Cogresso em dia de votação
O Senado jogou para o dia 24 a votação do projeto, já aprovado na Câmara, que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A votação será online, uma tentativa de mobilizar os votos de 41 senadores a favor da matéria.
Caso o Senado rejeite a ampliação, o TSE vai redistribuir as vagas levando em conta o Censo de 2022. E o Piauí perde dois federais e seis estaduais.
A coluna conversou com parlamentares para projetar qual seria a nova formação de bancadas na Assembleia e na Câmara com as reduções:

As chaponas dominariam Assembleia e Câmara
PT quer metade de tudo
A tendência é que chaponas do PT, MDB (para estadual) e PT e PSD (para federal) abocanhem a maior parte das vagas. O PT quer metade da Assembleia (12) e metade da Câmara (4). A conferir.
Com chapinha ou sem chapinha
Como o número necessário para eleger pelo menos um estadual ou um federal será muito maior (85 mil votos para estadual e 250 mil votos para cada chapa garantir uma vaga), a tendência é não haver chapinha de federal.
Já para a Assembleia, é possível, mas trabalhoso. Afinal, reunir 25 nomes que tenham juntos 85 mil votos garantiria uma vaga apenas.
Sarrafo lá em cima com menos vagas
Fonte: Blog Primeira mão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.