Foto; Gilson Brito
A Diocese de Parnaíba acolheu com grande alegria, nesse sábado (03/02), seu sétimo bispo diocesano, Dom Edivalter Andrade. Após passar pelas cidades de Piripiri, Brasileira, Piracuruca e Buriti dos Lopes, Dom Edivalter chegou a Parnaíba.
Em um posto de combustíveis situado na BR-343, Dom Edivalter foi recebido pelos sacerdotes, diáconos, religiosos (as), seminaristas, juntamente com algumas autoridades civis e militares. Em seguida, todo o povo foi convidado a seguir em carreata por ruas e avenidas da cidade, também passando por algumas paróquias até o Palácio Episcopal.
Por volta das 17h30, na Praça da Graça, Dom Edivalter, acompanhado pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez, chegou para tomar posse como 7º Bispo de Parnaíba.
Pelo caminho rumo à catedral, D. Edivalter aspergiu água benta sobre os fiéis, entrando na igreja em seguida. Junto com o administrador diocesano, rezou diante ao Santíssimo Sacramento e seguiu para depositar flores no túmulo do D. Rufino, 4º bispo de Parnaíba sepultado na catedral.
A missa foi iniciada por D. Juarez que entregou a presidência e o báculo, sinal do pastoreio episcopal, oficializando a posse Canônica de D. Edivalter Andrade junto à Igreja Particular de Parnaíba. Antes disso, uma leiga, uma religiosa e o Padre Edimar, saudaram o novo bispo. A Santa Missa seguiu o rito normal com as leituras, o evangelho foi proclamado pelo ecônomo da diocese, Diácono Genilson José Dias e Dom Edivalter fez sua primeira homilia como Bispo de Parnaíba.
Estiveram prestigiando a posse o governador do estado, Rafael Fonteles; o prefeito da Cidade, Francisco de Assis Moraes Sousa; o deputado federal parnaibano, Florentino Neto; o presidente da Câmara Municipal, Daniel Jackson e as boas vindas foram dadas pela deputada estadual parnaibana, Gracinha Mão Santa. Muitas outras autoridades civis e militares também estiveram presentes.
No final da celebração, o chanceler da diocese, Pe Estevão Prondi, leu a ata que foi assinada pelos bispos e pelo colégio de consultores.
Informações Infoco Piauí /Foto: divulgação/Pascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.