Os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus (AM) na sexta-feira (24/01) algemados, mas foram liberados pela Polícia Federal (PF) brasileira, por ordem do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O grupo, composto por 88 brasileiros entre os 158 deportados, recebeu comida, água e acesso a banheiros enquanto aguardava a conclusão da viagem para Belo Horizonte (MG).
A aeronave, que faria uma conexão em Manaus para abastecer, foi forçada a cancelar o voo seguinte após problemas técnicos. Por ordem do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou os deportados de Manaus para Confins, onde chegaram posteriormente.
O Ministério da Justiça classificou o uso das algemas como desrespeito aos direitos humanos e destacou que os deportados não foram presos durante o governo de Trump, mas sim durante a gestão de Joe Biden. O governo brasileiro garantiu que os deportados seriam acompanhados e protegidos durante o trajeto, com apoio de policiais federais e militares da FAB.
A chegada dos deportados é marcada pela pressão contra a imigração ilegal iniciada por Donald Trump, que provocou um aumento nas deportações durante sua presidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.