Na história política de Parnaíba é a primeira vez que as mulheres ganham destaque em um pleito eleitoral que elege de governador a presidente da República. Nos últimos anos, a participação política delas tem sido restrita a pleitos municipais, quando há uma participação maior, na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, embora as que consigam eleição ainda seja um número reduzido, considerado ser o voto feminino a maioria do eleitorado do município.
Este ano duas mulheres da Parnaíba ganharam visibilidade em todo o Estado, participando ativamente da campanha da Coligação “Piauí de Verdade”, que apoia as candidaturas de Luciano Nunes e Cassandra Moraes Sousa, ele a governador e ela a vice.
Cassandra, apesar de filha de políticos, seu pai é o ex-governador e prefeito Mão Santa, ela sempre se manteve alheia a disputas eleitorais. Funcionária pública, delegada de polícia, vivia como pessoa comum, cuidando da família. Mas este ano resolveu abraçar a causa e aceitar ser candidata a vice-governadora, juntando-se aos que defenderam durante toda a campanha eleitoral a necessidade do Piauí mudar a forma de governo que aí está.
A outra mulher que também se destacou foi a deputada Juliana Moraes Sousa, que de início havia desistido de se candidatar à reeleição, para apoiar o ex-marido Zé Filho, que após ter sido vice-governador e governador, desejava disputar outra vez um mandato de deputado estadual. Pertencente ao PSB, que compõe a coligação “Piauí de Verdade”, ela foi lançada a deputada federal. Entrou na campanha de corpo e alma, fazendo dobradinha com Zé Filho e hoje, ao final da campanha, é citada nas pesquisas em posição destacada como pretendente a uma vaga na Câmara dos deputados.
Zé Filho
Após ser anunciado como possível candidato a deputado federal o ex-governador Zé Filho surpreendeu a todos em Parnaíba quando anunciou que pretendia ficar no Piauí, cuidando do espólio que herdou do pai, o falecido deputado Moraes Sousa. Com um grupo de amigos fiéis, em toda a região norte do Estado, Zé Filho tem dado todo o suporte à candidata a deputada federal Juliana Moraes Sousa, a quem pretende substituir na Assembleia Legislativa.
Por ter votos não só na região norte do Estado, mas em todo o Piauí, Zé Filho já é tido como o único candidato a deputado de Parnaíba que logrará êxito, se comparado com a performance dos outros candidatos, cuja densidade eleitoral se restringe ao município de Parnaíba. Com isso, Parnaíba perderia duas cadeiras na Assembleia, que eram ocupadas por Dr. Hélio e a outra temporariamente ocupada por Zé Hamilton.
Fonte: Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.