O Auxílio Brasil, novo programa social de distribuição de renda do Governo Federal, vigente desde o mês de novembro, começa a pagar a parcela de janeiro já nesta próxima semana aos beneficiários. A parcela deste mês de janeiro será de R$ 400. As informações são do Rede jornal Contábil.
Liberado novos beneficiários para o Auxílio Brasil
Para o pagamento do Auxílio Brasil deste mês temos a inclusão de 3 milhões de famílias na folha de pagamentos de janeiro no benefício. Os novos beneficiários vão receber o Auxílio Brasil pela primeira vez neste mês.
Com a inclusão das novas famílias, o Auxílio Brasil conta agora com um total de 17,5 milhões de brasileiros, sendo este um recorde de beneficiários em um programa de transferência de renda do governo.
A inclusão dos novos beneficiários marca o fim de uma grande polêmica e discussão, isso porque, durante boa parte da vida do extinto Bolsa Família que deu espaço para o novo Auxílio Brasil, havia uma fila de espera de pessoas que se enquadram no programa social, mas não eram incluídos no benefício por questões orçamentárias.
Conforme dados divulgados pela Senarc (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania), do total de 3 milhões de novos beneficiários, 1,18 milhão são da região Nordeste, que também representam 47,3% de todo o público do Auxílio Brasil.
Os estados que mais possuem pessoas inscritas no programa são:
Bahia com 2,16 milhão;
São Paulo com 2,14 milhão;
Pernambuco com 1,39 milhão;
Minas Gerais com 1,38 milhão;
Rio de Janeiro com 1,28 milhão;
Ceará com 1,27 milhão.
Calendário de pagamentos de janeiro
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para o mês de janeiro segue a ordem de pagamentos do último dígito do NIS (Número de Identificação Social), assim os beneficiários com NIS final 1 são os primeiros a receber e os beneficiários com NIS final 0 são os últimos, confira:
NIS final 1: recebem dia 18 de janeiro;
NIS final 2: recebem dia 19 de janeiro;
NIS final 3: recebem dia 20 de janeiro;
NIS final 4: recebem dia 21 de janeiro;
NIS final 5: recebem dia 24 de janeiro;
NIS final 6: recebem dia 25 de janeiro;
NIS final 7: recebem dia 26 de janeiro;
NIS final 8: recebem dia 27 de janeiro;
NIS final 9: recebem dia 28 de janeiro;
NIS final 0: recebem dia 31 de janeiro.
Canais de atendimento e consulta ao pagamento de janeiro
Os cidadãos que não sabem se vão ou não receber de fato a parcela de janeiro do Auxílio Brasil possuem alguns canais de atendimento para checarem a liberação do benefício, sendo eles:
O aplicativo de celular Auxilio Brasil, disponível para download em celulares Android e iOS;
Através do canal de atendimento da Caixa nº 111;
Pelo telefone do Ministério da Cidadania, nº 121.
Como sacar o Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil pode ser sacado em espécie ou por transferência de valores para outra conta. Sendo assim, confira onde sacar a parcela de janeiro do benefício:
Pelo aplicativo Caixa Tem
Terminais de autoatendimento Caixa
Lotéricas Caixa
Correspondentes Caixa Aqui
Agências da Caixa.
Para realizar o saque do Auxílio Brasil no Caixa Tem será preciso selecionar no aplicativo a opção “saque sem cartão” e posteriormente clicar em “gerar o código de saque”. Vale lembrar que o código tem validade de uma hora e pode ser gerado novamente caso perca o prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.