O ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, confirmou na noite desta quarta-feira (21) o nome de Chico Lucas para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério.
Em reunião com o ministro da Justiça em Brasília, Chico Lucas iniciou as discussões para ocupar o cargo. A primeira reunião ocorreu ontem e hoje fecharam oficialmente.
Chico Lucas chega à Esplanada dos Ministérios com o apoio dos secretários de Segurança do País, já que o Conselho chegou a divulgar uma carta pedindo ao presidente Lula a nomeação de Chico Lucas e a recriação do Ministério da Segurança.
Um dos projetos que lhe deu aval para chegar em Brasília foi o projeto inovador de recuperação de celulares roubados e furtados, estratégia que virou referência nacional e foi adotado pelo Ministério da Justiça, em 2024. O projeto conseguiu reduzir o roubo e furto de celulares em 53% e recuperou mais de 14 mil aparelhos no estado. O modelo foi replicado por estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Ceará e Pará.
Advogado de formação, Chico Lucas foi presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Piauí, seccional Piauí), de 2016/2018. Foi policial rodoviário federal aos 19 anos e procurador do Estado do Piauí aos 25 anos.
É filiado ao Partido dos Trabalhadores, é um homem de confiança do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Eles se conhecem desde a época colegial, já que estudaram na mesma escola. Chico Lucas conta também com o apoio do ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que também é do Piauí.
Em Brasília, Chico Lucas e o ministro da Justiça, Wellington Dias e Silva terão o desafio de avançarem a discussão para aprovar a PEC da Segurança no Congresso, combater as facções criminosas e melhorar a relação do governo federal com governadores de direita.
Antônio Luiz assume Segurança
Com a saída de Chico Lucas, governador Rafael Fonteles (PT) vai nomear Antônio Luiz como novo secretário de Segurança, pasta estratégica do governo.
Antônio Luiz, que está na Secretaria de Saúde, é um nome de extrema confiança de Rafael Fonteles. Na Saúde, o nome mais provável é Dirceu Campêlo, atual superintendente de Média e Alta Complexidade.
Dois delegados também estavam cotados para assumir a Segurança que eram Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria e Anchieta Nery, diretor de Inteligência Estratégica da Segurança. No entanto, o governador optou em definir um nome técnico, fora da pasta.
Antônio Luiz já foi secretário de Fazenda de Rafael e assume a terceira pasta em seu governo. (cidadeverde.com)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.