Blog do Pessoa: PARA RESOLVER PROBLEMA HÍDRICO · Pesquisadores estudam transferir água do rio Parnaíba para Fortaleza


22 de mai. de 2018

PARA RESOLVER PROBLEMA HÍDRICO · Pesquisadores estudam transferir água do rio Parnaíba para Fortaleza


Uma pesquisa feita por grupos da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda a aplicação de um projeto de transporte de água por tubulações subaquáticas em quatro cidades do mundo. Um delas é Fortaleza (CE) que pretende a transposição de águas do rio Parnaíba, em um trajeto de cerca de 400 quilômetros, com instalações no fundo do mar.
Segundo matéria divulgada no O Povo, o projeto foi publicado na revista científica Water e é viável, em termos econômicos, pois baratearia o custo da água nessas cidades.
Segundo o professor Daniel Albierto, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), projeto acabaria com o problema da evaporação de água que ocorre nas aduções terrestres, como a que acontece no rio Castanhão e poderá acontecer no São Francisco.
A escolha do rio Parnaíba, que cerca todo lado Oeste do Piauí é a vazão média do rio, de 763 m³/s,  suficiente para suprir as necessidades de Fortaleza em qualquer situação. 
Outro ponto é a qualidade da água, apropriada para o consumo. Para evitar qualquer problema com água salobra (uma vez que o rio deságua no mar), o sistema seria instalado ainda na foz, mas em uma área longe da costa.
O motivo mais importante é a proximidade do rio com a capital cearense. O estudo aponta um custo de US$ 250 milhões para o projeto.
Enquanto outros estados sabem utilizar bem seus recursos naturais, e até os dos vizinhos, muitos piauienses nem sabem o que vão beber amanhã.

    Foto: Cassio Moreira/Codevasf)

    Foto: Divulgação/Daniel Albiero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...