O peixe-boi que encalhou na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, no último dia 15 e que foi avistado por turistas na praia de Atalaia foi transportado para Itamaracá (PE) nesta quinta-feira (20/04) para receber os cuidados necessários no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).
Os turistas que encontraram o mamífero tentaram reintroduzi-lo ao mar, mas a equipe do Projeto Pesca Solidária foi acionada novamente no dia 16 quando ocorreu novo encalhe. Trata-se de um filhote ainda com cordão umbilical, fêmea, medindo 1,28 m, pesando cerca de 50 kg, com menos de um mês de idade.
“Neste estágio de vida o peixe-boi necessita de cuidados bastante específicos e especializados pois em ambiente natural ele estaria aos cuidados da mãe até completar os dois anos de idade. É um mamífero, então a alimentação dele seria o leite materno, mas infelizmente ele deve ter se desprendido da mãe e por causa da sua inexperiência não conseguiu sobreviver ao mar”, informa Liliana Souza, bióloga responsável pelas pesquisas com o peixe-boi marinho no Pesca Solidária.
O transporte do mamífero para Pernambuco está sendo uma ação conjunta de Comissão Ilha Ativa, através do projeto Pesca Solidária, Base Peixe-boi, ICMBio, Apa Delta do Parnaíba, Cepene, Governo do Estado, Aquasis e do Deputado Estadual Dr. Hélio.
- Fotos: Chico Rasta
(Com informações do Pesca Solidária)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.