A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) promove nos dias 26 e 27 de junho (quinta e sexta-feira).
![]() |
| Idosas acolhidas no Abrigo São José / Foto: Arquivo Secom |
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) promove nos dias 26 e 27 de junho (quinta e sexta-feira), no auditório central da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o II Simpósio para Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa integra a programação do Junho Violeta, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar e combater a violência contra idosos.
“Nossa ideia inicial era proteger e respeitar as pessoas idosas acolhidas no Abrigo São José, mas com a participação de diversos parceiros, o projeto cresceu e se consolidou. Hoje, chegamos à segunda edição do simpósio”, explica Silas Sales, coordenador do Abrigo São José, instituição de longa permanência mantida pela Sasc, que está à frente da organização do evento.
No período da tarde, grupos de trabalho discutirão temas relevantes como “Cuidados Paliativos: Um cuidar na essência – Caso Clínico”, com participação da enfermeira Tamires Ferreira, da nutricionista Alice Veras e da geriatra paliativista Aline Carneiro, todas do Abrigo São José. A assistente social Naiara Vasconcelos abordará “Acolhimento Institucional – Desconstruindo Tabus”, enquanto a fisioterapeuta Luciana Ferreira e a geriatra Aline Freitas falarão sobre “Acessibilidade como Direito: Garantindo a Inclusão da Pessoa Idosa em Todos os Espaços”.
No segundo dia, o simpósio contará com a exposição fotográfica “Memórias que Vivem”, com imagens e histórias de vida dos residentes do Abrigo São José, produzidas pelo fotógrafo Isac Ferreira Júnior. Haverá ainda uma apresentação cultural com o grupo de Dança 60+, do Sesc.
Para encerrar, será realizada uma mesa redonda sobre “Desafios e Cuidados na Assistência à Pessoa Idosa”, com a psicóloga Lísia Monteiro, a fisioterapeuta e docente da UFDPar , Heloisa Marques, e a delegada Rafaela Bezerra. O evento será finalizado com um coffee break.
O II Simpósio para Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é realizado em parceria entre a Sasc, WM Saúde, CCA Brasil, o Sesc e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Museu do Mar, entre outros.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.