O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministro da Casa Civil, aparece como indefinido no levantamento de votos dos senadores sobre um eventual processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O placar, divulgado pelo site votossenadores.com.br e compartilhado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-SP), mostra que até agora 34 senadores se posicionaram a favor do impeachment, 19 contra e 28 ainda não declararam voto.
O posicionamento de Ciro chama atenção por sua proximidade histórica com Bolsonaro e por liderar o Progressistas (PP), partido com forte presença na base da oposição ao governo Lula e crítico das decisões do ministro Alexandre de Moraes.
A divulgação do placar ocorre em meio ao aumento da pressão contra Moraes por parte de parlamentares bolsonaristas. O movimento ganhou novo fôlego após os Estados Unidos incluírem o ministro na Lei Magnitsky, que prevê sanções a indivíduos acusados de violações de direitos humanos e corrupção. Com isso, Moraes fica impedido de realizar transações com instituições financeiras americanas.
O deputado Nikolas Ferreira, que compartilhou os dados na rede social X (antigo Twitter) na sexta-feira (1º), já havia anunciado que protocolaria um pedido de impeachment contra Moraes.
“Não se trata mais de denúncia isolada. O mundo está assistindo. E agora, oficialmente, uma das maiores democracias do planeta reconhece que há no Brasil um magistrado que viola direitos fundamentais”, escreveu Nikolas, citando exemplos como “prisões preventivas arbitrárias, bloqueio de bens sem condenação, quebra de sigilos, censura prévia, ausência de contraditório e restrição de defesa”.
O pedido de impeachment ainda depende do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ser analisado. Até o momento, não há previsão de que o tema avance.
Fonte: Com informações do Poder 360




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.