Ela se surpreendeu quando o governador solicitou R$ 400 milhões para conclusão do Porto. A resposta foi contundente e incisava: “para quê R$ 400 milhões, se R$ 40 milhões resolvem o problema de um porto de Cabotagem?”. Pelo projeto do governo federal o porto piauiense não deverá receber navios de grande porte, limitando-se, somente a navegação nacional.
PROTESTO A decisão do governo gerou protestos de vários segmentos da sociedade. Na Câmara, o deputado Júlio César Lima (PSD), manifestou sua indignação com o fato, chamando a atenção do governo para a distancia entre o litoral do Piauí e a Europa. São apenas 6h de Parnaíba para Lisboa viajando de avião. É a menor distância entre o Brasil e o continente europeu.
Valdeci Cavalcante |
FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO
Para o presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, o governo é insensível e a bancada federal do Estado tem culpa nisso porque não cobra maior atenção. Cavalcante lembra que no mundo só existem três Deltas em mar aberto. Nas Américas só tem um e este único Delta americano fica exatamente no litoral piauiense. Nem isso sensibiliza o governo para o quesito turismo.
Para o presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, o governo é insensível e a bancada federal do Estado tem culpa nisso porque não cobra maior atenção. Cavalcante lembra que no mundo só existem três Deltas em mar aberto. Nas Américas só tem um e este único Delta americano fica exatamente no litoral piauiense. Nem isso sensibiliza o governo para o quesito turismo.
ENGENHEIRO INDIGNADO
Professor de Engenharia Civil, Diretor da Faculdade Galileu de Teresina, autor de vários livros sobre obras estruturantes no Estado, o engenheiro Cid de Castro Dias não se conforma. Ele se diz revoltado e, sobretudo, indignado com essa decisão. “Estão querendo sepultar toda uma história da navegação no litoral do Piauí. Eles não sabem, mas, alguém deveria dizer que, aqui já tivemos ancorados no antigo Porto de Amarração nos anos 30, 40 e 50, navios com bandeiras de vários países da Europa”. E completa – em Parnaíba, havia um empresário que possuía cinco navios. Isso mesmo, cinco navios. Essa história precisa ser contada nas TVs, nas Escolas e a navegação resgatada.”.
Professor de Engenharia Civil, Diretor da Faculdade Galileu de Teresina, autor de vários livros sobre obras estruturantes no Estado, o engenheiro Cid de Castro Dias não se conforma. Ele se diz revoltado e, sobretudo, indignado com essa decisão. “Estão querendo sepultar toda uma história da navegação no litoral do Piauí. Eles não sabem, mas, alguém deveria dizer que, aqui já tivemos ancorados no antigo Porto de Amarração nos anos 30, 40 e 50, navios com bandeiras de vários países da Europa”. E completa – em Parnaíba, havia um empresário que possuía cinco navios. Isso mesmo, cinco navios. Essa história precisa ser contada nas TVs, nas Escolas e a navegação resgatada.”.
COMPETIÇÃO
Para Cid Dias essa história de Porto de Cabotagem é para agradar determinados setores da navegação nacional que tem o Porto de Luiz Correia como uma verdadeira ameaça aos Portos vizinhos, face a ser o Piauí, a menor distância entre e o Brasil e Europa.
Para Cid Dias essa história de Porto de Cabotagem é para agradar determinados setores da navegação nacional que tem o Porto de Luiz Correia como uma verdadeira ameaça aos Portos vizinhos, face a ser o Piauí, a menor distância entre e o Brasil e Europa.
Por Pedro Alcântara/Edição Blog do Pessoa