30 de dez. de 2012

PORTO DO PIAUI SERÁ SÓ PARA NAVEGAÇÃO NACIONAL

A decisão partiu do governo federal:  o porto de Luís Correia no litoral norte do Piauí será apenas para Cabotagem, ou seja,  só para navegação nacional servindo de entreposto para os portos de Suape (Pernambuco), Pecem (Fortaleza) e Itaqui, São Luiz. A informação foi passada ao governador Wilson Martins pela Ministra do Planejamento Miriam Belchior. 
Ela se surpreendeu quando o governador solicitou  R$ 400 milhões para conclusão do Porto. A resposta foi contundente e incisava: “para quê R$ 400 milhões, se  R$ 40 milhões resolvem  o problema de um porto de Cabotagem?”. Pelo projeto do governo federal o porto piauiense não deverá receber navios de grande porte, limitando-se, somente a navegação nacional.

PROTESTO A decisão do governo gerou protestos de vários segmentos da sociedade. Na Câmara, o deputado Júlio César Lima (PSD), manifestou sua indignação com o fato, chamando a  atenção do governo para a distancia entre o litoral do Piauí e a Europa. São apenas  6h de Parnaíba para Lisboa viajando de avião. É a menor distância entre o Brasil e o continente europeu.
Valdeci Cavalcante
FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO
Para o presidente  da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, o governo é insensível e a bancada federal do Estado tem culpa nisso porque não cobra maior atenção. Cavalcante lembra que no mundo só existem três Deltas em mar aberto. Nas Américas só tem um e este único Delta americano fica exatamente no litoral piauiense. Nem isso sensibiliza o governo para o quesito turismo.
ENGENHEIRO INDIGNADO
 Professor de Engenharia Civil, Diretor da Faculdade Galileu de Teresina, autor de vários livros sobre obras estruturantes no Estado, o engenheiro Cid de Castro Dias não se conforma. Ele se diz revoltado e, sobretudo, indignado com essa decisão. “Estão querendo sepultar toda uma  história da navegação no litoral do Piauí. Eles não sabem, mas, alguém deveria dizer que, aqui já tivemos ancorados no antigo Porto de Amarração nos anos 30, 40 e 50, navios com bandeiras de vários países da Europa”. E completa – em Parnaíba, havia um empresário que possuía cinco navios. Isso mesmo, cinco navios. Essa história precisa ser contada nas TVs, nas Escolas e a navegação resgatada.”.
COMPETIÇÃO
Para Cid  Dias essa história de Porto de  Cabotagem é para agradar determinados setores da navegação nacional que tem o Porto de Luiz Correia como uma verdadeira  ameaça aos Portos vizinhos, face a ser o Piauí,  a menor distância entre e o Brasil e Europa.


Por Pedro Alcântara/Edição Blog do Pessoa

Um comentário:

  1. Excelente decisão, lamentavelmente Parnaíba não tem a menor estrutura para manter com segurança um porto para receber navios provenientes de outros países com segurança biológica adequada, a grande quantidade de espécies exóticas e invasoras trazidas por água de lastro nesses navios com certeza causaria um grande desequilíbrio na diversidade local que a tanto tempo vem sofrendo as consequências de um turismo exploratório e sem um pingo de consciência conservacionista, a caça e a superexploração do caranguejo são mediocremente negligenciadas. Com certeza o porto e aeroporto mudariam profundamente os setores comerciais e turísticos de Parnaíba para melhor, mas de que adianta se o governo não dá incentivo, certamente influenciados pelos políticos da cidade que ou não tem capacidade para isso, ou se beneficiam com a não realização desses projetos, explicação para tanto tempo de construção de um porto ninguém dá, um aeroporto pronto para funcionar e não tem um único voo, tem motivos? políticos? falta de interesse privado? duvido. Antes de protestarem contra a abertura de um porto de porte internacional, não é melhor avaliar as consequências sobre todos os aspectos? que tal deixar o capitalismo exagerado e inconsequente um pouco de lado em função de um bem maior que é a preservação do delta Srs.?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...