passeei no TREM AZUL, visitei o VALE SAGRADO em CUSCO e me deleitei com os picos nevados dos ANDES. A leitura me cativou e me prendeu tão completamente que fiquei triste, quando li o último capítulo e concluí nada mais ter para ler. Infelizmente!

Maria de Carvalho Gonçalves, musicista, poetisa, cantara e compositora piauiense, in: “Apresentação de Lançamento do livro Ramon e Juliana”, Floriano, PI, 21 de julho  de 2012.

A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE
 DE RAMON E JULIANA

Francisca Neponuceno
O maior mérito do livro Ramon e Juliana não é a intertextualidade temática com Romeu e Julieta nem o amor poranga, mas sim a interdisciplinaridade e transdisciplinariedade que a leitura do mesmo possibilita, pois conhecer Portugal, particularidades de seu sistema monárquico, ratifica o que o aluno está estudando em História com as façanhas do Marquês de Pombal, Dom Henrique, o navegador, saber que D. Pedro IV em Portugal é o mesmo D. Pedro I no Brasil entre outros. Em Artes, conhecer os mosteiros, a Torre de Belém, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro Nacional Dona Maria II, um exemplar da arquitetura neoclássica.
O livro nos permite contextualizar uma aula de Literatura sobre o Modernismo Português, quebrando paradigmas, isto é, chamando o personagem Ramon para contar particularidades da vida de Fernando Pessoa quando entra no famoso café situado na Praça do Comércio, de frente para o rio Tejo, onde Pessoa escreveu parte de sua obra. A declamação e interpretação da poesia Mar Português, excelente momento para motivar os aprendentes a superar as dificuldades para atingir seus objetivos.
Ramon e Juliana permite ainda transversalizar com geografia, pois durante a leitura um mapa mundi pode ser colocado na sala de aula, marcando-se as coordenadas geográficas por onde os personagens passaram, medindo as distâncias entre os países, cidades, observar as diferenças de fuso horário, clima, etc.
São experiências vividas pelo personagem narrador num gênero textual diferente do livro de História, de Geografia e de Artes. A linguagem é empregada com uma função diferente da informativa, leva o aprendente a desenvolver habilidades como relacionarem diferentes textos, opiniões, temas, inferir em texto, quais são os objetivos de seus produtos, identificar em textos de diferentes gêneros os temas e a interdiscursividade existentes.
É importante se contextualizar o conhecimento numa perspectiva holística, no entanto, deve-se manter a resiliência. Assim, além de conhecimentos sólidos das várias disciplinas, o aprendente exercitará e mostrará competência para estabelecer relações, conexões entre os diferentes tipos de conhecimentos, tendo como tema central de um projeto de Língua Portuguesa, como no livro de Ramon e Juliana, de Adrião Neto.
É uma leitura transdisciplinar, porque possibilita recriar, levando o aprendente à construção de novos conhecimentos e conscientizando-se da existência da singularidade de uma aldeia –Luís Correia, alargando os horizontes além-mar.

Francisca Neponuceno – Professora. Especialista em Linguística e em Ensino. Docente em Ensino Superior.

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