As prefeituras do Piauí receberam, nesta sexta-feira (19), o repasse de R$ 41,1 milhões referentes ao 2º decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já descontados a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é distribuído aos municípios piauienses passa dos R$ 51 milhões.
Considerando o acumulado do ano de 2025 e incluindo os repasses extras do 1% de julho e setembro, o FPM apresenta um crescimento nominal de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos reais, descontando a inflação, o crescimento é de 6,7% em relação ao ano passado.
O FPM é uma das principais fontes de receita das prefeituras. Apesar do incremento do repasse, o presidente do CNM, Paulo Ziulkoski, reforça a orientação para que os gestores mantenham as contas dos municípios organizadas.
“Sempre falo aos gestores para que tenham cautela quanto aos repasses do FPM. Para isso, é necessário que se mantenha um controle rigoroso das finanças municipais e que haja preparação e organização para um segundo semestre que, tradicionalmente, tende a apresentar resultados financeiros menores que o primeiro”, completa.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.